Nos próximos dias 4 e 5 de julho do ano de 2025, ocorrerá, no Rio de Janeiro, Brasil, a 10º reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – o Banco dos BRICS. Logo em seguida, entre os dias 6 e 7, o arranjo multilateral BRICS+ também se reunirá para debater o seguinte tema: “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. A fim de discutir a ascensão do Sul Global no futuro/novo desenho da geopolítica, o RI & Prosa recebe Rafaela Mello, mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio e doutoranda pela Universidade de McMaster, no Canadá; e Murilo Rangel, Graduado em Relações Internacionais pela UFRJ, pesquisador Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e Relações Sul-Sul. O que será que vem por aí na nova conformação de forças na política internacional?
#MulheresnasRI #CPRI #RI #Diplomacia #Elasnadiplomacia #ElasNoMundo #DivulgacaoCientifica #BRICS #BRICS2025 #BRICSplus #Multilateralismo #GovernancaGlobal
Neste episódio conto um resumo sobre os últimos meses e como o podcast foi impactado pelo famoso "efeito borboleta" que rege a vida. Também dou algumas pistas sobre o novo formato deste podcast.
Sigo à disposição para trocar com pares por @raquelnomundo_ (instagram) e por email.
Neste episódio, conto (em primeira pessoa) sobre um momento muito importante na minha experiência com a pesquisa: quando fisguei o conceito de 'contestação' a partir da pesquisa na prática, durante a elaboração do Caderno para Entender o G20. Convido-lhes a refletir sobre caminhos possíveis na pesquisa e como aliar a teoria à prática.
Vamo falar?
Neste episódio, (re)apresento o DPE e finalmente me apresento. Dessa vez, seremos vocês, ouvintes, e eu! Apresento o Diplo de cara nova, a pesquisa que venho desenvolvendo no mestrado e a nova proposta ao programa. Um spoiler: pesquiso participação social no G20 a partir de uma ótica crítica ao desenvolvimento e do conceito de ‘contestação’ (Antje Wiener); e flerto com pesquisa de campo. Vem aqui, vamo falar? :)
Menções:
Rafaela Mello - sobre BRICS (*correção do audio: foi professora substituta, atualmente cursa pós-graduação no Canadá);
Olá!
Seja muito bem-vinda ao Diplo Por Elas Podcast. Aqui quem fala é Raquel Santos e eu venho lhe fazer um convite <3
Eu sou mestranda em Relações Internacionais e pesquiso práticas de contestação a modelos de desenvolvimento. No momento, estou conduzindo a minha dissertação no contexto da presidência brasileira do G20. E como boa rueira que sou, quero te convidar para fazer um mergulho no campo comigo.
Não, isso não é uma etnografia. Mas é um flerte constante com a antropologia do desenvolvimento.
Aqui, no Diplo, já fizemos giro de notícias, desabafos sobre carreira e, claro, ouvimos mulheres falando de suas pesquisas na área de Relações Internacionais. Tudo isso muito bem acompanhada por Rafa Ella Brites.
Agora, nessa nova sina, o diplo segue comigo, Raquel, falando sobre pesquisa em relações internacionais, metodologias qualitativas de pesquisa em ciências sociais aplicadas, trazendo, claro, vozes não somente de pesquisadoras, mas de agentes do campo.
E aí, vamo falar?
Tô lhe esperando.
Quanta força e voz intensa vivem debaixo dos véus? A suposta separação entre oriente e ocidente, entre homens e mulheres, entre civilização e barbárie é posta em cheque por perspectivas que se elaboram desde um tempo ainda não calculado entre as sociedades árabes e muçulmanas. No episódio de hoje, Mariana Costa, bacharela e mestranda em Relações Internacionais, nos leva para os ventos do feminismo islâmico – ou para movimentos de mulheres muçulmanas – a partir do qual miramos e refletimos sobre autonomia, conflito, gênero, raça, projetos nacionais e o que há de potente na intelectualiade de mulheres muçulmanas – onde a força e a voz intensa não vivem debaixo, senão ao lado e junto dos véus.
