Crente pode ir ao show da Taylor Swift? Cristãos podem usar Cropped? Essas e outras perguntas rasas não são respondidas neste breve estudo sobre a Ética Cristã do ponto de vista de Dietrich Bonhoeffer.
A música "Só os loucos sabem" fala sobre um homem que encontrou sua própria paz, mas como a paz é experimentada na vida do cristão que entende ser completamente incapaz de conquistá-la por seu esforço?
Mais uma reflexão na carta aos Filipenses. Desta vez sobre o exemplo de dois homens que colocaram a obra de Cristo acima de suas próprias coisas.
Qual a métrica mais importante de melhoria de uma igreja?
Como uma igreja pode melhorar continuamente?
Uma breve e precisa oração de Paulo na carta aos Filipenses pode nos ajudar a responder estas perguntas.
Precisamos destas 3 palavras pra expressar a profundidade da palavra grega METANOIA, presente na fala de Jesus: "Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram." - Lucas 13.5
Normalmente, este profeta está atrelado a um animal, porém, a planta evidenciou o maior problema da fé de Jonas e também o maior problema da fé cristã, hoje. A pergunta de Deus que finaliza o livro de Jonas continua ecoando até a igreja dos nossos dias.
"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus."
Uma reflexão sobre este trecho da carta de Paulo aos Colossenses que nos mostra como nós, cristãos, devemos viver nossos dias, a partir do foco nas demandas do Reino de Deus, hoje.
Neste episódio gravado com voz artificial, falo sobre o mundo como vontade humana e representação artificial por meio das IAs generativas e faço uma intersecção da obra de Schopenhauer com a fé cristã.
Texto para leitura no Blog: https://lucaspedro.com.br/post/do-prompt-ao-prompt.html
Uma reflexão sobre sofrimento e salvação na narrativa de Jacó e José e seus irmãos, com base no texto de Gênesis, capítulo 50.
https://lucaspedro.com.br
A primeira carta de João desafiou os cristãos de sua época a seguir o exemplo de Deus que encarnou seu amor na pessoa de Jesus Cristo.
Ela também nos desafia, hoje, a abandonar o amor self-service, teórico e personalizado, e a nos lançarmos em um amor encarnado que ama o próximo, sem tribalismos e favoritismos.
Aqui você pode ouvir esta mensagem que tive o privilégio de compartilhar com os irmãos da minha igreja no culto do dia 26/02/2023.
O aclamado autor das Crônicas de Nárnia, C.S.Lewis, também escreveu o genial livro “Cartas de um diabo ao seu aprendiz”. Nesta ficção sarcástica, estão relatadas várias trocas de correspondências entre um demônio experiente e seu pupilo, um demônio jovem, em fase de treinamento. Em uma destas cartas, o jovem aprendiz relata ao seu tutor, sua alegria, ao perceber que um de seus pacientes, um ser-humano, está muito triste e desiludido com a vida. Este jovem demônio expressa estar alcançando sucesso com seu tratamento a este pobre humano, porém, para sua surpresa, ele é repreendido pelo demônio experiente para que não deixe o seu paciente nesta situação de tristeza, pois é exatamente neste momento que, muitas vezes, o inimigo (Deus) usa para se aproximar e transformar a vida dos seres humanos. O demônio experiente insiste que o seu discípulo trate de alegrar seu paciente com as distrações ilusórias da vida comum.
Uma breve aplicação da mensagem registrada em Jeremias 18, quando Deus ordena que o profeta vá à casa do Oleiro.
Um desabafo de dentro da igreja, para a igreja.
Uma resenha rápida sobre o livro a Sociedade do Cansaço do filósofo coreano, Byung-Chul Han, e uma conexão entre a sociedade disciplinar, a sociedade de performance e o ensino de Cristo Jesus.
Nesta mensagem discorro um pouco sobre o desafio do cristão de conciliar coexistência e evangelização. Para isso, faço uso do famoso discurso de Paulo em Atenas, registrado no livro dos Atos dos Apóstolos.
Felizes os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence.
Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que têm coração puro, pois verão a Deus.
Felizes os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados.