
Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê!
Na mesa temos Leopoldo Lusquino Filho, Bia Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. A Deepseek inc. foi fundada em 2023 na China, mas virou assunto nos últimos meses por se diferenciar dos demais modelos. Com custo menor, transparência e capacidades únicas, o DeepSeek impactou o mercado de investimento em datificação e IAs, além de colocar em questão o atual funcionamento de empresas como a OpenAI, responsável pelo conhecido ChatGPT. A DeepSeek publica seus métodos e disponibiliza seus modelos para pesquisadores, possibilitando sua replicação em menor escala em diversos lugares do mundo. Além disso, seus modelos parecem ser capazes de gerar respostas e resolver problemas complexos, com um processo parecido com o raciocínio humano que envolve um diálogo interno próprio. Isso tudo utilizando um hardware considerado ultrapassado em relação aos seus competidores em países europeus e anglo-saxões.
Conversamos sobre a DeepSeek, mas também sobre o cenário atual das inteligências artificiais. No Brasil, temos avançado na pesquisa em IAs sustentáveis e em tecnologias de detecção de conteúdos produzidos por IA. Todavia, estamos longe de algo parecido com soberania digital. Em contraste, pode-se pensar na China, país no qual o DeepSeek foi desenvolvido, onde há investimento pesado e contínuo na criação de novas tecnologias e técnicas em inteligência artificial. A complexificação das IAs coloca questões políticas e éticas: como lidar com os vieses muitas vezes imprevisíveis dessas tecnologias? Como abrir as “caixas-pretas” dos processos automatizados que parecem estar além dos limites da agência e do conhecimento humano?
Temas: Inteligência artificial; Tecnologia; Soberania digital; DeepSeek
Vamos conversar?
No Youtube: https://youtu.be/SXOE8X1n4yA
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!
Clique no link para apoiar o Ateliê de Humanidades nos regimes Padrão, Premium e Sócio-leitor e receba quinzenalmente uma conversa com um dedo de prosa, um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Você encontra as opções de apoio na página inicial do site, clicando em "Torne-se Sócio-Apoiador Aqui": https://ateliedehumanidades.com/
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!