Em Tokyo, a combinação única de tradição cultural, inovação tecnológica e planejamento urbano criou um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções visando o envelhecimento ativo. Na prática, podemos afirmar: é incrível poder observar como uma cidade com idosos ativos - em variadas camadas da sociedade - é uma cidade muito mais interessante.
Afinal, envelhecer não precisa ser sinônimo de isolamento ou inatividade; pode ser uma fase rica em propósito, conexão e contribuição contínua à sociedade.
Content Collection #1 - Tokyo é uma produção NVS LAB powered by @studioambientes & @graficarocha. Book de conteúdos, Visual Statements & Podcasts, destinados estrategicamente para o diálogo em alto nível com os segmentos de arquitetura, urbanismo, design e indústria criativa.
Em Tokyo, não existe motivo para desperdício de espaço - e se há algum respiro, é totalmente voltado à funcionalidade. A capacidade de adaptação reforça a ideia de que o espaço não é apenas um recurso físico, mas também cultural – algo que pode ser moldado pela criatividade e pela necessidade. Um fenômeno dinâmico que interage com o tempo, a cultura e o ambiente natural.
Essa ideia, defendida no conceito de Hypospace, encontra ressonância profunda na estética arquitetônica e cultural do Japão, que há séculos valoriza a harmonia entre o construído e o orgânico, entre a modernidade e a tradição.
Content Collection #1 - Tokyo é uma produção NVS LAB powered by @studioambientes & @graficarocha. Book de conteúdos, Visual Statements & Podcasts, destinados estrategicamente para o diálogo em alto nível com os segmentos de arquitetura, urbanismo, design e indústria criativa.
Nesse episódio, debatemos uma cultura que nos conecta com o Japão: o café.
As cafeterias em Tokyo desempenham funções sociais que transcendem seu propósito como locais de consumo. Em uma metrópole caracterizada por espaços habitacionais extremamente reduzidos, é notável como muitas cafeterias contemporâneas ocupam espaços improváveis – becos estreitos, porões, espaços residenciais convertidos, microlotes entre edifícios – transformando as limitações espaciais características da cidade em oportunidades para inovação arquitetônica.
No urbanismo, há o conceito de “Third Places”, aqueles lugares de encontro que não são casa ou trabalho. E por aqui, esses lugares se constroem a partir da cultura do café. Café em Tokyo é, acima de tudo, um momento de encontro, um ponto de convergência.
Content Collection #1 - Tokyo é uma produção NVS LAB powered by @studioambientes & @graficarocha. Book de conteúdos, Visual Statements & Podcasts, destinados estrategicamente para o diálogo em alto nível com os segmentos de arquitetura, urbanismo, design e indústria criativa.
Em Tokyo, a paisagem sonora é muito mais do que um pano de fundo; ela é parte integrante da experiência urbana, onde camadas de sons se entrelaçam para criar algo único, memorável. O papel do som (e do silêncio) na vida da cidade, desde os jingles do metrô até o contraste entre ruído e tranquilidade, constrói identidade e bem-estar. Exploramos essas nuances neste segundo episódio da Content Collection Tokyo.
A Content Collection Tokyo tem o apoio especial de Studio Ambientes e Gráfica Rocha.
De cima, Tokyo parece infinita, sem começo nem fim, um oceano urbano que transborda em todas as direções. Nos últimos anos, nos desafiamos a imergir nesse cenário para poder dividir reflexões profundas sobre a cidade, seus paralelos entre tradição e hipermodernidade e a experiência de navegá-la como ocidentais.
Nessa temporada, serão 5 conceitos exclusivos. Nossa primeira Content Collection. Neste episódio, falamos sobre YUTORI. Você já conhece esse conceito?
Content Collection #1 - Tokyo é uma produção NVS LAB powered by Studio Ambientes e Gráfica Rocha
Confira entrevistas exclusivas com Edu Lyra, da Gerando Falcões, Eduardo Leite, ex-governador do RS e Eco Moliterno, da Accenture, captadas no painel "Brazilian Favelas, The community Innovators", do SXSW 2022.
No SXSW, participamos do painel "The Value of Space to Earth - ou o valor do espaço para a Terra. Nele, ganhamos a interessante perspectiva das tecnologias e avanços criados pela exploração espacial e como ela impacta nossa vida aqui no planeta. Também abordamos as altas cifras despendidas por bilionários na corrida espacial privada. Esse dinheiro gasto vale a pena? Descubra no Urban Studies.
Processos de construção mais rápidos, leves, silenciosos, limpos e seguros. Com baixo impacto ambiental, uso de matéria prima renovável, mínima emissão de gases poluentes e sem desperdícios. A madeira engenheirada está transformando o skyline de diversas cidades ao redor do mundo. Conversa com a gente lá no Instagram @nvslab!
No SXSW participamos de um painel bastante interessante chamado "Rivers Move Cities" - Rios movem cidades. No embalo do episódio anterior sobre os benefícios de viver próximo à água, resolvemos aprofundar a temática e entender como estão sendo tratados os rios hoje em grandes cidades no Brasil e fora, a importância deles para a vida das pessoas e soluções de como incorporá-los ao espaço urbano de maneira saudável, sustentável e em interação com as comunidades. Segue a gente no @nvslab. Manda também tua sugestão de pauta!
Blue Spaces, ou Espaços Azuis, é um conceito que tem se popularizado no desenvolvimento das cidades e no bom urbanismo. Basicamente: água é vida, não apenas para as pessoas, mas também para as cidades. Quer saber como? Escuta no US! O Urban Studies é o podcast da NVS LAB. Segue a gente no @nvslab. Queremos saber a sua opinião e experiência com Blue Spaces também!