
No episódio 23 do Um Caos à Parte, recebo a escritora e jornalista Luciana Rangel, uma mulher múltipla de 50 anos, carioca radicada em Berlim, que transformou o caos da imigração, do luto e da maternidade em literatura potente.
Nossa conversa percorre as muitas vidas de Luciana, que foi da menina que escrevia e mostrava seus contos ao então presidente da Academia Brasileira de Letras aos oito anos, à mulher madura que hoje faz doutorado, grandes reportagens, escreve livros instigantes e inspira outras mulheres com sua escrita emocional, política e profundamente pessoal.
Juntas, conversamos sobre biblioterapia, multipotencialidade, criação de filhos bilíngues e o desafio (e prazer!) de viver entre dois idiomas, culturas e versões de si, a brasileira e alemã.
Luciana compartilha os bastidores dos seus dois livros — Está Quase Tudo Bem e Ruth contra Hitler — e reflete sobre o poder da escrita como ferramenta de cura, resistência e memória. Uma conversa viva, íntima e repleta de afeto, como uma boa carta entre amigas.
Se você ama escrever, ler ou se sente puxada por essa vontade de se reinventar, esse episódio é pra você.
Vem com a gente nessa conversa transformadora sobre maturidade, multipotencialidade e o poder de ser muitas em uma só, por meio dos livros e da escrita.
Um Caos à Parte é um videocast feito por e para mulheres maduras, onde compartilhamos histórias inspiradoras, mostrando que é possível transformar o caos da vida em plena maturidade, em algo extraordinário.
Quer ser notificada sempre que um novo episódio for adicionado? Clique em "seguir" e ative o sininho das notificações.
A gente conversa mais no Instagram e Facebook
O Um Caos à Parte tem a produção executiva de Mel Colonna, e a edição de áudio e arte de Filipe Idelfonso.
Episódio novo às terças-feiras, a cada duas semanas.