
Seja bem-vinda/o ao Conversas do Ateliê!
Na mesa temos Bia Martins, Leopoldo Lusquino Filho, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. Neste episódio, conversamos sobre soberania digital.
A revolução digital foi o grande tópico das últimas décadas. Embora discutida enquanto conceito nos círculos técnicos e acadêmicos, a promessa de um mundo conectado e sem fronteiras se espalhou para o senso comum e marcou época. Contudo, desde o pico do seu otimismo, ela já causava controvérsias. De um lado, visionários celebravam o surgimento de uma nova esfera pública global. De outro, críticos alertavam para o surgimento de novas formas de controle e dependência.
Embora pareça, a princípio, prometer um mundo sem fronteiras, o espaço digital é marcado por concentração de poder e recursos, como todo espaço social. As chamadas “big techs” – Google e Amazon, por exemplo – concentram recursos de infraestrutura, dados e tecnologias, crescendo em poder e afetando diretamente sistemas políticos e a vida social ao largo. Diante disso, o debate sobre soberania digital ganha espaço. Sucintamente, podemos entender soberania digital como controle sobre ativos digitais, incluindo dados e estrutura operacional (datacenters e hardware no geral). Evocando o conceito de soberania das nações, o qual se refere ao governo autônomo de uma nação sobre seu próprio povo e território, a busca da soberania digital se consolida tanto em movimentos sociais que se opõem ao controle de grandes empresas de tecnologia, quanto em governos nacionalistas. Em comum está um olhar cético à dependência, velha companheira da sociedade brasileira, em relação a poderosos atores corporativos.
Hoje falaremos sobre a soberania digital no Brasil. Qual é nossa situação atual? Estamos caminhando em direção a uma soberania digital sustentável e firme? Ou estamos cada vez mais suscetíveis às influências externas?
Tópicos: Soberania Digital; Dependência; Tecnologia; Geopolítica.
Youtube: https://youtu.be/MnbnyyCQwVM
Spotify:
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!
Clique no link para apoiar o Ateliê de Humanidades nos regimes Padrão, Premium e Sócio-leitor e receba quinzenalmente uma conversa com um dedo de prosa, um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Você encontra as opções de apoio na página inicial do site, clicando em "Torne-se Sócio-Apoiador Aqui": https://ateliedehumanidades.com/