
No ano de 2023, um debate já desgastado volta à tona por conta do livro Que bobagem, escrito pela Dra. Natália Pasternak e pelo jornalista e editor-chefe da revista Questão de Ciência, Carlos Orsi: A psicanálise é ou não uma ciência?
Longe de chegar à conclusão deste questionamento, que parece existir apenas para quem não compreende o método científico, é bem verdade que a psicanálise não é uma profissão regulamentada no Brasil. Não existe, portanto, um Conselho de classe da ocupação que regulamente e fiscalize a atuação dos profissionais que se intitulam psicanalistas. Entende-se, então, que qualquer pessoa, sendo da área da saúde ou não, pode se tornar um psicanalista se fizer uma formação em psicanálise (ou não).
Será que isso pode ser problema para quem busca iniciar um processo de análise? Não existir um órgão fiscalizador da psicanálise pode abrir margem para práticas pseudocientíficas, como florais, reiki, hipnose e regressão? Deveria existir um critério maior para que alguém pudesse se intitular e atuar como um(a) terapeuta psicanalista no Brasil?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Msc. Caio Nascimento
Psicólogo, é mestre e doutorando em História da Ciência pela PUC/SP. Nosso convidado é especialista em Psicopatologia e Doenças Psicossomáticas pelo Hospital e Centro Universitário São Camilo/SP, especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e faz formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC-SP) e no passado, atuou como psicanalista.
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com