No episódio 136 do Urbanidades, Sofia García-Roche e Jacqueline Custodio recebem Guilherme Minarelli para conversar sobre sua tese de doutorado em Ciência Política intitulada "Propriedade e desigualdade: IPTU e acesso à habitação em São Paulo (1995-2020)", defendida na USP, em 2024. Discutimos a política fiscal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de São Paulo, suas razões de ser e seus impactos na desigualdade, bem como as reformas que ocorreram e foram mantidas por diferentes governos.Guilherme Minarelli é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (DCP/USP) e pesquisador júnior do Centro de Estudos da Metrópole. Foi pesquisador visitante do Departamento de Estudos e Planejamento Urbano do Massachusetts Institute of Technology (DUSP/MIT) e bolsista do International Journal of Urban and Regional Research Foundation (IJURR).
Acesse a tese de Guilherme: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-13062025-155620/pt-br.php
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No episódio 135 do Urbanidades, Caio Fernandes e Sofia Garcia Roche recebem João Carlos Jarochinski Silva para conversar sobre o artigo "Espacialidade e controle dos corpos: Boa Vista e a mobilidade humana venezuelana", publicado em 2024 em co-autoria com Gabriella Villaça e Vanessa Palácio Boson.
João contextualiza o histórico da migração venezuelana no Brasil e quais os efeitos da Operação Acolhida no cotidiano do migrante, que inclui a relação paradoxal entre acolhida e controle. Além disso, o episódio trata das transformações urbanas que aconteceram na cidade de Roraima, aprofundando a dinâmica entre cidade, planejamento e produção de desigualdades.
João Carlos Jarochinski Silva é Professor Adjunto na Universidade do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF).
Leia o artigo: https://www.scielo.br/j/cm/a/hKcHp99y8DQJ7LPk4LxrZ5S/
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
No episódio 134 do Urbanidades, Leo Name recebe Amaro Marques, Danielle Amorim Rodrigues, Rogerio Rezende e Tatiana Martinz Gil de Alcantara para debater os temas abordados no dossiê “Raça e Etnicidade, Territorialidades e Territórios Urbanos”, publicado na Revista Desenvolvimento Social. A conversa gira em torno das interseções entre desigualdades raciais, produção do espaço urbano e disputas por reconhecimento e voz na academia, destacando experiências em Brasília, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. O episódio também propõe uma reflexão crítica sobre os marcadores de raça, gênero e classe na produção do conhecimento.
Leo Name é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e líder do grupo de pesquisa ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços.
Amaro Marques é Professor do Programa de Pós-Graduação (PPGArq) e do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também é coordenador adjunto do PPGArq.Danielle Amorim Rodrigues é doutoranda em Urbanismo no Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) na área de História da Cidade e do Urbanismo (2023-2026).Rogerio Rezende é doutorando na KU Leuven (Bélgica) no Departamento de Arquitetura e Sociedade e no Programa de Doutorado da UnB em regime de cotutela.
Tatiana Martinz Gil de Alcantara é mestranda em Arquitetura e Urbanismo na PUC-RIO e integrante do Grupo de Pesquisa em Produção do Território e de Territorialidades - Baobá na PUC-Rio.Acesse o dossiê: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/issue/view/464
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
No episódio 133 do Urbanidades, Jaqueline Custódio, Luma Mundin e Otávio Cardoso recebem Maria Laura Gomes Lopes e sua orientadora, Renata Bichir, para conversar sobre a dissertação de mestrado intitulada "Arranjos institucionais de implementação: as políticas socioassitenciais para população em situação de rua em São Paulo e Belo Horizonte". Sua pesquisa analisa a implementação de políticas socioassistenciais voltadas à população em situação de rua nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. As convidadas comentam diversos temas, como as diferenças entre as estratégias adotadas em cada município, os desafios enfrentados no campo da assistência social e as contribuições da pesquisa para a construção de indicadores que auxiliem no monitoramento e aprimoramento desses serviços.
Maria Laura Gomes Lopes é mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP, onde também recebeu o título de bacharelado. Além disso, é pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole no grupo "Governança multinível em políticas sociais nacionalmente estruturadas".
Renata Bichir é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). Também é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pelo DCP/USP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid/Fapesp), onde atuou como coordenadora científica entre 2020 e 2024.
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Pedro Henrique.
No episódio 132 do Urbanidades, Mateus Cardoso e Vitória Teixeira recebem Mariana Côrtes e Edson Miagusko, coordenadores do Comitê de Pesquisa (CP) de Sociologia das Periferias Urbanas da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), para discutir o processo de concretização e construção do CP ao longo de suas edições nos Encontros da SBS, refletindo sobre as temáticas que se consolidaram nas pesquisas sobre governos e gestão de populações. Mariana e Edson relembram suas trajetórias nos estudos de Periferias Urbanas e apontam os assuntos e territorialidades emergentes tratados pelo Comitê.
Mariana Cortês é Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Também é coordenadora do grupo de pesquisa Travessias - Grupo de Pesquisas Urbanas e pesquisadora do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Edson Miagusko é Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Também é coordenador do Observatório Fluminense e pesquisador do Disturbio/UERJ (Dispositivos, Tramas Urbanas, Ordens e Resistências).
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Vitória Teixeira.
No episódio 131 do Urbanidades, Mateus Cardoso e Clara Campetelli recebem Betina Sarue e João Felipe P. Brito para debater os grandes projetos urbanos como formas de reabilitação de espaços citadinos específicos. Nesse sentido, a convidada Betina Sarue explora, no primeiro bloco da entrevista, as disputas e arranjos políticos e institucionais para a construção do Porto Maravilha no contexto de preparação das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). No segundo bloco, já no ciclo de retomada pós-olímpica (2021-2024), o convidado João Felipe P. Brito aponta para transformações desse espaço urbano como um hub tecnológico, centrado na infraestrutura Porto Maravalley, transformando e ressignificando o legado olímpico.
Betina é doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo, com estágio de doutoramento no Kings College London Brazil Institute, e pesquisadora junior do Centro de Estudos da Metrópole.
João Felipe é pesquisador de pós-doutorado em PPGS-USP (bolsa PDJ CNPq), doutor em Sociologia pelo PPGSA-UFRJ e membro do Grupo MTTM - Mobilidade: Teorias, Temas e Métodos/USP.
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No episódio 130 do Urbanidades, Sofia Roche e Otávio Cardoso recebem André Vereta-Nahoum para discutir o artigo "Tecendo um circuito comercial a partir da feira da madrugada: As agênciadoras da moda popular brasileira". Além de discorrer sobre os diferentes agentes e as agenciadoras envolvidas nas produção das "modinhas", Nahoum comenta as transformações que o espaço da Feira da Madrugada, localizada na região central de São Paulo, sofreu ao longo dos anos e reconstrói o processo de formação desse circuito comercial.
Nahoum é Professor Doutor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e coordenador do grupo de pesquisa Krisis: Crise, Incerteza e Subsistência. É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e pela International Max Planck Research School on the Social and Political Constitution of the Economy do Max Planck Institute for the Study of Societies.
Confira o artigo: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/Q5FPZYDXPChwqrQxJ46s8Wt/?format=pdf&lang=pt
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Vitória da Silva Teixeira.
No episódio 129 do Urbanidades, Sofia Garcia Roche e Caio Fernandes recebem José Carlos Pereira, editor-chefe da Revista Travessia, para discutir a trajetória da revista, assim como sua influência e contribuições para os estudos das migrações no Brasil ao longo dos anos. Nossa conversa aborda temas como o legado deixado por João Batista Scalabrini e as ações voltadas para o acolhimento de imigrantes realizadas pela Missão Paz em São Paulo. Nesse sentido, aprofunda-se o entendimento da Revista Travessia para além de sua contribuição acadêmica, sendo relevante para o próprio cotidiano dos imigrantes e preocupada com a luta pelos direitos dessa população.
Essa conversa foi realizada no âmbito da pesquisa de iniciação científica de Sofia, “Análise da produção científica sobre fluxos migratórios no Brasil: Um balanço bibliográfico a partir do UrbanData-Brasil”, realizada entre setembro de 2024 e agosto de 2025, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orientada pela Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros e Dr. Caio Fernandes.
A Revista Travessia foi a primeira revista no Brasil voltada, exclusivamente, para a temática migratória. Sua longevidade permite a compreensão de diferentes migrações para o Brasil e partindo do Brasil que ocorreram ao longo de sua existência (desde a década 1980 até hoje).
Acesse a revista: https://revistatravessia.com.br/travessia/index
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otávio Cardoso.
