A menopausa pode trazer diversas alterações físicas e emocionais que afetam cada mulher de maneira diferente. Para complicar, seus sintomas variam e podem ser completamente distintos de pessoa para pessoa.
Neste episódio do Saúde Sem Tabu, Mariana Varella conversa com a dra. Larissa Gomes, endocrinologista e professora na USP, para entender como fica a vida da mulher na menopausa e por que ainda existe dificuldade em falar sobre o tema.
Conteúdo produzido em parceria com a Tena Brasil, líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Como a menopausa impacta a saúde mental?
Além do impacto emocional, a solidão está associada a efeitos adversos no corpo: aumenta o risco de doenças cardiovasculares, enfraquece o sistema imunológico, contribui para pressão alta e outras condições crônicas.
Neste episódio do Saúde Sem Tabu, Mariana Varella conversa com Rita Ferreira, psiquiatra, para entender por que a solidão tem se intensificado, como ela atua como um fator de risco para a saúde física e mental, e que caminhos podem ajudar a reconstruir conexões e promover bem-estar.
Conteúdo produzido em parceria com Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Solidão faz mal à saúde: entenda por que manter vínculos sociais é fundamental
Entenda como são feitos e para que servem os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico.
O assoalho pélvico é um grupo de músculos essencial para funções como continência urinária e fecal, sustentação dos órgãos internos e saúde sexual. Quando essa musculatura enfraquece, pode provocar problemas como incontinência, prolapso de órgãos e desconfortos que afetam diretamente a qualidade de vida.
Exercícios fisioterapêuticos específicos para essa região ajudam na prevenção e no tratamento dessas disfunções, sendo especialmente importantes no pós-parto, no envelhecimento e após cirurgias pélvicas.
Neste episódio, Mariana Varella e a fisioterapeuta Laura Della Negra explicam a importância desses exercícios, desmistificam o tema e mostram como o fortalecimento do assoalho pélvico pode – e deve – fazer parte do cuidado com a saúde de forma natural e acessível.
Conteúdo produzido em parceria com a Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Quais são os principais tipos de incontinência urinária?
A incontinência urinária masculina – caracterizada pela perda involuntária de urina – afeta profundamente a qualidade de vida, a autoestima e o bem-estar dos homens. Embora não seja rara, muitos ainda demoram a procurar ajuda médica, seja por vergonha, desinformação ou por acharem que é algo “normal” da idade.
Essa demora no diagnóstico atrasa o início do tratamento, o que pode agravar os sintomas e intensificar as consequências emocionais e sociais da condição.
Neste episódio, Mariana Varella e o dr. José Carlos Truzzi, urologista, reforçam a importância de falar sobre o tema – fundamental para promover saúde, acolhimento e qualidade de vida aos homens.
Conteúdo produzido em parceria com a TENA Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: A saúde dos homens está pior que a das mulheres? – Saúde Sem Tabu #36
O Ministério da Saúde anunciou a revisão das restrições de gênero em 271 procedimentos do SUS, com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas trans e travestis.
Na prática, isso significa que procedimentos antes restritos a um gênero específico – como os ginecológicos e urológicos – agora poderão ser realizados por todos que deles necessitem, independentemente da identidade de gênero.
Neste episódio, Mariana Varella e o ginecologista Dr. Sérgio Okano discutem a nova medida e a importância de um SUS que atenda a todas as pessoas. Além disso, esclarecem as principais dúvidas sobre os procedimentos disponíveis para pessoas trans na rede pública.
Conteúdo produzido em parceria com a Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Serviços de saúde voltados à população trans no Brasil
O Brasil é recordista em número de cirurgias íntimas femininas. Só em 2020, mais de 20 mil mulheres passaram por ninfoplastia ou labioplastia — procedimento realizado nos pequenos lábios da vulva —, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a ninfoplastia tem sido a cirurgia íntima mais realizada no país nos últimos anos. Mas também são comuns intervenções no clitóris, períneo, entrada da vagina e canal vaginal. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, essas cirurgias envolvem riscos e podem causar complicações.
Neste episódio, Mariana Varella e a dra. Priscila Matsuoka, uroginecologista, discutem os fatores sociais e culturais que levam milhares de mulheres a modificar seus órgãos genitais, além dos riscos e das indicações médicas para esse tipo de intervenção.
