Já reparou no tempo que a gente perde pensando se tal situação vai ser fácil ou difícil, se vou dar conta ou não? Por que é que não vamos direto para a ação e economizamos essa energia toda?
No papo de hoje, o 9 de espadas e o processo racional exaustivo que nos imobiliza. Falei um pouco também sobre a procrastinação criativa e aquela outra que nos trava o agir no mundo.
Bora escutar? Fone de ouvido. Play. Foi.
O livro citado é o Sociedade do Cansaço, do Byung-chul Han (link aqui).
A arte da capa é do R. Giusti.
entender que, não importa as palavras que você escolha ou a maneira como você se comunica, você sempre correrá o risco de decepcionar a outra pessoa, traz um grande alívio.
estudando um pouco mais a carta do Cavaleiro de Espadas e o mito da criação da constelação de Gêmeos que ela representa - isso tudo no tarô mitológico - passei a entender que cabe sempre ao outro a maneira como ele responde/interpreta/reconhece aquilo que eu digo. depende de qual dos gêmeos em sua mente está sendo "ativado".
nesse papo de hoje eu falo um pouquinho mais sobre isso. bora ouvir?
seja no seu projeto criativo/pessoal, seja no dia a dia da vida, sempre vai haver aquele momento em que você se depara com um obstáculo. aquele momento em que você se sente travado, parece que nada mais sai do lugar.
o V de Paus no tarô indica esse momento (todos os 5, aliás), mas quando a gente coloca em perspectiva os arcanos maiores do Papa e do Diabo - que são correspondentes aos 5 dos arcanos menores - aprendemos que é possível transformamos este obstáculo em ponte.
no episódio de hoje eu falo sobre isso, como a gente pode aprender com estes arcanos a construir mais pontes em nossos caminhos do que ficar lá parados de frente de um muro que nos trava.
vem comigo nesse papo?
*o livro citado é este aqui: "O caminho do Tarô", do Alejandro Jodorowsky.
esse é o 20º episódio - depois de um longo hiato e de um ano muito cansativo - quero dividir com você os desafios e aprendizados do X de Paus.
segundo o tarô mitológico, este X é sobre o Jasão que, mesmo depois de conquistar tudo o que tinha ido buscar em sua jornada, está exausto, sobrecarregado, triste.
"frequentemente , o tédio e a depressão acompanham a integralidade de um trabalho criativo, pois, enquanto a tensão do esforço empenhado em ideias criativas gera mais ideias, suas concretizações finais significam que a imaginação não pode mais se expressar livremente."
vem comigo nesse papo?
se você quiser me enviar uma mensagem, pode fazer isso pelo instagram @taroparacriativos ou pelo e-mail robson@jardim150.com. eu vou adorar saber o que esse conteúdo reverberou aí em você.
fone de ouvido. play. foi.
Olá, ouvinte.
Hoje pode ser um bom dia para você fazer as pazes com você mesmo. Olhar pra trás, reconhecer os erros e tirá-los das costas. Perceber que é um peso que não precisa ser carregado.
Para acompanhar mais do meu trabalho é só seguir o Instagram @taroparacriativos. Vou adorar bater um papo com você por lá.
Olá, ouvinte.
Hoje nosso papo é sobre aquilo que dividimos com as outras pessoas e quando evitamos isso talvez por uma provocação do ego, medo, insegurança.
Para acompanhar mais do meu trabalho é só seguir o Instagram @taroparacriativos. Vou adorar bater um papo com você por lá.
Olá, ouvinte.
Nessa terça eu e o tarô te provocamos a perguntar se você está feliz.
E a investigar o que é essa tal felicidade.
Para acompanhar mais do meu trabalho é só seguir o Instagram @taroparacriativos. Vou adorar bater um papo com você por lá.