
Confira a minha Palestra Motivacional Informativa sobre a Educação Disruptiva e o que ela pode fazer por você e seu negócio para a UETV.
Disrupção é, entre os principais sinônimos: ruptura, rompimento, divisão, suspensão e descontinuação.
Disrupção é uma quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido.
Diz-se que algo é disruptivo quando interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal. Assim, o adjetivo pode ser utilizado para qualificar um defeito, um comportamento, uma ideia, etc.
Por isso, podemos encontrar Disrupção em diversas áreas, como Educação e mundo Business.
Também chamada de inovação disruptiva (ou mesmo disrupção tecnológica), é o fenômeno através do qual empresas se estabelecem no mercado oferecendo novas alternativas de produtos ou serviços. Essas inovações são geralmente mais baratas e costumam utilizar tecnologias novas para oferecer, de forma otimizada, serviços e produtos já comuns no mercado. Como exemplos de disrupção inovativa podemos citar o Netflix, Uber, Spotify, etc. Devido ao sucesso dessas e outras empresas, o conceito de disrupção inovativa tem ganhado bastante relevância na indústria de serviços. A expressão “disrupção inovativa” se deve ao fato de que esses novos métodos de oferta se afastam dos modelos estabelecidos no mercado.