Home
Categories
EXPLORE
Leisure
Society & Culture
True Crime
Business
History
Comedy
Health & Fitness
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts221/v4/e8/9f/ba/e89fba15-1266-9f83-b258-5295f983549f/mza_1798833212540986262.jpg/600x600bb.jpg
SBOPcast
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica
94 episodes
1 week ago
O podcast da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica
Show more...
Medicine
Health & Fitness
RSS
All content for SBOPcast is the property of Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
O podcast da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica
Show more...
Medicine
Health & Fitness
Episodes (20/94)
SBOPcast
94. Luz Vermelha e Miopia: O que o oftalmopediatra precisa saber sobre os novos estudos?

Sobre o Episódio
Neste episódio conversamos com a Dra Celia Nakanami sobre os estudos sobre o tratamento de miopia com luz vermelha. Ele tem benefícios em comparação com outros tratamentos? Já foi aprovado em algum local para o uso? Venha conferir suas perspectivas futuras e suas impressões sobre esta nova modalidade de tratamento para miopia.

Sobre a convidada:

Doutor e Mestre pela UNIFESP. Diploma em Community Eye Health pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Ex- Presidente da SBOP - 2009-2011. Chefe do Nucleo de Oftalmopediatria UNIFESP. Chefe do Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual UNIFESP


Material de Apoio:
SBOPCast 23 – Lentes Defocus e o controle da miopia: Quando e como usar?

Show more...
2 weeks ago
27 minutes

SBOPcast
93. O melhor do Subspecialty Day da WSPOS na ESCRS

Nossas convidadas de hoje, Dra Julia Rossetto e Dra Luisa Hopker vêm nos contar em primeira mão sobre o: WSPOS Subspecialty Day que ocorreu no ESCRS. O ESCRS WSPOS Subspecialty Day, realizado durante o Congresso ESCRS 2025 em Copenhague, é uma sessão especializada organizada pela World Society of Pediatric Ophthalmology and Strabismus que aborda temas avançados em oftalmologia pediátrica, especialmente catarata infantil e estrabismo. O evento oferece palestras, discussões e atualizações técnicas conduzidas por especialistas internacionais, sendo uma oportunidade valiosa para oftalmologistas que desejam aprofundar conhecimentos e práticas clínicas nas subáreas pediátricas, complementando o amplo programa do congresso principal.

Show more...
1 month ago
55 minutes

SBOPcast
92. Pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia: Como isso impacta na Oftalmopediatria?

Neste episódio a Dra Christiane Rolim conversa com nossa convidada Karine Duarte Bojikian sobre as pesquisas nas áreas de glaucoma e miopia.  A Dra Karine é professora Assistente de Oftalmologia na Universidade de Washington, em Seattle e nos traz vários insights muito enriquecedores que podem contribuir para a pratica do oftalmopediatra.

 
Material de apoio

Os artigos Citados no Episódio encontram-se nesta pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1rGdKNCBJDrIR5H-n283aPhr5GuGpfi-i?usp=sharing

Show more...
1 month ago
33 minutes

SBOPcast
91. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre anestesia pediátrica?

Neste episódio conversamos com a Dra Priscilla Maekawa sobre a anestesia pediátrica nas cirurgias oftalmológicas. O Hospital que você trabalha é seguro para as crianças que você opera? Quais são os critérios para a realização de uma anestesia pediátrica com segurança? Existe risco para as crianças na realização de múltiplos exames sob sedação? Como o oftalmologista pode contribuir na analgesia do pós operatório? Ouça essa conversa enriquecedora que traz vários aprendizados para a nossa prática como oftalmopediatras.

Show more...
1 month ago
34 minutes

SBOPcast
90. O cenário da Oftalmologia Pediátrica no Brasil

No episódio de hoje, entrevistamos a presidente do CBO, Dra. Wilma Lelis Barboza, em uma conversa enriquecedora sobre o cenário da oftalmologia pediátrica no Brasil. A Dra. Wilma compartilha um pouco sobre o início de sua carreira, novos projetos do CBO relacionados à saúde ocular na infância e como o CBO tem se estruturado para garantir um cuidado maior a todas as crianças pelo Brasil.

