
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado neste 18 de maio com diversas ações realizadas com o objetivo de mobilizar a sociedade para evitar esse tipo de violência. O Tribunal de Justiça do Ceará está engajado nessa campanha por meio do Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe). Para falar sobre o tema, o TJCE em Podcast convidou Iana Martins Araújo, Secretária Executiva do Núcleo, e a entrevistadora forense Christianny Fernandes de Oliveira.
No dia 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade, foi violada e violentamente assassinada na cidade de vitória, no Espírito Santo. Em sua memória, no ano 2000, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, anualmente, instituições públicas ou privadas realizam diversas ações para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre esse problema.
Denuncie pelo Disque 100 ou pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente – DECECA no número 181 ou WhatsApp (85) 3101-0181.