Foquinha é jornalista de formação e começou cedo no mundo da influência. Seu trabalho fica na intercessão dessas duas áreas - algo que me intriga muito - e conversar com uma das minhas grandes referências profissionais foi incrível.
Nosso papo parte da sua história de vida, mas logo ela conta sobre sua carreira nas redações, a ascensão no Youtube, entrevistas com celebridades, trabalhos como apresentadora dentro e fora da TV e muito mais.
Duda Beat é, sem dúvidas, uma das artistas mais originais da música brasileira hoje. Desde "Sinto Muito", seu arrebatador álbum de estreia, procurou ser disruptiva e ser pioneira no do pop alternativo. Ao seu lado, Tomás Tróia e Lux Ferreira ajudam a cantora a dar forma às suas ideias. Os produtores são super criativos, cheios de referências e fundamentais para dar identidade ao som da Duda.
Portanto, no episódio de hoje, faço um Especial que passa por toda a carreira da Duda, passando por "Sinto Muito", "Te Amo Lá Fora" e "Tara e Tal". Abrimos mixes das três fases e mostramos o que faz dela essa artista tão incrível.
A importância do estranhamento, a "dança da canção", saúde mental, criatividade e diversos outros temas foram abordados nesse episódio pra lá de especial.
Assista ao episódio, comente o que achou e avalie! Isso é importante demais :)
Neste episódio eu converso com Marcelo D2 e Nave, os criadores de um novo gênero musical, o Novo Samba Tradicional - que mistura elementos clássicos do samba com outros da música eletrônica contemporânea e está presente em "Iboru" e nos "Manual Prático do Novo Samba Tradicional".
Nessa nova estética o surdo deu lugar ao 808, o violão de 7 cordas ficou distorcido e diversos outros instrumentos sofreram alterações. Tudo isso fica evidente nas mixes que eles abrem pra gente com exclusividade.
O papo foi muito além disso e tenho certeza que todo fã de música vai aprender e se divertir muito.
Não deixe de seguir e avaliar o podcast. Ah, comente também!
A perseguição aos ritmos de origem periférica no Brasil não é novidade. No entanto, nos últimos anos, a criminalização do Funk e Trap no país tomou novas proporções. Diversos MCs foram detidos, alguns presos e o ataque a cultura de favela foi sistematizado.
Para discutir sobre o tema convidei a deputada do PSOL e Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Dani Monteiro, o professor e advogado criminalista responsável pelos casos Oruam e MC Poze, Fernando Henrique Cardoso, e a autora, mestra em comunicação e pesquisadora do funk, Tamiris Coutinho.
Ainda este ano, o projeto de lei 26/2025 - que recebeu a alcunha de Lei Anti Oruam - foi apresentado dia 21 de janeiro pela vereadora Amanda Vettorazzo (do União Brasil) e virou assunto no país inteiro por usar como protagonista da ação do rapper carioca.
Anchietx, Cupertino e Leo Guima saíram de São Gonçalo pra conquistar o mundo. Os Garotin são um encontro extraordinário, mágico, de outras vidas quem sabe. Aliás, o sobrenatural permeou boa parte da nossa conversa - seja sobre o que sentem com a música, o que ela representa e seu poder.
Mas é claro que também trocamos bastante sobre as referências de cada um, suas histórias, inspirações e muito mais - tudo isso em um episódio pra lá de especial, super animado e que com certeza vai te render boas risadas.
Se gostar do nosso papo não deixe de seguir o podcast, comentar e avaliar com cinco estrelas. Isso é muito importante!
Se quiser me acompanhar no Instagram siga @pietroreis
No tiktok idem @pietroreis
Tenho uma newsletter semanal, sabia? assine!
Ah, e uma playlist atualizada semanalmente com os principais lançamentos.
Cria de Sepetiba, o Xamã tem uma história digna de cinema, uma das suas grandes paixões. Com álbum recém lançado, o ator, cantor e compositor comenta sobre os bastidores de "FRAGMENTADO", mas também sobre diversos outros temas.
Falamos sobre referências na música e na sétima arte, sobre os traumas e perrengues que ele passou, sua ancestralidade indígena, sua relação com a cidade, saúde mental, e muito mais.
Esse é, sem dúvidas, um dos melhores episódios da temporada. Não deixe de seguir o podcast, avaliar e deixar um comentário. Isso ajuda demais!
Ah, e se quiser, me siga em @pietroreis que tem sempre conteúdos novos por lá ;)
Celebrando 10 anos de carreira e 1 ano de "Caju", álbum que mudou os caminhos da música brasileira, nada melhor que uma estreia entrevistando a Liniker sobre o disco, saúde mental, música pop, produção musical e suas diversas influências.
O papo foi gostoso, calmo e profundo - bom para ser escutado com calma. Deixe seu comentário sobre a entrevista, alguma obra dela ou o que mais preferir e não deixe de se inscrever e compartilhar!