
Em comemoração aos quatro anos do Estudo Nutrinet Brasil, o podcast Saúde É Pública inaugura uma minissérie para explorar todos os detalhes da pesquisa que vem acompanhando os hábitos alimentares de mais de 200 mil pessoas no País.
São três episódios sobre o maior estudo de coorte do Brasil sobre os padrões de alimentação e saúde da população brasileira. Na estreia, as pesquisadoras Renata Levy e Maria Alvim falam do propósito, do desenho e da dinâmica do estudo, além dos objetivos e dos desafios envolvendo estudos de coorte, como é o Nutrinet.
Estudos de coorte acompanham um grupo populacional ao longo do tempo, para avaliar a incidência de doenças no espaço temporal estudado. O Nutrinet vem contribuindo com conhecimentos valiosos para a ciência e para a implementação de políticas públicas em saúde.
O projeto é organizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), sob a coordenação de Carlos Augusto Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da FSP-USP e convidado do terceiro episódio da série.
O trabalho envolve pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer.
Os dados são coletados de forma totalmente online, por meio de questionários, em que os participantes respondem a perguntas sobre a sua situação de saúde e alimentação e outros fatores que podem influenciar o seu estado de saúde. O objetivo principal é identificar padrões de alimentação praticados pela população brasileira que protegem ou aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças do coração e vários tipos de câncer, além de contribuir para o aprimoramento de políticas públicas de promoção da saúde e de alimentação saudável para a população brasileira.
Para participar do Estudo NutriNet Brasil, é preciso residir no Brasil e ter idade mínima de 18 anos. A participação é voluntária e exige que a pessoa realize um cadastro simples no portal do estudo.
No próximo episódio da série, será abordada a classificação alimentar NOVA, que categorizou todos os alimentos de acordo com a natureza e a finalidade do seu processamento. A classificação, criada pelos pesquisadores do Nupens-USP, utiliza dados do Estudo Nutrinet.
Este episódio contou com a coordenação, roteiro e entrevista de Sylvia Miguel. Edição: Gabriel Eid. Artes: Felipe Velames
Acompanhe o site e as redes sociais da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Site: www.fsp.usp.br
Instagram: @fsp.usp
Facebook: @Saude.Publica.USP
LinkedIn: Faculdade de Saúde Pública da USP
Youtube: Faculdade de Saúde Pública da USP