O poder do aprendizado
1) Resolva a sua história como filho
As dores e feridas que ocultamos no coração torna a pessoa vulnerável para essa repetição de comportamentos. Quando se recusa a lidar com as dores da própria história percebe-se que aquilo que mais abominou na vida dos pais é o que vem se repetindo em sua vida. A pessoa fica refém da dor emocional provocadas pelas falhas paternas.
1) Ressignifique seu passado
Sem lidar com historia de vida de cada um, tratando as questões pendentes, vamos viver os sintomas de angústias, carências e desamparo. Não podemos mudar o que passou, mas daqui pra frente devemos e podemos mudar.
1) Saia da condição de vítima
Não precisamos viver como prisioneiros das falhas causadas pelos modelos de autoridade. Para lidar com essas questões de maneira restauradora,
Deixar pai e mãe é liberá-los das dividas das falhas na paternidade: dividas de afeto, proteção, segurança. Todas essas dividas ativas são como elos de uma corrente que aprisiona os filhos a condição de crianças feridas e rejeitadas.
A família é a escola do caráter, é nesse ambiente onde você é treinado para ser melhor, crescer, evoluir através de compromissos e também de sacrifícios.
É preciso assumir a nossa responsabilidade como agentes da mudança, conhecer a nossa historia de vida e também familiar. Identificar os males elaborar as perdas e abrir a vida para o tratamento.
É preciso humildade para viver a restauração, para reconhecer que precisa de ajuda. Somos chamados a um estado permanente de transformação, crescimento e desenvolvimento.
Como está sua vida interior ou sua saúde emocional vai determinar a forma como você enfrenta as provas da vida. E como você enfrenta as provas da vida vai determinar sua vitória ou seu fracasso. Nossa infraestrutura moral e de caráter precisa ser trabalhada, construindo alicerces. Essa é a Lei do Crescimento, quando pensamos em alicerces é necessário entender que também se cresce pra baixo. Em bases que ninguém está vendo. Não gostamos das provas, não entendemos o caráter pedagógico das provas. As provas fazem parte da nossa caminhada cristã.
Aqui começa o alinhamento das nossas motivações.
O conteúdo do nosso coração, nossas intenções e motivações tem um peso muito grande diante de Deus.
Apresentar- se a Deus nos leva a desistir de uma vida de aparências. Todo o nosso esforço carnal de querer apenas impressionar os homens nos desqualifica diante de Deus. Religiosidade é uma vida baseada na aparência, preso ao que os outros pensam.
Muitas vezes nos deixamos levar pelas aparências. Deus conhece nossas intenções e motivações mais profundas.
O conceito de APROVAÇÃO está relacionado as nossas motivações e escolhas;
Como está sua vida interior ou sua saúde emocional vai determinar a forma como você enfrenta as provas da vida.
E como você enfrenta as provas da vida vai determinar sua vitória ou seu fracasso. Aqui começamos e entender que as intenções mais intimas do nosso coração é tão ou mais importante do que o desempenho da tarefa.
A família é algo que Deus usa para se revelar, para se fazer conhecer. Todo mover de Deus, todo avivamento que encontramos tanto na Bíblia como na história, parece estar relacionado com restauração familiar. Pessoas que tiveram um relacionamento ruim com a figura paterna, vai transferir isso pra Deus. Vai ter dificuldade de ver Deus como um pai. Nossa comportamento familiar afeta diretamente a relação com Deus.
Os níveis mais intensos de batalha espiritual acontece no cenário familiar, nas relações e vínculos familiares. O verdadeiro fundamento de uma avivamento consistente é a reconciliação e a restauração familiar.
Muitos cristãos têm separado uma coisa da outra, achando que podem viver bem a sua fé em Deus, apesar de estarem maltratando a família; mas um assunto está profundamente ligado ao outro.
Existe muita gente hoje em dia nas igrejas que adora ao Senhor nos cultos, mas o negam com seus pecados familiares. Esta dicotomia em relação a fé e família nos tem roubado muito.
Tudo começa em casa, o milagre a intervenção. A família é a escola do caráter.
O primeiro milagre de Jesus foi em um casamento, transformando a água em vinho, nos mostrando que Ele pode transformar coisas comum em algo incomum.
Como psicólogo e terapeuta familiar eu posso te afirmar os casamentos estão doentes. Você pode dizer o meu não está. Mais um motivo para você ouvir essa palavra para aprender a conservar e investir em seu casamento.
Quanto mais investimos nessa restauração emocional do indivíduo, mais casamentos saudáveis e sarados nós teremos.
Minha ênfase está na relevância do nosso coração na relação com Deus e até mesmo com a qualidade de vida, ou a saúde emocional.