#FeminismoIslamico #Feminismos #FeminismosIslamicos #PolíticaInternacional #Diplomacia #MulheresNaDiplomacia #MulheresPodcasters #CienciaPolitica
Pode o direito ter o nosso corpo? Com Rebecca Magalhães e Tamires Eidelwein
Para qualificar nossa (ansiosa) espera pela nomeação de uma jurista negra ao Supremo Tribunal Federal neste ano de 2023, o Diplo Por Elas borra as fronteiras disciplinares e enseja um debate judicial: pode o direito ter o nosso corpo? Para tanto, recebemos neste episódio Rebecca Magalhães, advogada e cientista política, mestra e doutora em Ciência Política (Universidade Federal de Pernambuco) e Tamires Eidelwein, advogada, mestra em Antropologia (Universidade Federal do Piauí) e doutoranda em Direito (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Com Rebecca, aprendemos sobre a institucionalidade do STF e os cuidados necessários ao olhar para essa instituição bastante sui generis do nosso sistema judicial e político. Tamires nos conduz ao contexto andino e boliviano da constitucionalização da Pachamama, elaborando uma reflexão sobre a representatividade dos povos originários nas instituições bolivianas e de que maneira vislumbramos esse movimento em terras brasileiras. Um diálogo sobre silêncios, muitas vozes e urgências que dizem muito sobre o desenho do Brasil institucional e as profundidades do Brasil real.
#MulherNegraJa #STF #direito #representatividade #GeneroeRaca #pachamama
O que cabe no sonho de uma menina negra?
Caminhamos pelas águas de muito longe através das lentes e da voz de Tainah Pereira, bacharela em Relações Internacionais, mestra em Ciência Política e doutoranda em Economia Política Internacional, atualmente Coordenadora Política do movimento Mulheres Negras Decidem, com quem dialogamos (e replantamos nossa esperança) sobre i) reencontrar a si mesma através de intelectuais negras e da amefricanidade, ii) a campanha pela indicação de uma jurista negra ao Supremo Tribunal Federal e as repercussões, iii) o que está rolando nos BRICS e perspectivas de futuro da governança global, iv) sobre os acúmulos da intelectualidade negra do sul global acerca da política e do internacional no livro “Iselu Agbayê”, bem como v) sobre os caminhos e horizontes por onde Tainah, uma importante jovem liderança negra brasileira, deseja trilhar – além das questões conjunturais do Brasil, sempre muitas, intensas e instigantes.
Agradecemos imensamente à Tainah Pereira pela generosidade na troca e por estar na vanguarda de pautas cruciais e muito caras a nós e ao povo brasileiro.
#politicainternacional #mulheresnegrasdecidem #diplomacia #feminismos #Ministra NegraJa #brics #intelectuaisnegras
[Atenção: ao ouvir este episódio, você poderá morrer de amor]
Elas estão de volta – após um maremoto de mudanças.
O 9º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais provocou uma série de mudanças no campo das RI e possibilitou um monte de novidades para o DPE! No episódio de hoje, falamos um pouco dos acontecimentos marcantes do Congresso (com detalhes sobre os bastidores), de nossas carreiras, dos novos rumos do podcast.
De brinde, conseguimos uma curta entrevista com a Embaixadora Irene Vida Gala, presidente da AMDB.
Fica até o fim para não perder os conselhos de ouro que a embaixadora nos partilhou!
Agradecemos às professoras Paula Drummond, Marta Fernandez e Lara Selis pelo evento e por fazerem este episódio ser possível, além da ABDM pelo histórico trabalho que vem sendo levado a cabo ao longo dos últimos 10 anos, agora sob a liderança da Embaixadora Irene.
#politicainternacional #diplomacia #feminismos #mulheresnadiplomacia #mulheresnapolíticainternacional
As águas de março fecharam o verão e abriram o ano de 2023 com muita força: ação pelas águas é urgente!
No episódio de hoje, o Diplo Por Elas Podcast virou manancial de muitas reflexões e pautas do cenário internacional. Falamos sobre as agendas ONU sobre as águas, envolvendo o Tratado do Alto Mar e a primeira Conferência das Águas em mais de 40 anos; marcos importantes da pauta de gênero no Brasil, como os cinco anos do Caso Marielle e Anderson, a primeira Alta Representante para Temas de Gênero do Brasil e a quantidade de mulheres nomeadas em cargos estratégicos no governo Lula; a posição de Angola nas relações diplomáticas, através de uma fala significativa do presidente João Lourenço e a discussão do combate ao racismo no Brasil e no mundo.
E no nosso amado Fuxico, novidades representativas no âmbito do Itamaraty. Vale a pena conferir.
Referência Texto de Marielle Franco: FRANCO, Marielle. Mulher, negra, favelada e parlamentar: resistir é pleonasmo. In: O golpe na perspectiva de Gênero. Edufba, 2018, p. 117-126.
Acesse @mulheresdiplomatasbrasil para verificar a Nota 16-03/2023
Mais informações sobre o 9º encontro da ABRI (@oficial_abri): 25 a 27/07 na PUC Minas (ou virtual)
Encontro da Área temática de Gênero (@fgs_abri) da ABRI: 24/07 na PUC Minas
Grandes questões globais mobilizam nossos sentimentos, especialmente diante da violência, da catástrofe e da tragédia – mas também diante de um Brasil que se reconecta consigo mesmo!
No episódio de hoje, o Diplo Por Elas Podcast fala sobre o aniversário da Guerra na Ucrânia e as iniciativas do governo brasileiro de construção da paz; a intoxicação de meninas no Irã e os navios da marinha iraniana na costa do Brasil; a agenda de prevenção ao genocídio pela ONU que chega à Roraima e ao Rio de Janeiro ainda no primeiro semestre deste ano; a crise na Turquia e na Síria em função do terremoto e o Projeto de Lei sobre integração regional proposto pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).
Além disso, uma estreia! Apresentamos o Fuxico, momento em que comentamos assuntos internacionais importantes, relevantes – e até queridos – para nós. Na edição de hoje, conversamos sobre a variabilidade de gênero pelo mundo a partir de diferentes tradições.
O Diplo Por Elas Podcast está de volta!!! -- Tá passada?
Felizes que estamos, apresentamos nossa nova and maravilhosa voz: Rafa Ella Brites!
Também celebramos quatro grandes eventos de Janeiro de 2023: a posse da Secretária-Geral das Relações Exteriores, a Embaixadora Maria Laura da Rocha no dia 4 de janeiro de 2023; a agenda internacional do presidente Lula; o mês da visibilidade trans e a eleição de parlamentares LGBT+; e a criação dos ministérios da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.
Por fim, nossa humilde homenagem à mulher mais internacional e radical que já tivemos a honra de coexistir em época: Glória Maria.
Créditos: Trechos das cações 'O que se cala' de Elza Soares e 'Canção do Exílio' de Alcione.
Demorou, mas chegou!
Nosso segundo ep já está no ar e diferentemente do mês passado, vamos falar dos acontecimentos mais marcantes do mês de agosto, que foi nada menos do que uma avalanche de eventos importantes e os protagonistas da vez foram muitos: Rússia, Bielorrússia (ou Belarus, como preferir), Emirados Árabes Unidos, Mali… o Oriente, de forma geral roubou a cena da arena internacional! E, com base nesses acontecimentos todos, a gente resolveu fazer essa brincadeirinha com o título do EP: agosto de Deus. Porque realmente este mês foi babado!
Eaí, vamo com elas?
[ENGATOU!] A China entrou de vez na disputa hegemônica. Ela vem cada vez mais saindo de uma postura neutralidade e tanto tem tomado posições duras em resposta a ataques quanto tem sido ambiciosa em suas investidas próprias. Junto com ela, engata o #DiploPorElas: as baianas Raquel e Natália se apresentam, contam a história do pod e mais um combo de notícias sobre a China. É um mix de política internacional, diplomacia, feminismos e afins! E aí, vamo com elas?