Prestes a assinalar a primeira década da edição do seu disco de estreia, Uno não tem desacelerado a máquina criativa na hora de produzir novos trabalhos. Culpa das Ideias, editado em Maio passado, é o seu mais recente álbum a solo, projecto que motivou uma retrospectiva de carreira em mais um episódio de Tranqui Talks.
Volvido um mês desde a edição do álbum de estreia, Libra senta-se à conversa com João Bernardo da Luz para dar a conhecer o seu recém-nascido EVERYONE'S FIRST BREATH.
Depois do EP veio o álbum a as redoma chegam finalmente a santos da minha mente, disco que vem confirmar o que já em parte era patente — e disco esse, acabado de editar, aqui em destaque com entrevista conduzida por João Bernardo da Luz.
Com uma tão aguardada estreia a solo finalmente concretizada, SINAIS estreou no final do ano passado como o primeiro longa-duração de Chek1 em nome próprio — disco sobre o qual o autor falou em conversa com João Bernardo da Luz em antecipação do concerto agendado para Lisboa, em Abril de 2025.
Editado faz hoje um mês, SOZINHA E MAL ACOMPANHADA marca a estreia de pikika num projecto em nome próprio. Um disco que a evidencia em diferentes e inéditos registos, trabalho sobre o qual a autora conversou com João Bernardo da Luz em mais um episódio de Tranqui Talks.
Lançado no início do ano, FIM DO NADA marcou a estreia de Mizzy Miles num projecto integralmente produzido por si. Foi sobre o primeiro álbum editado pelo DJ e produtor que João Bernardo da Luz conversou com o próprio autor em mais um episódio de Tranqui Talks.
Carta de Alforria é o título do novo álbum de Plutonio, um longa-duração à letra, que se divide entre lado A e B — com 11 faixas para cada lado —, novamente sem participações. É um trabalho que chega em antecipação da estreia do rapper de Cascais na MEO Arena em nome próprio, concerto que esgotou por ocasião da edição deste novo LP — e que motivou, por isso, a abertura de uma segunda data.
Não é propriamente um nome novo no panorama, mas o álbum de estreia levou o seu tempo a chegar. PUPA é o título do primeiro disco de Carla Prata a solo, e foi sobre esse seu novo trabalho que a artista luso-angolana falou com João Bernardo da Luz.
De regresso aos longa-durações em nome próprio, Kristoman editou Another Situation depois de oito anos desde o seu último trabalho a solo. Em conversa com João Bernardo da Luz, o rapper algarvio conta como chegou, quase sem querer, a este novo álbum.
Ascensão pô-lo no mapa do hip-hop nacional, e agora é IV Período que volta a centrar atenções no rapper do Porto. Foi sobre o seu mais recente trabalho a solo que Big Jony falou com João Bernardo da Luz em mais uma entrevista do Tranqui Talks.
Entre Mura e Stereossauro foi amor à primeira escuta. ADAMAS é, por isso, o primogénito concebido da união entre o rapper de Almada e o DJ e produtor das Caldas da Rainha, eles que estiveram à conversa com João Bernardo da Luz sobre este recém-editado longa-duração de versos e beats à moda antiga.
Enfim editado, The Ninja Spirit assinala um salto de fé nas ambições de SleepyThePrince. Sobre o seu novo álbum a solo, o rapper, produtor e compositor falou com João Bernardo da Luz em mais uma conversa das Tranqui Talks.
Soma é o novo trabalho de Branko, que volta a reunir uma série de convidados num trabalho em nome próprio. Deste lado, é João Bernardo da Luz quem disseca o disco e passa em revista a carreira do produtor português.
Modo Superstar juntou Progvid a Zara G num trabalho composto por onze temas, disco que esteve em evidência na conversa entre o produtor e João Bernardo da Luz.
Responsável pela primeira parte dos concertos inseridos na tour de Mick Jenkins, TOBi passou também pela dupla data em Lisboa, para actuar no Musicbox e no B.Leza. Em antecipação desses dois concertos, João Bernardo da Luz conversou com o talentoso artista nigeriano-canadiano.
Apresentou-nos "Viver Sensivelmente" como primeiro trabalho a solo, mas é em "Miguela" que se estreia num longa-duração. É sobre o seu primeiro álbum em nome próprio que Maria Miguel Bentes, também conhecida por Silly, conversa com João Bernardo da Luz em antecipação do concerto de apresentação do disco, no CCB, dia 10 de Fevereiro.
Quiseram os desígnios do mistério que os Conjunto Corona se voltassem a reunir a uma sexta-feira 13, em que editaram ESTILVS MISTICVS como o eventual trabalho derradeiro de uma saga que já leva meia dúzia de capítulos. João Bernardo da Luz aventurou-se a mergulhar nos meandros do misticismo coronado para descobrir mais sobre os fantasmas da dupla mais carismática de Portugal continental e ilhas adjacentes.
SENSOREAL, disco editado em Outubro de 2023, marca a estreia de Rita Vian em longa-durações a solo. O álbum, que representa (entre tantas outras coisas) uma aproximação às fórmulas do rap, é aqui explorado numa conversa entre a autora de CAOS'A e João Bernardo da Luz.
João Bernardo da Luz passou pela última edição do festival MIL, em Lisboa, e esteve à conversa com quatro artistas que nele participaram: Libra, Lucy Val, Fearz e King Kami.
Editado no início de Agosto, Balanço chegou a tempo de deixar uma marca no Verão de 2023. O EP concebido a meias entre L-ALI e Lunn levou-os a explorar cadências mais dançáveis, aventura que resultou num trabalho de cinco faixas — todas elas viradas para as pistas. A entrevista aos dois autores deste novo projecto com carimbo MUNHOUSE foi conduzida por João Bernardo da Luz.