Conversei com a Carol Duarte sobre Saúde Mental das crianças e adolescentes. A Carol é formada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu e é Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade São Paulo. Durante a graduação atuou dentro da área organizacional, com recrutamento e seleção, treinamento e auxiliou na construção de cursos extracurriculares para psicólogos. Sempre teve interesse em atuar com crianças e aprendeu a importância da orientação parental nessa prática, sendo uma entusiasta em pesquisas nestas áreas. Atuou como Acompanhante terapêutica de crianças com desenvolvimento atípico. É participante de um projeto social para atendimento de mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade, atualmente atua majoritariamente na área clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos.
Nesse episódio entrevisto a Valeska Zanello, que possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC)/UnB, onde é orientadora de mestrado e doutorado. Ela coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental e Gênero" no CNPq, o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero (e interseccionalidades com raça e etnia). Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no período de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) da UnB.
Links úteis:
Entrevista o Renato, psicólogo formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em Psicologia Analítica Junguiana pelo Instituto Freedom, pesquisador do universo LGBTQIA+, com passagens e atuação na graduação em espaços como o Centro de Referência e Defesa da Diversidade e o Centro de Cidadania LGBTI. Atua como Psicólogo Clínico, tendo o público LGBTQIA+ como grande parte de sua demanda profissional. Realiza trabalhos paralelos e voluntariado na área da Psicologia Social/Comunitária.
Instagram profissional: @psicorenatokenji
Indicação livro: O Corpo da Roupa - Letícia Lanz. Editora Transgente.
Entrevista com a Letícia da Silva Moura, psicóloga no Ambulatório de Atendimento às Doenças Transmissíveis e Violência Sexual de Cubatão, mestranda em Ciências da Saúde pela Unifesp Baixada Santista, pesquisadora da temática Racismo e Saúde Mental da População Negra.
No dia 30/06 tive a oportunidade de conversar com minha amiga e socióloga Maitê Larsan sobre um tema importantíssimo na pandemia e no pós-pandemia: saúde mental e seus tabus.
Conversa imperdível com a psicóloga, psicanalista, sexóloga e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Se você não conseguiu acompanhar online, agora é a hora! Falamos sobre a importância de se debater saúde mental na cidade de São Paulo, sobre o fortalecimento do SUS na gestão da Marta (2001 a 2004), sobre o papel de outras políticas públicas na promoção do bem-estar e prevenção da saúde mental e ainda sobre saúde mental das mulheres e da população LGBTQIA+.
Hoje entrevisto a Thayna Meirelles, educadora e facilitadora especializada em Empatia e Comunicação Não Violenta (CNV). Além de principal ferramenta de atuação profissional, Thayna vivencia a CNV no seu dia-a-dia a partir da escolha de como quer construir seus relacionamentos e quer se relacionar com o mundo. Além de diversos cursos no Brasil, Thayna participou de duas Imersões Internacionais em CNV, programa oficial do Center for Nonviolent Communication (EUA) e fez um treinamento internacional em CNV voltada à Educação. Iniciou sua trajetória no desenvolvimento de Empatia e Abordagem Centrada na Pessoa em 2011, quando se tornou voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV). Mestra e Doutora pela USP; Gestora de conflitos pela plataforma Mediação Brasil; Facilitadora de processos circulares pela IZA-ADRS.
Instagram: @cnvkonekti
Site: www.cnvkonekti.com
Lourdes Balieiro é minha tia-prima, uma excelente advogada e mãe. Nesse vídeo ela compartilha um pouco de sua experiência com o transtorno afetivo bipolar (TAB), a partir da perspectiva de paciente e de familiar.
Entrevista com o Dr Paulo Saldiva que falamos de um assunto super importante: a saúde mental e a vida nas cidades.
Ele é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016.
Débora Gomes Medeiros é médica psiquiatra (HIAE) e tem como principal área de atuação os transtornos mentais associados ao uso do álcool e outras drogas. Pesquisadora - doutoranda - em Saúde Coletiva (Politica, planejamento e gestão em saúde), pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde investiga os riscos sociais e sanitários associados aos regimes de regulamentação e criminalização das drogas. Conselheira no Conselho Estadual de políticas sobre drogas do Estado de São Paulo (CONED - SP), desde 2017.
Link para o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas
Link para o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Denise Razzouk é médica psiquiatra pela FMUSP, com mestrado e doutorado pela UNIFESP, pós- doutorado (Capes) no King's College em Economia da Saúde. Pesquisadora e Professora Afiliada do Depto de Psiquiatria da Unifesp e Coordenadora do Centro de Economia da Saúde Mental, um centro de pesquisa voltado aos aspectos econômicos dos transtornos mentais e dos serviços de saúde mental.
Links:
CESM Unifesp
Livro Mental Health Economics
The Lancet Mental Health included in Sustainable Development Goals
Antonio Neto, presidente municipal do PDT-SP, recebe Barbara Panseri para debater um dos temas mais caros nessa quarentena, a saúde mental de brasileiros e brasileiras durante o isolamento pela covid-19.
Link original da transmissão
Lucia Rosenberg é psicoterapeuta, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Psicologia Analítica pela New School for Social Research. Com prática clínica e estudos na teoria de Carl Gustav Jung e James Hillman, coordena grupos de orientação de mães e workshops sobre o feminino. Autora de Cordão Mágico: histórias de mãe e filhos (Ofício das Palavras, 2009).
Link para o TEDx da Lucia
E para conhecer mais o livro da Lucia
Jornalista pós‐graduada em Comunicação Organizacional pela USP. Coordena projetos e estratégias de comunicação para empresas e instituições.
Instagram: Vivendo Um Dia Após O Outro
Prof Baitello é hipnólogo clínico, com mais de 9.000 pessoas já atendidas e mais de 2.000 hipnólogos formados. Ele é Diretor Clínico e criador da Rede Clínica da Hipnose, criador da técnica "Baitello de Hipnose Clínica- Solução de casos emocionais em 5 sessões". É mestre e doutor em Hipnose Clínica pela Academia Internacional de Hipnosis Clínica Y Experimental- Barcelona/ Espanha, membro da Associação dos Terapeutas do Brasil (Abrath), e psicanalista pelo Instituto Verde.
Artigo recomendado
Link de divulgação para curso
Laís é mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia na Universidade de São Paulo, com ênfase nas áreas de Análise do Comportamento e Violência contra a Mulher. Psicóloga graduada com Bacharelado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Ex vice-coordenadora da comissão Pode Contar! - Comissão de Combate a Violência de Gênero no Instituto de Psicologia da USP. Ex-estagiária no Escritório USP Mulheres vinculado a ONU Mulheres - Programa HeforShe. Iniciação cientifica na área de Economia Comportamental de agosto de 2013 até agosto de 2014 no Laboratório de Análise BioComportamental da USP.
Seguem as referências indicadas pela entrevistada: 1. American Psychiatry Association (2013) Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5a ed. Washington: American Psychiatric Association. 2. Pinheiro, R., & Mizael, T. (Orgs). (2019). Debates sobre o Feminismo e a Análise do Comportamento. Fortaleza, CE: Imagine. 3. Wagner, A. W., & Linehan, M. M. (1994). Relationship between childhood sexual abuse and topography of parasuicide among women with borderline personality disorder. Journal of Personality Disorders, 8(1), 1–9.
Nesse episódio, abordo um tema importantíssimo: a depressão, seus sintomas, tipos e os fatores que influenciam na sua ocorrência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,8% da população do país sofria de depressão em 2015, o que equivale a 11,5 milhões de brasileiros, percentual acima da média global, de 4,4%. Precisamos falar do tema sem tabu.
Link para a pesquisa da OMS 2017 citada
Link para o artigo da Universidade de Harvard 2019 citado
Link para a reportagem sobre Depressão e desigualdades no Brasil