
É fácil encontrar vitaminas em qualquer farmácia ou supermercado? Essa facilidade de acesso é ótima, mas esconde um perigo: a automedicação. Muita gente acha que tomar um comprimido de vitamina resolve todos os problemas, mas não é bem assim.
As necessidades de vitaminas variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade, gênero, atividade física e até mesmo de doenças. Tomar a vitamina errada ou na dosagem errada pode causar mais problemas do que resolver.
Crenças como tomar vitamina C para prevenir gripe, ou que um combinado de vitaminas em um soro de vez em quando pode melhorar a imunidade, na verdade, podem colocar em risco a vida de quem faz esse tipo de uso.
Mas que outros problemas podemos ter ao fazer uso indiscriminado de vitaminas? E por que o Brasil tem essa “cultura”?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Mayara Costa (médica Endocrinologista)
Formada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas, possui residência em clínica médica pelo Hospital da força aérea do Estado de São Paulo (HFASP). É especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), nossa convidada atua diretamente com o processo de hormonização de pacientes trans.
(@endocrino.mayaracosta)
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com