Material Suplementar

- Ep 4. Glaucoma Infantil: Dificuldades e possíveis soluções no acesso dos pacientes ao cuidado no SUS 

- Ep 9 Parceria CBO e SBOP: ações sociais, inovação e fortalecimento da oftalmologia pediátrica

Show more...
2 months ago
43 minutes

SBOPcast
89. Passagem de bastão: aprendizados e desafios para conduzir o SBOPCast

Neste episódio a Dra Christiane Rolim entrevista a Dra Julia Rossetto em um bate papo enriquecedor sobre os bastidores do SBOPCast, experiencias e novas perspectivas para o SBOPCast.

Material Suplementar:

Ep 38: Tudo sobre o SBOPCast – Entrevista com Dra Luisa Hopker

Ep 73: Bastidores, Ideias e Produção – Tudo O Que Acontece Antes de Chegar aos seus Ouvidos


Show more...
3 months ago
26 minutes

SBOPcast
88. Como Levar a Saúde Ocular para Todas as Crianças?

Hoje recebemos o Dr Marcos Ávila especialista em retina pela Harvard Medical School, professor Titular de Oftalmologia da FM/UFG 1997, Ex presidente da SBRV, Ex presidente do CBO. E também recebemos o Dr Lucas Zago que é especialista em retina pela EPM e Coordenador Médico do Programa Olhar para Todos.

No Episódio de hoje conhecemos os bastidores do Programa Olhar Para Todos: Um programa do Governo de Goiás que oferece atendimento oftalmológico gratuito a estudantes da rede pública estadual, incluindo exames, diagnóstico, entrega de óculos e encaminhamento para tratamentos, quando necessário. Já beneficiou mais de 20 mil alunos, visando melhorar o desempenho escolar e reduzir a evasão. A iniciativa, realizada em parceria com a UFG, SEDUC e OVG, pretende atender todos os mais de 495 mil estudantes até 2026.

Material Suplementar:

Livro: Saúde Ocular no SUS 

Vídeo sobre o projeto

Site do Projeto Olhar Para Todos

Detalhes sobre o Projeto:
O Projeto tem objetivo de promover saúde ocular gratuita aos estudantes, por meio de avaliação, diagnóstico, acompanhamento especializado e entrega gratuita de óculos.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), já atendeu 20.062 estudantes da rede pública estadual nos últimos 7 meses. O número corresponde a 64,1% dos alunos das escolas visitadas e que tiveram autorização dos pais/responsáveis.

O Olhar Para Todos, lançado em novembro de 2024, é considerado o maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Por meio de um consultório móvel, a ação disponibiliza oftalmopediatras e equipamentos de ponta nas escolas para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos e/ou encaminhamento, via regulação estadual, para acompanhamento ambulatorial ou cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa já esteve em 59 escolas da rede estadual de educação e encaminhou 1.201 estudantes para acompanhamento no Cerof/GO que oferece atendimento especializado em problemas oculares, como glaucoma, estrabismo, córnea, retina e outros. Dentre os estudantes atendidos 6.428 precisavam da prescrição de óculos, os quais foram ofertados pela OVG.

O objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes até 2026. A presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o alcance do programa Olhar Para Todos. “Não fazemos apenas o exame. Quem precisa de cirurgia também é atendido. “Fazemos isso para mostrar que não existe governo se não for para cuidar das pessoas”, afirmou.

Segundo dados do Governo de Goiás, programas de exames e doação de óculos podem reduzir em 12% a repetência e a evasão escolar. O Secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, enfatizou a importância do projeto. “O Olhar para Todos assegura que os estudantes tenham acesso a consultas oftalmológicas e tratamentos necessários, garantindo melhores condições para alcançar bons resultados acadêmicos”, acrescentou.

De acordo com o presidente do conselho administrativo do Cerof/UFG, Marcos Ávila, a iniciativa leva até a comunidade escolar consultórios modernos e completos, dispostos em ônibus, para oferecer atendimento de qualidade aos jovens pacientes. “Esse projeto é inovador em termos de diminuir a repetência, a evasão e tantos problemas que quem não enxerga enfrenta em uma sala de aula”, destacou.
 

