
Depois da vitória acachapante e incontestável, em 1969, quando a vitória do Salgueiro beirou a unanimidade de público e crítica, em 1970, a meta era manter o nível, ratificar o bom momento da escola, e lutar pelo até então, inédito, bicampeonato.
Para aquele desfile, Pamplona apostou em uma ideiagenuinamente carioca, e, escolheu a mítica Praça Onze como tema (e não enredo, como o próprio fez questão de dizer) para o carnaval do nosso torrão amado.
Com essa temática, a intenção era de apresentarum desfile não cronológico, exaltando a relevância da praça, seus habitantes e a influência do lugar na cultura de toda a cidade.
O objetivo era reproduzir a praça como se fosse uma cópia cenográfica da original, e não dar ao desfile uma versão estilizada da mesma.
Um desfile inovador em conceito e formas, utilizando materiais alternativos para a confecção das alegorias, algo, até então, jamais empregado no Carnaval.
O Salgueiro foi a 7ª escola a se apresentar na Avenida Presidente Vargas, naquela madrugada de 9 de fevereiro de 1970.
Nesse 5º episódio, da terceira temporada doSalCast, você também poderá curtir, além do samba com o qual a escola desfilou, outras duas obras que concorreram com o samba campeão.
SalCast, o 1º podcast do mundo dedicadoexclusivamente a uma escola de samba!
Apresentação, Fred Pinheiro
Comentários, Marcelo Guireli