Quer entender as diferentes anatomias das vulvas e vaginas? Acesse o site: https://www.labialibrary.org.au/
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Quando a mulher envelhece: pressão estética e a busca por cirurgias íntimas
Movimentar o corpo é essencial para a saúde em todas as fases da vida. Mas muitas mulheres enfrentam um desafio pouco comentado: a incontinência urinária. O medo de vazamentos durante os exercícios pode afastar algumas delas da prática de atividade física.
Neste episódio, Mariana Varella e a fisioterapeuta Amanda Joseph desmistificam o tema, mostram que é possível – e recomendado – se exercitar mesmo com o diagnóstico de incontinência urinária, e reforçam a importância de buscar orientação médica.
Conteúdo produzido em parceria com a Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Com o acelerado envelhecimento da população, a demanda por cuidadores qualificados tem crescido significativamente, tornando essa profissão cada vez mais essencial no cenário da saúde e assistência social.
Neste episódio, Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, explora junto com Luana Otoni, enfermeira e doutoranda do Programa de Pós-graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), não apenas os desafios do dia a dia, como a sobrecarga emocional e física, mas também a falta de regulamentação da profissão e a escassez de oportunidades de capacitação para esses profissionais.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Cuidador, quem cuida da sua saúde mental?
Podemos entender muita coisa sobre a nossa saúde se soubermos interpretar bem os sinais do nosso corpo. A atenção à coloração da urina, por exemplo, pode ajudar na descoberta de alguns problemas de saúde como infecções urinárias e problemas nos rins. Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, e a dra. Maria Claudia Bicudo, urologista e chefe do Grupo de Disfunção Miccional da Disciplina de Urologia da FMABC, te auxiliam a interpretar os sinais. E, principalmente, te explicam quando é necessário ficar alerta.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Entenda por que você não deve segurar xixi
Em 12 anos, o Censo mostrou um aumento de 57% na população acima de 60 anos. Hoje, a expectativa de vida no Brasil já passa dos 76 anos.
Entretanto, como sociedade, ainda não sabemos lidar com uma população que envelhece a cada ano, o que torna comum que pessoas mais velhas se tornem solitárias e isoladas socialmente.
Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, conversa com a dra. Thaís Bento Lima da Silva, doutora e Mestra em Neurologia pela FMUSP, especialista em Neurociências pela FMABC e gerontóloga pela USP, para entender como a solidão pode afetar a saúde mental de quem já está na terceira idade.
Veja também: Depressão em idosos: fatores de risco, sintomas e tratamento
A gravidez é um período de grandes transformações, marcado por uma montanha-russa hormonal e por muitos conselhos, dicas e opiniões de amigos e familiares. Mas será que tudo o que ouvimos faz sentido?
Crenças populares, como a de que grávidas não podem comer peixe cru ou ter relações sexuais, são questionáveis. Assim como o comer por dois e a prática de atividade física.
Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, conversa com a dra. Thais Travassos, ginecologista e obstetra especialista em pré-natal e parto, para entender o que é verdade e o que é mito quando se trata de gravidez.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Fazer exercício físico na gravidez é seguro?
A hérnia de disco é uma condição clínica muito comum no Brasil: de acordo com dados do Ministério da Previdência Social, foi a principal causa de afastamento de trabalhadores no Brasil em 2023.
Se a hérnia de disco não for tratada adequadamente, pode resultar em complicações a longo prazo que incluem dor crônica, perda de mobilidade e, em casos extremos, a perda de controle sobre a bexiga e o intestino.
Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, conversa com o dr. Eduardo Iunes, médico neurocirurgião do Hospital Ortopédico AACD, para trazer algumas informações que talvez você não saiba sobre essa condição.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Cirurgia menos invasiva de hérnia permite alta no mesmo dia
É comum mulheres irem ao ginecologista com a suspeita de gravidez, só para descobrirem que estão passando pelos primeiros sintomas da perimenopausa, também chamada de climatério e pré-menopausa.
A perimenopausa, estágio anterior à menopausa propriamente dita, costuma ocorrer a partir dos 40 anos, e pode durar vários anos até a última menstruação.
Cada climatério é diferente e é comum que as mulheres se sintam isoladas e pouco compreendidas, mas há muitas maneiras de aliviar e reduzir os sintomas.
Para falar sobre isso, Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, entrevista a dra. Lígia Santos, ginecologista.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Viver com desequilíbrio hormonal pode levar a muito sofrimento, pois causa sintomas que afetam a saúde física e psíquica e a sexualidade.
No caso da queda de progesterona e estrogênio, que acontece na menopausa, os sintomas mais comuns são: alterações de humor, ondas de calor, ressecamento vaginal, alterações na libido, disfunções no sistema urinário e ganho de peso.
No caso da andropausa, ou da deficiência da testosterona nos homens, os sintomas associados são: depressão, baixa libido, impotência sexual, cansaço constante, perda de força e aumento da gordura corporal.
A reposição hormonal pode mudar a vida de pacientes com essas condições. No entanto, ainda há muita desinformação e dúvidas se ela é mesmo um tratamento recomendado para todos.
Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio, conversa com Luana Casari, médica endocrinologista.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Reposição hormonal: continuar ou descontinuar? | Artigo
Existe todo tipo de recomendações de "rotinas saudáveis", mas às vezes, acabamos adotando hábitos que pensamos serem saudáveis sem entender qual é a função deles para o nosso bem-estar.
Neste episódio do Saúde sem Tabu, Mariana Varella conversa com o dr. Arthur Geise, médico de família e professor de saúde populacional.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Ten Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Check-up médico: qual a eficácia e frequência ideal?
A vasectomia é uma cirurgia rápida e de baixa complexidade que é oferecida gratuitamente pelo SUS para homens a partir dos 21 anos. Ela pode ter até 99,9% de eficácia.
Apesar de ser simples na teoria, existem muitas informações contraditórias sobre esse procedimento.
Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio, conversa com Leonardo Seligra Lopes, urologista Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, professor da FMABC e especialista em disfunções sexuais e infertilidade.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Mudança na lei facilita acesso a laqueadura e vasectomia
A laqueadura é uma cirurgia simples e segura que impede a passagem dos óvulos para as tubas uterinas, sendo um método de esterilização permanente para as mulheres que não desejam mais engravidar.
É um dos métodos contraceptivos previstos na estratégia de planejamento familiar brasileiro e por isso é oferecida gratuitamente pelo SUS.
Mari Varella, editora-chefe do portal Drauzio, e a dra. Ana Lúcia BeltrAME, ginecologista obstetra e especialista em reprodução humana, tiram as principais dúvidas sobre laqueadura.
Conteúdo produzido em parceria com Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Mudança na lei facilita acesso a laqueadura e vasectomia
Existe tabu maior que a maternidade?
Todos têm um conselho ou uma opinião sobre como uma mãe perfeita deve se comportar. No entanto, no dia a dia as mães estão sozinhas, fazendo de tudo para tomar conta dos filhos, delas mesmas, dos afazeres domésticos e, na maior parte dos casos, conciliam todas essas tarefas com o trabalho fora de casa.
Mari Varella entrevista a psicanalista e escritora Elisama Santos para explicar mais sobre a falta de apoio na maternidade.
Conteúdo patrocinado pela marca TENA Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: A maternidade não é obrigação
O desequilíbrio hormonal que acontece durante o climatério e a menopausa pode trazer diversos desafios, como o aumento da irritabilidade, ansiedade e até episódios depressivos que podem ter impacto direto no padrão de sono.
Segundo dados do Instituto do Sono cerca 60% das pessoas que estão na menopausa tem ou já tiveram insônia. Para falar sobre o assunto, Mariana Varella entrevista a dra. Helena Hachul, ginecologista e chefe do setor Sono na Mulher, uma parceria da Unifesp e do Instituto do Sono.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Por que é importante ter uma rede de apoio na menopausa?
No Brasil, os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres, segundo o Ministério da Saúde.
E por que isso acontece?
Eles costumam dar menos atenção à prevenção e, como consequência, buscam menos os serviços de saúde. Isso resulta em diagnósticos e tratamentos tardios.
Para falar sobre os impactos dessa falta de cuidado, Mari Varella convida Drauzio Varella, médico e escritor.
E temos uma novidade: o Saúde sem Tabu agora é videocast! Além de escutar na sua plataforma de áudio favorita, você também pode assistir ao episódio no Youtube.
Conteúdo produzido em parceria com a marca Tena Brasil, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária.
Veja também: Saúde do homem: autocuidado vai além do exame de próstata