Show more...
3 months ago
47 minutes

SBOPcast
87. Journal Club: Digital Screen Time and Myopia: A Systematic Review Meta-Analysis

Hoje recebemos a convidada Dra. Christiane Rolim de Moura que é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e possui residência médica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.  Atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da USP e realizou especializações no Setor de Glaucoma do Doheny Eye Institute, em Los Angeles, e no Children’s Hospital of Los Angeles. Atua como médica oftalmologista na Reitoria da UNIFESP e ocupa o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) na gestão 2023-2025.


Neste episódio a Dra Julia Rossetto e a Dra Christiane Rolim discutem sobre esta revisão sistemática e meta-análise de dose-resposta de 45 estudos envolvendo 335.524 indivíduos que revelou uma associação significativa de entre o tempo de tela e as chances de miopia. 


Também falamos sobre: o que é uma meta-análise e sua importância na pesquisa científica; os principais pontos que devemos observar ao ler uma meta-análise para avaliar a robustez de suas conclusões; uma explicação detalhada de como foi realizada a meta-análise em discussão.

Material Suplementar:

Ha A, Lee YJ, Lee M, Shim SR, Kim YK. Digital Screen Time and Myopia: A Systematic Review and Dose-Response Meta-Analysis. JAMA Netw Open. 2025 Feb 3;8(2):e2460026. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2024.60026. PMID: 39982728; PMCID: PMC11846013.


Gostou deste episódio? Ouça também:

#SBOPCAST EP 43 – Journal Club: Artigo PEDIG: atropina 0,01 não funciona para evitar progressão da miopia?  - 

Playlist Miopia 

Show more...
4 months ago
25 minutes

SBOPcast
86. Como tornar sua agenda organizada e produtiva?

No episódio de hoje “Como tornar sua agenda organizada e produtiva?”, a Dra. Júlia Rossetto recebe Márcia Campiolo: psicóloga, especializada em Gestão de Recursos Humanos e na área da Saúde, com mais de 30 anos de experiência na área de Gestão em  Oftalmologia. Gestora de Hospital dia Oftalmológico, palestrante e autora de livros na área com publicação nacional e internacional. Um dos seus livros é o Agenda Médica, Muito Além do Trivial que aborda a gestão da agenda de forma estratégica. Atuou também como: Ex diretora da SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia e da  LASOA-Latin Americam Society of Ophthalmic Administrators.

Nesta conversa enriquecedora, ela nos explica como organizar melhor a agenda médica, destacando a importância de treinar bem as secretárias na comunicação, dicas para oferecer horários aos pacientes, como lidar com consultórios muito movimentados, e como agir quando pacientes ou médicos se atrasam. Ela também compartilha várias dicas práticas para quem trabalha com oftalmopediatria, tudo para ajudar a deixar o atendimento mais eficiente e a agenda mais produtiva.

Gostou deste episódio? Ouça também:

SBOPCast Episódio 57: Como investir de forma segura e garantir sua aposentadoria?


SBOPCast Episódio 70: Como fazer seu consultório render mais e melhor?



Para mais informações sobre a convidada de hoje, acesse:
Site: Márcia Campiolo

Livros:

·        AGENDA MÉDICA: Muito além do trivial

·        Gestão do Consultório Médico - 2ª Edição

·        Medical Management Office: Developing and Managing Systems with High Quality Customer Service

Show more...
4 months ago
54 minutes

SBOPcast
85. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre reumatopediatria?

Neste episódio recebemos a convidada Dra. Adriana Maluf Elias, médica assistente da Unidade do Instituto da Criança do HCFMUSP e professora livre-docente da FMUSP, compartilha sua experiência em reumatopediatria, abordando os principais casos que encontra e o papel do oftalmologista no acompanhamento dessas doenças.

Conversamos sobre a importância de um raciocínio clínico cuidadoso para evitar exames desnecessários, os tratamentos e seus efeitos colaterais, além de destacar condições como Lúpus juvenil, síndrome de Sjögren, doença de Behçet, Espondiloartrites, Sarcoidose e Síndrome de Blau, enfatizando a colaboração entre reumatologistas e oftalmologistas para o manejo eficaz das manifestações oculares em crianças.

Material complementar

Se você gostou deste episódio, ouça também:

SBOPCAST Ep 11 – With an eye on treatment and monitoring Juvenile Idiopathic Arthritis related Uveitis Brazilian guideline. 

SBOPCAST Ep 52 – Como eu manejo uveítes em crianças?

