Foram três anos e 113 episódios! Uma história linda. Com muita informação, entrevista e bastidores. Acima de tudo, um espaço único de conexão entre o mundo do beach tennis e o maravilhoso público que é apaixonado por esta modalidade incrível.
Neste episódio especial, apresentamos alguns dos momentos mais emblemáticos e emocionantes que ajudaram a construir a história do Saque na Cinco.
Mas agora começa uma nova etapa. Ou, por que não dizer, um novo set.
O podcast quinzenal em áudio a partir de agora fará uma pausa. Seguiremos ativos divulgando o universo do beach nas redes sociais e sempre em busca de novos conteúdos e produtos para manter viva essa conexão com o público mais engajado da história do esporte mundial!
Porém, este set maravilhoso e recheado de momentos emocionantes ao longo de três anos chega ao fim.
Aos ouvintes do Saque na Cinco, nosso mais sincero e emocionado obrigado pela audiência, apoio e parceria. Foram três anos muito especiais!
E agora… bora tomar uma água, porque logo vem aí um novo set!
Quais são as lesões mais comuns no beach tennis e como prevení-las? Como o esporte é viciante, muita gente acaba jogando até à exaustão. Se não houver um aquecimento ou um reforço muscular adequado, podem surgir lesões. Para falar sobre este tema, o Saque na Cinco ouve o fisioterapeuta Gustavo Portella, especialista na modalidade. Confira e siga as dicas para não se machucar na areia.
É possível jogar beach tennis de graça em quadras públicas? Sem dúvida. Mas, não é algo simples. O Saque na Cinco apresenta neste episódio o case da Praça da Encol, em Porto Alegre, e explica quais são os desafios e os segredos para se manter espaços de beach tennis gratuitos e abertos à comunidade.
Aos 18 anos e com um Mundial pela seleção brasileira no currículo, o garoto Felipe Loch vive uma nova fase, agora como parceiro de André Baran, número 1 do Brasil e lenda do beach tennis brasileiro. De volta ao top-10, o jovem atleta gaúcho concede entrevista exclusiva ao Saque na Cinco revelando os bastidores da formação da dupla e projetando as próximas metas ao lado de Baran.
O novo episódio do Saque na Cinco apresenta o beach tennis nos Estados Unidos. Em viagem para a cobertura do Mundial de Clubes, Rodrigo Oliveira conversou com brasileiros que moram no país e praticam o esporte. Da falta de equipamentos à dificuldade de encontrar quadras, eles analisam o que falta para a modalidade conquistar os americanos de vez.
Vem aí uma nova fase para o paranaense Miguel Peres, 24 anos. Já considerado uma das principais promessas do beach tennis do país, o atleta de Maringá não conseguiu se firmar com uma dupla e não atingiu os resultados esperados. Em entrevista ao Saque na Cinco, Miguel faz uma sincera autocrítica sobre os motivos que o fizeram ainda não ter decolado no ranking mundial. Porém, o atleta refletiu, mudou e tem planos ousados para estabelecer uma nova etapa a na carreira. E agora sob uma nova alcunha: o alquimista do beach tennis. Vem aí um novo Miguel?
O mundo do beach tennis foi sacudido com o repentino fim da dupla número 1 formada pelo brasileiro André Baran e o italiano Michele Capeletti. O Saque na Cinco desta semana traz informações sobre o motivo do rompimento das duas lendas em pleno auge, logo após atingirem o topo do ranking. Além disso, o episódio conta os bastidores da nova dupla 100% brasileira formada às pressas. Agora, Baran vai jogar com o jovem gaúcho Felipe Loch, de apenas 18 anos. Será que o torcedor brasileiro já pode esperar resultados competitivos?
Após um início com resultados ruins na temporada 2025, Gustavo Russo protagonizou uma façanha no último fim de semana, ao conquistar o Sand Series de Gran Canaria, um dos principais torneios do circuito, ao lado do parceiro, o italiano Gabriele Gini. Com o título, o maior da sua carreira, o paulista de 23 anos pulou da 27ª para a 11ª posição no ranking mundial, ficando às margens do top-10. Gustavo Russo é o convidado desta semana do Saque na Cinco.
O episódio de hoje apresenta dicas básicas, práticas e didáticas para atletas amadores, iniciantes e intermediários, aprimorarem o seu jogo. O convidado é o professor, atleta e influenciador de beach tennis Raphael Sant'Anna, que viralizou nas redes sociais com este tipo de conteúdo e já chegou a mais de 50 mil seguidores. Confere aí!
Valeu a pena! O brasileiro André Baran e o italiano Michelle Cappelletti conquistaram o Sand Series de São Paulo e retornaram ao topo do ranking mundial masculino, desbancando o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto. O Saque na Cinco repercute o resultado e a recuperação de Baran após a derrota com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2024, além de projetar como será a disputa pela liderança ao longo da temporada. Teremos uma nova era ou haverá um rodízio entre as duas melhores duplas?
Participam do episódio o técnico de Baran e Cappe, Alessandro Buccelli, o técnico da Seleção, Alex Mingozzi, a jornalista do Play BT, Jana Arouca, e o jornalista do BT Vid e da N Sports, Elimar Pereira.
Febre nos Estados Unidos, o pickleball é considerado um entrave para o crescimento do beach tennis em solo norte-americano. A novidade é que agora este novo esporte de raquete está chegando e crescendo com força no Brasil. Será que ele é uma ameaça ao BT? Este é o tema do episódio 103 do Saque na Cinco. Para responder esta pergunta, entrevistamos João Linhares, atleta profissional de beach tennis e de pickleball, e a professora Carol Buchmann, que dá aulas das duas modalidades. E aí, será que nós beachtennistas devemos temer o pickleball?
No futebol, a Argentina passou por cima do Brasil na última rodada das Eliminatórias. Mas e no beach tennis? Neste fim de semana, teve BT 50 em Buenos Aires. Será um sinal de que a terra de Maradona, Messi e Fito Paez está se rendendo às raquetes e às areias? O Saque na Cinco foi conferir. O episódio desta semana faz um balanço sobre o crescimento do BT no país vizinho.
O beach tennis está se tornando mais popular nos países de influência britânica? A Commonwealth é uma comunidade intergovernamental que reúne países com laços históricos e culturais com o Reino Unido, como a Austrália, e o ingresso do beach tennis nestas nações é muito importante para a modalidade conquistar o sonho de se tornar um esporte olímpico a partir dos Jogos de Brisbane 2032. Por este motivo, o Saque na Cinco conversa com o beachtennista britânico Chris Maguire, para entender se há potencial de beach tennis se desenvolver em solo britânico, e com o gaúcho Tuko Maia, um dos precursores do beach tennis na Austrália, para atualizar como estão as possibilidades de a modalidade ingressar no programa olímpico.
O Saque na Cinco chega ao histórico episódio número 100. Muito obrigado a todos os ouvintes e a toda comunidade do beach tennis pelo prestígio, confiança e carinho.
O convidado do centésimo programa é o italiano Alessandro Calbucci, 45 anos, tetracampeão mundial de duplas e tricampeão mundial por equipes. O lendário beachtenista destaca o início tardio na modalidade, aos 29 anos, relembra as históricas parcerias com Luca Meliconi, Marco Garavini e Michelle Cappelletti e destaca as suas relações com o futebol e com a filosofia, inclusive explicando como os ensinamentos do filósofo alemão Immanuel Kant o inspiram na definição das regras do Follow the Beach, circuito fundado pelo italiano no Brasil.
Por que eu jogo bem nos treinos e travo nos torneios? Por que a mão pesa nos 40 iguais? Boa parte dos beachtenistas amadores já fizeram essa pergunta. Para ajudar os ouvintes a lidarem com o nervosismo nas competições, o Saque na Cinco aborda este tema no âmbito do ensino, da ciência e da psicologia, ouvindo professores de beach tennis e uma psicóloga. Há ainda uma entrevista especial com Angela Dal Pos, autora do livro "O Segredo da Fênix", primeira bibliografia sobre o assunto.
Mais um talento de Ravenna, berço do beach tennis, desponta no cenário mundial. Em uma rápida ascensão, o jovem italiano Mattia Bazzi, 22 anos, chegou ao top-30 do mundo em 2024 e inicia a temporada 2025 como uma promessa a ser seguida. O garoto é a atração desta semana no Saque na Cinco. Confira!
O que vale mais a pena? Lutar pelo o sonho de ser um beachtenista profissional ou apostar na segurança de uma profissão tradicional? Como um atleta deve lidar com as incertezas de uma carreira no esporte? Este é um dos temas deste episódio, que explica ainda como é a pré-temporada de um beachtenista, repercute os resultados do BT 50 de Xangri-lá, e apresenta uma entrevista com Felipe Loch, projetando a nova dupla com o venezuelano Carlos Vigon.
O que podemos esperar da temporada 2025 de beach tennis? As mesmas duplas seguirão disputando o topo do ranking mundial? O ano será dominado por Baran/Cappe, Spoto/Gianotti, Rafa/Paty, Giulia/Ninny e Vitória/Sophia? Ou há duplas em ascensão que podem surpreender? E a dança das cadeiras? As novas duplas formadas podem “embaralhar” o circuito? Este é o tema do primeiro Saque na Cinco do ano, com a participação do narrador do Play BT, Fábio Salomão. O jornalista, que tem larga experiência na cobertura de futebol, Olimpíadas e outros eventos, conta ainda como o beach tennis o fez desistir da ideia de abandonar o jornalismo esportivo.
Quais foram as causas da derrota do Brasil para a Espanha na semifinal? Como a Seleção Brasileira conseguiu se remobilizar para conquistar o bronze? Entrevistas exclusivas com o técnico Alex Mingozzi e com o atleta André Baran. Depoimentos inéditos dos algozes espanhóis Ariadna Costa e Antomi Ramos. E entrevistas com os campeões mundiais, os italialianos Mattia Spoto, Michele Cappelletti, Giulia Gasparri e Ninny Valentini. São algumas das atrações do último episódio do Saque na Cinco do ano, que conta os bastidores da Copa do Mundo de Beach Tennis 2024, a partir da cobertura feita por Rodrigo Oliveira, diretamente de São Paulo.
No beach tennis, os jogos de duplas são muito mais populares do que os de simples, situação oposta à do tênis. Mas será que treinar simples não pode ajudar o atleta a evoluir em fundamentos importantes para o jogo nas duplas? Este é o tema do episódio desta semana do Saque na Cinco. O podcast apresenta ainda uma entrevista com o ex-atleta profissional Luiz Basile, 45 anos, multicampeão em torneios internacionais de simples e pioneiro da modalidade em Minas Gerais. E mais: por que a simples é mais popular no tênis do que no beach tennis? Este é um dos temas de um bate-papo com a tenista gaúcha Letícia Giudici, 31 anos, que já jogou contra Luísa Stefani, foi sparring da italiana Jasmine Paolini e hoje dá aulas de tênis e beach tennis em Porto Alegre. Confira o podcast e veja se não vale a pena treinar mais simples!