No episódio 128 do Urbanidades, Ana Yuki e Jacqueline Custodio recebem Giordano Magri para discutir suas pesquisas sobre a Cracolândia e as intervenções estatais no território. A conversa aborda temas como a violência policial, a desumanização dos usuários, a construção da figura do “nóia” no imaginário coletivo, a forma como essas pessoas em situação de rua que fazem uso problemático de substâncias se relacionam com diferentes setores do Estado e os laços criados entre os frequentadores do território. Magri traz uma reflexão essencial sobre as políticas públicas voltadas para a Cracolândia, apontando caminhos para que as políticas de cuidado possam ser implementadas e as políticas de repressão afastadas.
Giordano é doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e em Minorities & Multiligualism pela University of Groningen (Holanda). Também é pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e compõe o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB/FGV).
Acesse os textos discutidos nesse episódio:
1) Relatório do CEM, "A 'Cracolândia' pelos usuários": https://centrodametropole.fflch.usp.br/sites/centrodametropole.fflch.usp.br/files/user_files/publicacoes/arquivo/a-cracolandia-pelos-usuarios.pdf
2) Artigo, "Assembling governance in São Paulo's 'Cracolândia'": https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0962629824001744
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No episódio 127 do Urbanidades, que dá sequência à série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos", Bruno Vieira Borges e João Alcantara de Freitas recebem Bianca Freire-Medeiros e Nathalia Silva para debater duas publicações recentes no âmbito dos estudos de mobilidades. O primeiro texto discutido, "A metrópole do capital de rede: mobilidades socioespaciais e iniquidades urbanas", assinado por Bianca, procura aprofundar alguns conceitos-chave que vêm sendo elaborados por autores da virada das mobilidades. O segundo, "Sowing Conservative Values in a Biblical Garden", assinado por Bianca e Nathalia, traz um estudo etnográfico, orientado por essa vanguarda teórica, feito no Jardim Bíblico do Templo de Salomão.
Bruno é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e membro do UrbanData-Brasil, bem como do Grupo MTTM - MOBILIDADES: Teorias, Temas e Métodos.
João é Professor Adjunto do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), membro do Grupo MTTM - MOBILIDADES: Teorias, Temas e Métodos e ex-coordenador executivo do podcast Urbanidades.
Bianca é Professora Livre Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH/USP) e Turismo (EACH/USP). Pesquisadora Associada do Centro de Estudos da Metrópole e líder do Grupo MTTM - MOBILIDADES: Teorias, Temas e Métodos. Também é coordenadora geral do UrbanData-Brasil.
Nathalia é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo e membra do Grupo MTTM - MOBILIDADES: Teorias, Temas e Métodos.
Leia o artigo de Bianca: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/63217
Leia o artigo de Bianca e Nathalia: https://www.berghahnjournals.com/view/journals/transfers/14/1/trans140103.xml
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Vitória Teixeira.
No episódio 126 do Urbanidades, que dá sequência à série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos", Mateus Cardoso e Vitória Teixeira recebem Apoena Dias Mano e Diego Peralta para conversar sobre condução de etnografia móvel em suas pesquisas de doutorado e mestrado, respectivamente. A partir de suas experiências em campo, os convidados estabelecem uma série de diálogo com outras investigações realizadas pelo Grupo MTTM - Mobilidade: Teorias, Temas e Métodos/USP, coordenado pela Prof. Dra. Bianca Freire-Medeiros.
Apoena é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É integrante do UrbanData-Brasil/USP, dos grupos MTTM/USP e CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana/UERJ.
Diego é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Sociologia Urbana. Escriturário/Agente Comercial no Banco do Brasil S.A. desde 2024. É membro do UrbanData-Brasil/USP e do Grupo MTTM/USP. Também é membro do Coletivo da Quebrada, um coletivo de audiovisual da Zona Oeste de São Paulo, desde 2019.
Acesse a tese de Apoena, "Do atrito à ação: uma etnografia móvel sobre desigualdades socioespaciais": https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11032025-125502/pt-br.php
Acesse a dissertação de Diego, "Até onde a gente vai?: coletivos culturais, mobilidade urbana e produção de conhecimento em São Paulo": https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20012025-110149/pt-br.php
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No episódio 125 do Urbanidades, Luma Mundin, Apoena Mano e Otávio Cardoso recebem Lina Penati Ferreira para conversar sobre a tese “Circulando cestas, produzindo a vida: circuito de solidariedade e cuidado coletivo em meio à crise” defendida em fevereiro de 2025. Na conversa, a convidada explora o conceito de "circuitos de solidariedade" elaborado nesse trabalho. Ao unir referências da sociologia econômica e dos estudos sobre cuidado, Lina nos dá uma perspectiva interessante para pensar a mobilização coletiva para manutenção da vida no contexto da cidade média.
Lina é Professora Colaboradora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche no Department of Sociology da Princeton University.
Em breve, a tese estará disponível no banco de teses e dissertações da Universidade de São Paulo: https://www.teses.usp.br/
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
O episódio 124 do Urbanidades é uma gravação da Mesa-Redonda MR03: Gênero, raça e urbanismo contemporâneo, ocorrida no dia 16/05/2024 às 20h, que integrou e encerrou o 1º Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre o Urbano - cidades brasileiras: perspectivas a partir do Sul Global. A mesa, que contou com a apresentação e encerramento de Camilo Flamarion e a mediação de Danilo França, foi composta por Ana Barone e Flavia Rios.
Camilo é Diretor Executivo e fundador da Síntese Eventos, Viagens e Intercâmbio Cientíifico-Cultural.
Danilo é professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (AFRO-CEBRAP).
Ana é urbanista e pesquisadora de história da urbanização e do urbanismo do ponto de vista da diáspora africana. Doutora pela FAUUSP em 2007 e docente da mesma instituição desde 2008, onde coordena o Labdias.
Flavia é professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF/UFF). Integra o Comitê Científico do AFRO/CEBRAP e do Projeto "As responsabilidades de empresas por violações de direitos durante a Ditadura" (CAAF/Unifesp). Coordena o projeto "Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação" (PDPA/FEC, 2020-2022) e o projeto "Origens e destinos: uma avaliação da política de cotas universitárias e seus efeitos no mercado de trabalho" (CNPq 2021-2024).
Para mais informações, acesse o site do Congresso: https://www.urbano2024.laboratoriosocial.com.br/site/capa
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
No episódio 123 do Urbanidades, João Felipe P. Brito e Clara Campetelli recebem Joana Winckler e Vanessa Marx para conversar sobre sua contribuição ao livro "A cidade no debate contemporâneo", um compilado dos trabalhos apresentados no Comitê de Pesquisa Sociologia Urbana da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) na edição de 2023 realizada em Belém - PA. As convidadas comentam sua publicação, "Internacionalização entre cidades: estratégias para cidade inteligente em Porto Alegre, Montevidéu e Barcelona", em coautoria com Bernardo Lersch da Silveira, e refletem sobre a situação de Porto Alegre após as enchentes desse ano.
Convidamos a audiência a escutar o episódio #121, que dá início às discussões sobre o livro mencionado.
Joana Winckler é Pesquisadora Associada do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre, com financiamento do CNPq. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS) na linha de pesquisa Sociedade, Participação e Políticas Públicas. Compõe o Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades (GPSUIC/UFRGS) e o Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles.
Vanessa Marx é Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades (GPSUIC) e do Projeto de Extensão Mulheres e Cidades. Também é pesquisadora e coordenadora do INCT- CNPq Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.
Acesse o livro: https://sbsociologia.com.br/114539-2/
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Vitória Teixeira.
No episódio 122 do Urbanidades, que dá sequência à série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos", Jacqueline Custodio e Otavio Cardoso recebem Mauricio Piatti Lages para conversar sobre sua tese de doutorado, intitulada "Os chefs e suas criações: mobilidades culinárias nos restaurantes de São Paulo", defendida em 2023 na Universidade de São Paulo. Além das escolhas metodológicas que possibilitaram a pesquisa, Maurício comenta sobre as trajetórias dos chefs, restaurantes e ingredientes que circulam pela cidade de São Paulo, bem como suas relações com os fluxos globais da gastronomia.
Convidamos a audiência a escutar os episódios #110, #113 e #117 que compõem essa série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos".
Maurício é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e membro dos grupos de pesquisa Mobilidades: Teorias, Temas e Métodos (MTTM/USP) e Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB).