Show more...
5 months ago
35 minutes

SBOPcast
84. Nova Declaração de Consenso de Miopia em 2025

Este episódio é baseado em um documento preliminar da WSPOS. Manteremos nossas plataformas digitais atualizadas com quaisquer alterações subsequentes.

Hoje vamos discutir um documento que está movimentando a comunidade científica: a nova Declaração de Consenso de Miopia 2025, ainda em construção pelo WSPOS. Para isso, recebemos uma colega oftalmologista que tem acompanhado de perto as evidências e atualizações Dra. Susana Knupp. Nesta conversa aprofundada sobre o controle da progressão da miopia discutimos desde os tratamentos que não funcionam até as terapias com maior evidência e segurança, como lentes com defocus periférico e o uso de atropina em doses específicas. 

Exploramos também a importância das intervenções comportamentais, como o aumento do tempo ao ar livre e a moderação do uso de telas, além de estratégias para orientar e acolher os pais sobre esses riscos. Falamos sobre os fatores de risco, exames para monitoramento, a necessidade de documentar a progressão antes do tratamento e as frequências ideais de acompanhamento. 

Por fim, refletimos sobre os vieses dos estudos atuais, novidades em pesquisas e como conduzir esses casos na prática clínica, oferecendo um panorama completo e atualizado para profissionais que atuam no manejo da miopia progressiva em crianças e adolescentes.

Materiais Complementares:

 

EP 23 – Lentes com defocus e o controle da miopia: quando e como usar

EP 43 – Journal Club: Artigo PEDIG: atropina 0,01 não funciona para evitar progressão da miopia? 

EP 44 – Hot topics do Sbopcast: Webinar sobre as lentes de controle da miopia

EP 46 – Além da Visão: Risco oculto das telas

EP 49 – Desmistificando a Ortoceratologia para correção e controle da Miopia

EP 50 – Luz Violeta reduz o aumento da miopia?  

Common Sense Media: Age-Based Media Reviews for Families | Common Sense Media

 

 

Show more...
5 months ago
43 minutes

SBOPcast
83. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre Infectopediatria?

No episódio de hoje, recebemos a Dra. Ana Luisa Opromolla Pacheco: pediatra e infectopediatra pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), mestre e doutoranda em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente ela também atua como professora de pediatria na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Neste enriquecedor episódio exploramos sobre como a infectopediatria e a oftalmopediatra se cruzam em diversas doenças que afetam as crianças.

Falamos sobre casos comuns e desafiadores, como toxoplasmose congênita, toxocaríase ocular, herpes neonatal, doença da arranhadura do gato e sífilis neonatal - doenças que exigem atenção especial e um olhar atento para sinais clínicos que podem fazer toda a diferença no diagnóstico e tratamento.

Um episódio rico em informações práticas e atualizadas, essencial para profissionais que buscam ampliar seu conhecimento e oferecer um cuidado mais integrado e eficaz às crianças.

Material Complementar:
Episódios citados:

Episódio 18: Como eu trato Toxoplasmose Congênita? 

Episódio 52: Como eu manejo Uveíte em Crianças? 


Fotos

  • Foto Toxocariase: 
  • Foto Herpes
  • Foto CMV
  • Foto Sifilis
  • Foto Tuberculose

 

Artigos complementares:

Puhakka L, Lappalainen M, Lönnqvist T, Niemensivu R, Lindahl P, Nieminen T, Seuri R, Nupponen I, Pati S, Boppana S, Saxen H. The Burden of Congenital Cytomegalovirus Infection: A Prospective Cohort Study of 20 000 Infants in Finland. J Pediatric Infect Dis Soc. 2019 Jul 1;8(3):205-212. doi: 10.1093/jpids/piy027. PMID: 29554325.

 

Capretti MG, Marsico C, Guidelli Guidi S, Ciardella A, Simonazzi G, Galletti S, Gabrielli L, Lazzarotto T, Faldella G. Neonatal and long-term ophthalmological findings in infants with symptomatic and asymptomatic congenital cytomegalovirus infection. J Clin Virol. 2017 Dec;97:59-63. doi: 10.1016/j.jcv.2017.11.001. Epub 2017 Nov 7. PMID: 29149633.

