
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê!
Na mesa temos Marco Aurélio Nogueira, Elimar Pinheiro Nascimento, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a atual conjuntura política, inspirados por um texto de Elimar Pinheiro Nascimento (link abaixo). Segundo pesquisa do Datafolha divulgada no dia 14 de fevereiro de 2025, o índice de aprovação do governo Lula desabou para 24%, batendo recorde. Uma pesquisa do instituto Ipsos-Ipec, de 13 de março, aponta que 55% dos brasileiros desaprovam o governo. Apesar de margens de erro e eventuais distorções, não dá para negar a existência de problemas.
Entre os vários desafios, destaca-se o nó na comunicação, manifestado por exemplo no imbróglio acerca da taxação do Pix. Em um ecossistema de informação plural e infestado de notícias falsas e discursos inflamatórios, a capacidade de comunicação de grupos de direita se mostrou muitas vezes superior, senão nociva. No âmbito da política externa, há de se mencionar a contestada reeleição de Maduro na Venezuela que demandou posição firme do atual presidente brasileiro. Ao mesmo tempo, com duas guerras em andamento e a eleição de Donald Trump nos EUA, o Brasil se vê pressionado entre alianças comerciais com a América do Norte e a China e afetado pelas alterações nas cadeias de produção resultantes dos conflitos. Por fim, a economia, sempre um assunto delicado, tem se mostrado mais um aspecto vulnerável. Sim, houve crescimento macroeconômico indicado pelo PIB e queda do desemprego, além de aumento da renda média dos trabalhadores. Todavia, testemunhamos a disparada de preços de alguns bens de consumo como o café, que não resultam somente da desvalorização do real em relação ao dólar, mas também dos problemas climáticos crescentes e correntes. Ajunta-se aqui a difícil tarefa de implementar novas políticas sobre o imposto de renda, que nunca ajudou a aumentar a aprovação de governo algum.
Qual foi o saldo desses últimos dois anos? Como avaliar o momento atual? Se parece ser evidente que uma mudança é bem-vinda, a questão permanece: mudar como?
Tópicos: Política; Governo Lula; Economia; Democracia.
Youtube: https://youtu.be/F14VZOEx02s
Fontes:
"Mudar, é preciso" por Elimar Pinheiro Nascimento: https://revistasera.info/2025/03/mudar-e-preciso/
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!
Clique no link para apoiar o Ateliê de Humanidades nos regimes Padrão, Premium e Sócio-leitor e receba quinzenalmente uma conversa com um dedo de prosa, um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Você encontra as opções de apoio na página inicial do site, clicando em "Torne-se Sócio-Apoiador Aqui": https://ateliedehumanidades.com/