Acesse a tese: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18122023-180824/pt-br.php
Visite nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
No episódio 121 do Urbanidades, Bianca Freire-Medeiros, Isis Fernandes e João Felipe P. Brito recebem Iracema Brandão Guimarães e Lúcia Maria Machado Bógus para conversar sobre a publicação do livro "A cidade no debate contemporâneo", que compila trabalhos apresentados no Comitê de Pesquisa Sociologia Urbana da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) na edição de 2023 realizada em Belém - PA. As convidadas aproveitam a ocasião para refletir sobre o período de mais de uma década que estiveram à frente desse Comitê, reconstruindo a trajetória dos estudos urbanos da sociologia brasileira.
Iracema é Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao Departamento de Sociologia de 1980 a 2019, credenciada como Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e do Programa Interdisciplinar em Estudos de Gênero da UFBA.
Lúcia é Professora Titular do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do Núcleo São Paulo do Observatório das Metrópoles.
Acesse o livro: https://sbsociologia.com.br/114539-2/
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No terceiro e último episódio da série especial "Diásporas Africanas nas Cidades Brasileiras", em parceria com o ¡DALE!—Decolonizar a América Latina e seus Espaços, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Céline Veríssimo recebe Joana D’Arc de Oliveira, Mayara Mychella Sena Araújo, Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino para discutir as presenças negras em diferentes cidades brasileiras, tanto em espaços públicos quanto privados de encontros e de trocas materiais e simbólicas, com destaque para os bairros negros, a construção e a apropriação de patrimônios materiais e imateriais e as marcas e os rastros deixados nos territórios por onde vivem e convivem diferentes grupos. A conversa é feita a partir dos artigos publicados pelos convidados no "Dossiê Cidade Africanas".
Não deixe de conferir os episódios #114 e #118 que compõem essa série especial!
Céline é arquiteta formada pela ARCA/ETAC (1996), obteve o mestrado em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Chiba, Japão (2001) e o doutorado pela The Bartlett Development Planning Unit - University College London, Reino Unido (2012). Atualmente, é professora adjunta no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Brasil.
Joana é Docente no Departamento de História e Estética do Projeto na FAU/USP e pós doutoranda na mesma instituição. É pesquisadora no Laboratório de estudos de Cultura, Cidade e Diáspora (Labdias).
Mayara é Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Adjunta II, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, nas áreas de conhecimento Planejamento Urbano e Regional e Estudos Sociais e Ambientais, e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-FAUFBA).
Thiago é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Metodologia e Filosofia da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e atual Vice-Coordenador do Curso de Direito da UFPR. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR.
Acesse os três volumes do dossiê:
Volume 1: https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/issue/view/2432
Volume 2: https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/issue/view/2432
Volume 3: https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/article/view/58307
Visite nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki Kurimoto Trigilio.
No episódio #119 do Urbanidades, Caio Fernandes, Clara Campetelli e Sofia Roche recebem José Donizete Cazzalato para conversar sobre as bases cartográficas produzidas e disponibilizadas pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), em especial a recente base que levantou mais de 700 pontos geolocalizados de equipamentos governamentais na Região Metropolitana de São Paulo.
Caio Fernandes é Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e, atualmente, Pós-Doutorando no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP.
Donizete é geógrafo, Mestre pela Universidade de São Paulo e Pesquisador Associado ao Centro de Estudos da Metrópole há 20 anos.
Confira as bases do CEM: https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/download-de-dados
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Otavio Cardoso.
No episódio 117 do Urbanidades, encerramos as discussões sobre o dossiê "(I)mobilidades socioespaciais e suas infraestruturas". Alexandre Magalhães e Juliana de Alcantara recebem Gleicy Mailly da Silva e Marcelo de Trói para conversar sobre suas contribuições ao dossiê. Gleicy é autora do artigo "Políticas do empoderamento: feminismo, empreendorismo e mediação em perspectiva móvel" e Marcelo é autor, em coautoria com Susana Batel, do artigo "Mobilidades, emergência climática e a street art de Lisboa".
Convidamos a audiência a visitar os episódios #110 e #113 que compõem essa série especial "Mobilidades e Estudos Urbanos".
Gleicy é Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante do núcleo de pesquisa Mobilidades, Teorias, Temas e Métodos (MTTM/USP). Marcelo é Doutor e Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia.
Acesse o dossiê: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/issue/view/42
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/ Este episódio foi editado por Jacqueline Custódio.