Show more...
6 months ago
49 minutes

SBOPcast
82. O que o Oftalmopediatra precisa saber: Exames de Imagem Oftalmológicos

Neste episódio recebemos a convidada Dra Norma Allemann que realizou Residência Médica, mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Chefe do setor de Ultrassom Ocular da UNIFESP e também possui experiência como visiting professor e adjunct professor no Department of Ophthalmology & Visual Sciences na University of Illinois em Chicago (EUA).

Neste episódio conversamos sobre exames de imagem oftalmológicos como ultrassom, biometria ultrassônica (UBM), OCT de câmara anterior, biometria óptica e como estes exames podem ser usados na propedêutica e diagnóstico de patologias de doenças oculares na infância.

Anexos:
Tabela de comprimento axial

Materiais complementares:

Artigo: 
Agarwal K, Vinekar A, Chandra P, Padhi TR, Nayak S, Jayanna S, Panchal B, Jalali S, Das T. Imaging the pediatric retina: An overview. Indian J Ophthalmol. 2021 Apr;69(4):812-823. doi: 10.4103/ijo.IJO_1917_20. PMID: 33727440; PMCID: PMC8012979.


Gostou deste episódio? Talvez você também goste dos seguintes episódios:

Ep 21 Desmistificando a Eletrofisiologia Pediátrica 

Ep 45 Inteligência Artificial e Oftalmologia: Como se preparar para o futuro?
 

Show more...
6 months ago
44 minutes

SBOPcast
81. O que o oftalmopediatra precisa saber sobre dermatopediatria?

Neste episódio, conversamos com a Dra. Simone Saintive, renomada Pediatra e Dermatologista, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRJ, e Chefe do Serviço de Dermatologia do IPPMG/UFRJ. A Dra. Simone Saintive nos guia através da fascinante interface entre a dermatopediatria e a oftalmopediatria, explorando como essas especialidades se cruzam no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças que afetam tanto a pele quanto os olhos. Descubra como a colaboração entre médicos pode mudar vidas e entenda melhor o papel crucial do oftalmologista nesse processo.

Materiais de apoio:
# Episódios Citados:

Ep 8: Como eu trato: Alergia Ocular na infância
Ep 24: Oftalmopediatria e Neuropediatria: Como podemos manejar melhor nossos pacientes em comum?
Ep 30: O que o oftalmopediatra precisa saber sobre autismo?
Ep 64: Desafios e dicas na avaliação de retina na criança: ROP e muito mais  

# Acervo de fotos citadas no episódio:
- Hemangioma Capilar
-
Xantogranuloma
- Incontinência Pigmentar
 

- Sturge Weber 
-
Esclerose Tuberosa
-
Neurofibromatose
-
Mamilações em íris
Nódulos de Lisch 

# Material complementar:
Artigo: The Interconnected World of Dermatology and Ophthalmology

Show more...
7 months ago
51 minutes

SBOPcast
80. Como comunicar más notícias?

Hoje, no nosso episódio, tivemos o prazer de conversar com duas convidadas incríveis:

  • Maria de Fátima Junqueira-Marinho, psicóloga, psicanalista, mestre em psicologia clínica pela PUC/Rio e doutora em saúde da criança e da mulher pelo IFF/Fiocruz. Ela é pesquisadora em Saúde Pública e tem se dedicado a temas como humanização da assistência, cuidados paliativos, manejo da dor, desenvolvimento infantil e a relação mãe-bebê.


  • Dra. Vivian Cirineu, médica e educadora parental em Educação Positiva, pós-graduada em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil. Com uma carreira destacada como anestesista pediátrica em hospitais de São Paulo, ela acumula mais de uma década de experiência.

Juntos, exploramos como lidar e comunicar notícias difíceis de maneira eficaz, aprimorando nossas habilidades para nos conectar mais profundamente com nossos pacientes e familiares.

Agora, vamos mergulhar no episódio de hoje!

Materiais de apoio

EP 39 – Como atender uma criança difícil?

Show more...
7 months ago
48 minutes

SBOPcast
79. Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual: Principais Desafios e Como Superá-los

Hoje, recebemos dois convidados incríveis no nosso podcast: Guilherme Bara e Dra. Ana Carolina Carneiro!

