SEXTOU ESPECIAL
Ô, Mostra, mostra sua cara
Em sua edição número 47, a Mostra de Cinema de São Paulo nos traz Radu Jude, Justine Triet, Aki Kaurismäki e um tributo póstumo a Hector Babenco.
Dois eventos formam um amálgama na cidade: o Festival do Rio e a Flup. Escuta a gente pra ficar por dentro das boas.
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
Ensaio sobre a ocupação espacial de palácios e poeiras, "Retratos Fantasmas", o novo filme de Kleber Mendonça Filho, pode ser a escolha oficial do Brasil para a representar o país na corrida por uma vaga na luta pelo Oscar 2024. No Sextou deste fim de semana você confere potenciais concorrentes ao prêmio de Hollywood.
Rodrigo está no festival de Locarno na Suiça. e de lá ele conta no sextou mais curto até hoje. Novo longa do francês Quentin Dupieux, a comédia "Yannick" rouba os holofotes da competição pelo Leopardo de Ouro de Locarno, na Suíça
Troca do dublador de Robert De Niro.no esperado "Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese, gera crítica dos fãs e implode uma cobrança acerca de desrespeitos constantes à arte da "versão brasileira".
Em exibição na Netflix, o mais recente filme de Astérix, estrelado e dirigido por Guillaume Canet, lotou cinemas na França, com cerca de 5 milhões de ingressos vendidos. Será que o êxito que os franceses alcançaram, com o apoio de seu governo à promoção dos filmes, pode se repetir no Brasil.
Vale do Café celebra a obra de Antonio Pitanga e acolhe mostras competitivas e debates. No streaming, filmes dirigidos por Sean Penn se destacam na Netflix e na Amazon Prime. Nas telas, Flash reinventa o conveito de multiverso.
À espera da nova aventura cinematográfica do velocista escarlate, a Panini põe nas bancas uma minissérie imperdível do herói. Nas telonas, a boa é ver "EO", de Jerzy Skolimowski.
Conheça os concorrentes do festival de cinema de maior prestígio do mundo, Cannes, e as tendências que brotaram lá no balneário.
O maior festival de cinema do mundo celebra sua edição n. 76 com filmes de Maïwenn, Almodóvar, Scorsese, Catherine Corsini, Ken Loach... e o novo Indiana Jones.
Duas décadas se passaram desde a consagração mundial de "O Invasor", mas seu astro revelação - o titã Paulo Miklos - segue a nos surpreeder na telona, a cada incursão sua no cinema. Neste fim de semana, a estreia de "O Homem Cordial" atesta sua força, numa narrativa antirracista. Aliás, vai ter FLUP, com tributo a Lima Barreto, neste sábado, na Ladeira do Livramento, no Centro.
Um dos maiores galãs da década de 1980, Mickey Rourke voltou a despertar paixões, agora via steaming, com a chegada de Coração Satânico à grade da Amazon Prime. Ele será visto este ano no novo filme de Roman Polanski, "The Palace".
Gente, penamos juntos, mas também rimos, gritamos, quebramos pratos, fomos processados pelo ET de Paty e elevamos o Pierre às alturas. Chegamos à edição de número 100 de nossa revista semanal de cultura pop. Nesta ocasião de festa, a série Hunters, com Al Pacino, entra em nossa mira, assim como o Festival de Berlim, "El Topo" e outras bossas.
Mestre absoluto de uma narrativa que desafia as leis da física em prol da poesia, o moçambicano de ascendência lusa (há tempos radicado no Brasil) Ruy Guerra tem um novo longa em fase de finalização: "A Fúria". Há fortes chances de ele concorrer ao Urso de Ouro no 73. Festival de Berlim, que anuncia sua competição oficial no dia 23. O novo longa de Ruy fecha uma trilogia que começou em 1964, com "Os Fuzis", e seguiu com "A Queda", em 1978.
Orgulho dos gauleses, Astérix vai ser citado em um dos mais concorridos fóruns de debate sobre o futuro do audiovisual no planeta: o Rendez-Vous Avec Le Cinéma Français. Realizado anualmente em Paris, em janeiro, o evento inicia sua edição de número 25 neste sábado e segue até o dia 17 a pensar estratégias para ampliar a venda de ingressos em um dos mais importantes mercados produtores e exibidores da Europa e de todo o mundo.
Já em pré-venda no site da editora Panini Comics, “Batman: A Hora Da Morte” nº1 abre alas pras novidades do mercado quadrinhófilo de super-heróis nas bancas e gibiterias nacionais, de olhos atentos ao prestígio que o Homem-Morcego renovou, em 2022, depois do fenômeno comercial em torno de seu mais recente longa-metragem, hoje na grade da HBO Max. Há uma corrida pra saber quem vai enfrentar o herói no próximo título da franquia.
Quer saber qual foi o melhor filme de um ano marcado pelo regresso de David Croneberg, pela vinda de Viola Davis ao Brasil e por um Batman ao belo canto, vivido por Robert Pattinson e (bem) dublado por Wendel Bezerra? Escuta o Sextou. Você vai conferir ainda algumas apostas para 2023.
Com "Argentina, 1985" e "Bardo" na mira das grandes premiações internacionais, o cinema latino-americano flerta com reinvenções em meio a mudanças políticas na América do Sul. O Sextou elenca uma série de produções de nosso continente que ganharam visibilidade na cena dos grandes centros exibidores e dos grandes festivais. (FELIZ NATAL!)
Aos 61 anos, o eterno Tira da Pesada vai ser homenageado com um troféu honorário na festa do Globo de Ouro, láurea atribuída pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA). Nos cinemas do Brasil, não percam o novo Avatar e "A Morte Habita À Noite".
Um dos mais respeitados festivais do Brasil leva as telas da Paraíba .docs e ficções que renovam o coro de vozes autorais de nosso cinema, com tributo à atriz Zezé Motta em seu abre-alas. Nos streamings, não perca a nova onda do cinema B polonês de ação.