Aquilo que afeta ou atinge seu coração vai afetar suas atitudes.
Quero aqui poder construir esse entendimento, e defender essa tese da importância do nosso coração e a necessidade de guarda-lo.
Aprender é uma disposição do coração, e quando eu não tenho disposição de aprender eu não cresço, eu não mudo, eu permaneço o mesmo. No caminho do conhecimento de conhecer a Deus o aprendizado é fundamental.
As feridas no casamento, geram uma estrutura familiar frágil e os relacionamentos ficam superficiais. Existem muitas consequências negativas das feridas do casamento. Um casamento doente gera filhos feridos. As feridas no casamento, geram uma estrutura familiar frágil e os relacionamentos ficam superficiais. Existem muitas consequências negativas das feridas do casamento. Um casamento doente gera filhos feridos.
Cadê os pais é uma pergunta necessária para os tempos que vivemos hoje. A ausência do pai traz sérias consequências na vida dos filhos e no ambiente familiar. Cada pai precisa se posicionar para representar sua função e seu papel. Por isso nessa próxima edição, vamos falar sobre esse resgate da paternidade e como o pai pode se posicionar para ser presente na vida dos filhos.
Olhos de esperança nos move, nos faz avançar mesmo em meio as dificuldades. Olhos de esperança nos faz abrir um caminho em meio a tempestade. Olhos de esperança nos abre para a possibilidade de mudança e de transformação.
Quando temos olhos de esperança, superamos o desespero, o medo e o desânimo. E mesmo em meio a dificuldades avançamos em direção a um novo tempo e uma nova estação em nossas vidas.
Está na hora desafiar suas crenças, mudar suas lentes que te fazem enxergar de forma distorcida.
A esperança não é passiva, mas sim ativa. Quem tem esperança está sempre em movimento.
É nítido ver hoje a deficiência ou ausência de maturidade: Ex: Cristão que
estão a anos no contexto da igreja mas com a espiritualidade imatura.
Amadurecer é uma necessidade do ser humano, mas tornar-se maduro é uma
conquista é um processo. A idade cronológica nem sempre é sinal de
maturidade.
O crescimento emocional e a maturidade requer tempo, não se dá da noite
para o dia;
Cadê os pais é uma pergunta necessária para os tempos que vivemos hoje.
A ausência do pai traz sérias consequências na vida dos filhos e no ambiente familiar.
Cada pai precisa se posicionar para representar sua função e seu papel.
Por isso nessa próxima edição da escola de pais vamos falar sobre esse resgate da paternidade e como o pai pode se posicionar para ser presente na vida dos filhos.
Uma vida interior saudável é um alicerce, um fundamento para tudo aquilo que queremos construir. Existem muitas coisas que atingem e afetam o nosso coração de forma negativa que compromete a saúde emocional e por sua vez a qualidade de vida. Diante dos desafios da vida o que acontece dentro de você tem mais importância do que acontece fora de você. Não são os problemas, as situações difíceis, as pessoas, mas como está o seu interior, o seu coração.
Vivemos tempos difíceis onde a instabilidades e descontroles emocionais tem marcado a vida das pessoas nesse tempo. Nunca se viveu tão próximo do luto, tantas pessoas enlutadas, incertezas e inseguranças, medos, tudo isso repercute na alma, nas emoções, produzindo adoecimentos, gerando comportamentos e atitudes de descontrole e de instabilidade. Não podemos controlar os eventos e circunstancias da vida, mas podemos controlar nossas reações. Não é fácil, é uma tarefa difícil, mas que pode ser feita através das nossas escolhas e de nossos pensamentos. Reação é a palavra chave.
O casamento na essência deveria ser um lugar de aconchego, de proteção e segurança, porem a dura realidade de guerras, de conflitos.
É desafiador falar sobre o casamento pois é uma escola onde estamos sempre aprendendo. E quanto mais aberto estivermos para aprender e se desenvolver mais vai dar certo. E quando mais fechado estivermos para aprender e a crescer mais chance tem de dar errado.
Nessa palestra eu falo sobre os inimigos do casamento que são: áreas de trevas, passividade, religiosidade e falta de perdão.
Depressão, ansiedade, fobias, medo, pânico, transtornos emocionais instabilidades e descontroles tem marcado a vida das pessoas nesse tempo. Tudo isso repercute na alma, nas emoções, produzindo adoecimentos, gerando comportamentos e atitudes de descontrole e de instabilidade.
Não podemos controlar os eventos e circunstancias da vida, mas podemos controlar nossas reações, ATRAVÉS DA Gestão Emocional
Não é fácil, é uma tarefa difícil, mas que pode ser feita através das nossas escolhas e de nossos pensamentos. Reação é a palavra chave.