Guilherme Bara, com 47 anos, é cego desde os 15 anos devido à retinose pigmentar. Ele é um renomado consultor em diversidade e inclusão, tendo realizado mais de 600 apresentações para públicos variados. Com sua abordagem leve e respeitosa, Guilherme aprofunda temas sensíveis e relevantes, inspirando mudanças positivas.

Dra. Ana Carolina Carneiro, formada pela Unicamp e especializada na Unifesp em Oftalmologia Pediátrica e Visão Subnormal, está atualmente trabalhando em um projeto de doutorado inovador. Seu foco é implementar a telemedicina para o atendimento de crianças com baixa visão, revolucionando o cuidado médico com tecnologia.

Nesta conversa inspiradora e informativa, exploramos temas fundamentais como a inclusão de pessoas com deficiência, o papel crucial do oftalmologista no acolhimento desses pacientes e como as tecnologias digitais podem transformar a vida das crianças com deficiência visual. Se você está pronto para se aprofundar nesses assuntos importantes e entender melhor como podemos criar um mundo mais inclusivo, este episódio é imperdível!

Links Úteis:
·        TED TALK 

·        Guilherme Bara (@baraguilherme) • Fotos e vídeos do Instagram

·        EP26: Como manejo uma criança com baixa visão 

·        EP 69: Quais os direitos das crianças com deficiência visual e como orientá-las?

Show more...
8 months ago
42 minutes

SBOPcast
78. Dislexia e Visão: O Que Todo Oftalmologista Precisa Saber.

No episódio de hoje do nosso podcast, temos a honra de receber a Dra. Karina Weinmann, Neurologista da Infância e Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Com mais de 13 anos de experiência no atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes com Transtornos do Neurodesenvolvimento e de Aprendizagem, ela traz um olhar especializado e sensível para esse tema tão importante.

Nesta conversa imperdível, falamos sobre dislexia—como reconhecer os primeiros sinais, identificar esses pacientes no consultório e quais são as melhores abordagens terapêuticas. Se você quer entender mais sobre esse transtorno e como ajudar seus pacientes de forma eficaz, este episódio é para você!


MATERIAL SUPLEMENTAR

Links:

https://www.aao.org/education/clinical-statement/joint-statement-learning-disabilities-dyslexia-vis

https://aapos.org/glossary/learning-disabilities

https://sbop.com.br/medico/norma/nota-da-sociedade-brasileira-de-oftalmologia-pediatrica-sbop-sobre-terapias-e-reabilitacao-visual/


Episódio 55 

55. Como eu faço: Terapias Visuais

Artigos Dislexia:
https://drive.google.com/drive/folders/1IrsBFdpYNJJSllB9-lp9KitnUQwsGLlG?usp=sharing


Show more...
8 months ago
42 minutes

SBOPcast
77. Conjuntivites na Infância: Sintomas, Novos Tratamentos e Dicas Essenciais

No episódio de hoje, recebemos a Dra. Maria Emília Xavier, doutora em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), chefe do Setor de Córnea do Servidor SP-IAMSPE e preceptora na UNIFESP, para um bate-papo essencial sobre conjuntivites e infecções oculares. Conversamos sobre a oftalmia neonatal – o que é, como prevenir e qual o melhor tratamento –, além das conjuntivites virais: como identificar, quais as complicações e como manejar.

Se você quer entender melhor essas condições e como protegemos a saúde ocular desde os primeiros dias de vida, não perca esse episódio!

Material Suplementar: 

https://sbop.com.br/medico/norma/nota-da-sociedade-brasileira-de-oftalmologia-pediatrica-sbop-sobre-oftalmia-neonatal/


Ep 08 Como eu trato: alergia ocular na infância

https://open.spotify.com/episode/7ppesK6QpFe4xNtsbKVMvD?si=7Fs7-wsLST6cQ6SQExfSjA
 

Ep 61 Como eu trato: hordéolos de repetição

https://open.spotify.com/episode/47A8oQfKPlljQNzjqiKPNx?si=PZRXfomJSJCwttK5Din6LA

Fotos conjuntivites e artigo Herpes: https://drive.google.com/drive/folders/19n_1jo1VBiOSD9WpL8qD7WYOo6Tv2-XI?usp=sharing




Show more...
8 months ago
47 minutes

SBOPcast
76. Sinais de alarme da cefaleia e como conduzir a hipertensão intracraniana idiopática

No episódio de hoje recebemos Dr. Eduardo Jorge que é Médico neuropediatra, Doutor em Saúde da Criança pela Fiocruz e especialista em saúde digital e neurofisiologia.
Conversamos sobre sintomas e sinais de alerta nas cefaléias, definição e classificação da hipertensão intracraniana idiopática (HII), medicamentos e doenças sitêmicas associadas à HICC, quais exames solicitar, achados nos exames de imagem, tratamento e acompanhamento desses pacientes.


