
A cirurgia bariátrica, apesar de ser uma ferramenta eficaz no combate à obesidade, representa um grande marco na vida do paciente, exigindo mudanças significativas em diversos aspectos.
Nesse contexto, o suporte psicológico é fundamental para o sucesso a longo prazo da cirurgia. Como ferramentas auxiliares a avaliação e o acompanhamento psicológico, são pilares fundamentais para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de um emagrecimento saudável e duradouro.
Mas como é feita essa avaliação? É obrigatório que o(a) profissional da psicologia participe em várias fases da intervenção cirúrgica?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Melissa Pascoal (@psicobariatrica)
Especialista em Psicologia Hospitalar, Psicologia Clínica e em Comportamento alimentar, possui aprimoramento em Transtornos Alimentares, obesidade e Cirurgia Bariátrica. Nossa convidada é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO e da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders – IFSO. É autora de diversos livros e materiais direcionados a profissionais da psicologia e pacientes sobre cirurgia bariátrica, comportamento alimentar e transtornos alimentares, como por exemplo, o livro: Comportamento Alimentar: As múltiplas faces da nossa relação com a alimentação.
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com