Ao fim de muitas semanas, volto a este podcast. Fui convidado para ir até ao Fest, o festival que melhor me recebe em Portugal. E foram muitas e boas conversas com realizadores/realizadoras, coordenadores de intimidade e production designers:
1) Brillante Mendonza
2) Henrique Prudêncio
3)Katie Byron
4)Leonor Bettencourt
5) Helena Canhoto
6) Maria João
Neste episódi o, uma crónica sobre o mundo depois dos Óscares.
É fazer figas para que, no próximo dia 23, possamos ter outra vez um representante português nos Óscares. "Percebes" é pré-candidato à nomeação e não vai ter vida fácil para chegar à mais importante cerimónia norte-americana. Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, autoras do filme, explicam o que andaram fazer e o que lhes passa pela cabeça nestas horas finais.
Neste episódio faço uma reflexão sobre o ano cinéfilo de 2025 e o de 2024. Passo a bola para vocês, espectadores.
Neste episódio coloco de pé uma conversa que tive com Jonay Guerra, produtor executivo de um documentário sobre Pepe Mujica, o ex-presidente do Uruguai e uma das grandes referências na luta contra as desigualdades sociais e climáticas. O filme está disponível na Filmin para aluguer.
Neste episódio faço uma travessia pelo Porto, passando pelos Caminhos do Cinema Português e desaguando no que se tem escrito sobre os abusos e assédios na área da cultura.
Neste episódio partilho a conversa que tive, com mais dois colegas, com o realizador francês François Ozon. Trouxe até San Sebastián, na competição oficial, o filme "Quando o Outono Chega", drama que deixa de aconchegar a alma quando a dúvida se instala entre mãe e filha. É uma das grandes estreias da semana em Portugal.
Neste episódio fui olhar para algo que me assusta completamente: a Inteligência Artificial. Par me aclamar fiz umas perguntas ao editor do Shifter, João Ribeiro.
Neste episódio fui até a um jardim para fazer mais um diário de bordo dos últimos eventos ligados ao cinema, com a ajuda do meu filho e tudo. Voltarei à "programação normal" na próxima semana, mas entre a eleição de Trump, o menu vasto de filmes estreados em Portugal e a falta de comunicação da ministra da Cultura, senti que tinha muito para dizer.
Mais um diário de viagem, desta vez até Pombal, onde fui ser júri na terceira edição do HahaArt festival, evento exclusivamente dedicado aos filmes de comédia.
Neste episódio, sem direito a estrutura e a convidados especiais, dou-vos o meu feedback sobre o Tribeca Lisboa, um dos eventos mais criticados nos últimos dias. Será que funcionou? O que deveriam melhorar para 2025?
Neste episódio achei por bem sugerir alguns filmes sobre jornalismo ao primeiro-ministro. Mas o mais engraçado é ter descoberto que a série "Jornalistas", de 1999, não teve mais temporadas porque o Big Brother apareceu na TVI. Conversei com uma das guionistas originais da série. O entretenimento a destruir o jornalismo, quem diria. Onde é que isto já se viu?
Neste episódio vamos dos EUA até Espanha, passando pelas Ilhas Canárias, porque há um realizador português a apostar no seu cinema fantástico para trazer novas abordagens à sétima arte. Passou pelo Texas e agora anda pelo Sitges Fantastic Fest, em Espanha com o seu "Atom & Void", exercício empático sobre uma viagem de uma aranha real.
Neste episódio recebemos uma mensagem especial do júri de San Sebastián sobre a vitória de Laura Carreira naquele festival. Ainda fomos até Nova Iorque perceber como será o ciclo de cinema português num dos mais importantes museus do mundo: o MoMa.
Neste episódio, faço algo que ainda não tinha experimentado: falar sozinho para um microfone. Quis partilhar um pouco dos bastidores do meu trabalho jornalístico durante o Festival de San Sebastián que pode terminar com a coroação de um filme português.
Neste episódio olhamos para a inicativa da Associação Mutim, "Elas Fazem Filmes", vai mostrar vários filmes feitos por realizadoras ao longo dos anos. Começa hoje pelas 19h00 na Cinemateca e vai percorrer 14 cidades ao longo do ano. Falei com a presidente da Mutim, Paula Miranda, sobre o estado atual das mulheres no sector.
No 13º episódio fui falar com os diretores do Motelx, Pedro Souto e João Monteiro, que arrancam para a 18ª edição deste festival lisboeta. Muito cinema português, belas estreias internacionais e sessões surpresas na sala Rank do Cinema São Jorge. Só falta um responsável político aparecer, pela primeira vez, neste evento. Será medo de apanhar um susto?
Neste episódio olho para o sismo que fez tremer um bocadinho Portugal a semana passada. Calhou bem o tema já que a realizadora Rita Nunes está prestes a estrear o seu "Melhor dos Mundos", filme simulacro sobre um sismo semelhante ao de 1755.
Neste primeiro e único episódio de silly season vou olhar para uma estreia de setembro: o documentário "Maria" sobre a vida pessoal e carreira de Maria Cerqueira Gomes, apresentadora da TVI.
Temos sempre de dizer adeus. Gena Rowlands, um dos grandes nomes do cinema americano independente, deixou-nos esta semana aos 94 anos. Os seus dez filmes com o marido e realizador John Cassevetes imprimiram uma marca na genética da cena indie do outro lado do Atlântico. Mas quão influente pode ser uma atriz através do seu trabalho? Pedi ajuda para falar sobre a vida e obra de Rowlands à atriz Joana de Verona e ao jornalista e crítico Vasco Câmara.