MATERIAL SUPLEMENTAR

Links:

https://eyewiki.org/Pseudotumor_Cerebri_(Idiopathic_Intracranial_Hypertension)

https://eyewiki.org/Papilledema#Disc_Appearance

https://radiopaedia.org/articles/idiopathic-intracranial-hypertension-1?lang=us


IOVS 2009 Follow-up of Mild Papilledema in Idiopathic Intracranial Hypertension with Optical Coherence Tomography
Gema Rebolleda (https://iovs.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2164818)


Show more...
9 months ago
45 minutes

SBOPcast
75. Estrabismo no dia a dia do Oftalmopediatra

https://www.e-inscricao.com/sbop/o-que-sabemos-sobre-o-manejo-da-miopia-em-2025
------


No episódio de hoje recebemos a Dra. Dayane Issaho, oftalmopediatra e especialista em estrabismo pela UNIFESP e UT Southwestern (Dallas, EUA). Com doutorado e pós-doutorado em Oftalmologia pela UNIFESP e atual presidente do Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE), a Dra. Dayane compartilha sua ampla experiência em um bate-papo cheio de informações valiosas.


Conversamos sobre como realizar o exame oftalmológico infantil, as diferenças entre pseudoestrabismo e estrabismo, os desvios oculares mais comuns no primeiro ano de vida e os principais sinais de alerta que devem ser observardos. Além disso, exploramos a abordagem e o manejo de condições como esotropia acomodativa e exotropia intermitente.

Este episódio está imperdível!


MATERIAL SUPLEMENTAR


Estudos:

Bifocais

  1. Can J Ophthalmol. 1984 Aug;19(5):220-3. Sensory outcome with nonsurgical management of esotropia with convergence excess (a high accommodative convergence/accommodation ratio) J A Pratt-Johnson, G Tillson (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/6478307/)
  2. JAAPOS. 1985 Nov-Dec;22(6):238-42. doi: 10.3928/0191-3913-19851101-09. The management of esotropia with high AC/A ratio (convergence excess) J A Pratt-Johnson, G Tillson (The management of esotropia with high AC/A ratio (convergence excess) - PubMed)

Manejo da Exotropia Intermitente

  1. Arq Bras Oftalmol, 2022. Management of Intermittent exotropia in childhood: current concepts of the literature and the experts. Hopker LM (https://www.scielo.br/j/abo/a/stNgM3n3dRMwK5n9FttscZh/). 

Lentes Negativas (overminus) para exotropia intermitente

  1. J Current Ophthalmol 2020. Non-Surgical Management Options of Intermittent Exotropia. A Literature Review. Samira H. (https://journals.lww.com/joco/fulltext/2020/32030/non_surgical_management_options_of_intermittent.1.aspx)
  2. Strabismus 2024. Divergence excess and basic exotropia types of intermittent exotropia: a major review. Part 2: non-surgical and surgical treatment options. (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09273972.2023.2291056.
  3. JAMA 2021. Overminus Lens Therapy for Children 3 to 10 Years of Age With Intermittent Exotropia. A Randomized Clinical Trial


Lentes Negativas (overminus) x indução de miopia

  1. Arch Ophthalmol. 1999. Does overcorrecting minus lens therapy for intermittent exotropia cause myopia? Kushner B (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10326961/)
  2. BJO 2022. Comparison of biometric and refractive changes in intermittent exotropia with and without overminus lens therapy. Magar JBA. (https://bjo.bmj.com/content/107/10/1526)
  3. JAMA 2021. Overminus Lens Therapy for Children 3 to 10 Years of Age With Intermittent Exotropia A Randomized Clinical Trial. Chen AM (https://jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/2777181)
Show more...
9 months ago
52 minutes

SBOPcast
O podcast da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica