Os jornalistas Mário Vitor Santos e Regina Zappa recebem convidados especiais e analisam os principais fatos da conjuntura.
Na cobertura intensamente emocional e pouco esclarecedora da ocupação nas favelas do Alemão e Penha, o Jornal Nacional merece atenção especial. Também as pesquisas de opinião exercem forte impacto. Para falar a respeito, Regina Zappa e Mario Vitor recebem Eliara Santana, jornalista, doutora em Estudos linguísticos e pesquisadora do Observatório das Eleições.
Diante da operação policial mais letal jamais efetuada em favela no Rio de Janeiro, Mario Vitor e Regina Zappa convidam Itamar Silva, ativista social, militante do Movimento de Favelas do Rio de Janeiro, morador da favela Santa Marta para falar sobre o massacre no Complexo do Alemão e da Penha. Itamar foi diretor do Ibase e atualmente trabalha como pesquisador na Universidade da Cidadania da UFRJ.
Sábado passado, dia 25 de outubro, na Catedral da Sé, em São Paulo, durante ato em memória de Vladimir Herzog, a presidente do Supremo Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, pediu perdão pelos crimes da ditadura. Mario Vitor e Regina Zappa conversam com a jornalista Denise Assis sobre as implicações desse ato de coragem.
A Argentina vai às urnas neste domingo para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Para conversar sobre essa votação, que pode definir se o governo de Javier Milei afunda em agonia ainda maior, Regina Zappa e Mario Vitor recebem a correspondente do 247 no país, a jornalista Marcia Carmo.
Grande nome do jornalismo de humor, Apparício Torelly, o Barão de Itararé, ganhou um documentário-comédia que narra feitos e desfeitos do barão e do Brasil. Mario Vitor e Regina Zappa entrevistam os diretores Renato Terra e Arnaldo Branco do filme “O Brasil que não Houve - As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”. Apparício Torelly, também conhecido como Apporelly, comandava o jornal “A Manha”, uma publicação hilária que satirizava a imprensa, os costumes e os políticos, no estilo do Pasquim, Casseta & Planeta e Sensacionalista.
O contraste não se limita à cobertura desumanuzadora dos palestinos nos meios de comunicação. Há relatos de corpos devolvidos de palestinos torturados e executados quando em poder dos israelenses. Sobre isso, Regina Zappa e Mario Vitor conversam com Ualid Rabah, presidente da Fepal, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil.
Mario Vitor e Regina Zappa conversam com Lisi Proença, brasileira, ativista, uma das tripulantes e organizadoras da Flotilha Global Sumud, que se dirigia a Gaza e foi interceptada pelas forças israelenses. A Flotilha foi a maior ação civil internacional já organizada por mar em solidariedade ao povo palestino. Mario Vitor e Regina Zappa conversam com Lisi Proença, brasileira, ativista, uma das tripulantes e organizadoras da Flotilha Global Sumud, que se dirigia a Gaza e foi interceptada pelas forças israelenses. A Flotilha foi a maior ação civil internacional já organizada por mar em solidariedade ao povo palestino.
Para conversar sobre os impactos da inteligência artificial sobre o mercado de trabalho, Regina Zappa e Mario Vitor recebem o professor associado da Unifesp e colunista da Folha Álvaro Machado Dias. A conversa vai tratar também sobre como o Brasil deveria se inserir na cadeia internacional de inteligência artificial de modo a reforçar a soberania nacional.
Nossa companheira, jornalista Tereza Cruvinel, lança hoje o livro “Memória de um desafio: A guerra da TV pública e a criação do sistema EBC”, sobre o tempo em que implantou a Empresa Brasileira de Comunicação como sua primeira presidente e criou a TV Brasil. Mario Vitor e Regina Zappa convidam Tereza para falar do livro, que mistura memória, depoimento e reflexões sobre a mídia, democracia e televisão pública.
Nossa companheira, jornalista Tereza Cruvinel, lança hoje o livro “Memória de um desafio: A guerra da TV pública e a criação do sistema EBC”, sobre o tempo em que implantou a Empresa Brasileira de Comunicação como sua primeira presidente e criou a TV Brasil. Mario Vitor e Regina Zappa convidam Tereza para falar do livro, que mistura memória, depoimento e reflexões sobre a mídia, democracia e televisão pública.
A construção da usina hidroelétrica de Belo Monte, no Pará, deslocou populações da área do Rio Xingu na década passada. Regina Zappa e Mario Vitor conversam com Luciana Guarreschi, que está lançando Psicanálise nas Margens do Xingu, livro sobre os atendimentos a refugiados daquela região.
Tropas israelenses avançam por território palestino e um acordo de paz costurado pelos Estados Unidos parece distante. Enquanto isso, a Flotilha da Liberdade, um conjunto de 50 barcos que partiram de Barcelona com ajuda humanitária, segue em direção a Gaza, tentando chamar a atenção do mundo para a tragédia palestina. Mario Vitor e Regina Zappa entrevistam um dos integrantes da Flotilha, o brasileiro Miguel Viveiros de Castro, que está nesse momento cruzando os mares da Turquia e do Egito. Miguel falará direto do barco, se a frota não for atacada por Israel.
Num seminário ontem em Nova York, o presidente Lula afirmou que a esquerda fracassou e precisa se debruçar sobre o tema da ascensão do extremismo de direita. Para conversar sobre o tema, Regina Zappa e Mario Vitor conversam com Breno Altman, jornalista e fundador do site Opera Mundi.
Uma conversa com o historiador militar Manuel Domingos Neto sobre a repercussão entre os militares do julgamento que condenou, de forma inédita, três generais de Exército e um almirante de esquadra por participação na tentativa de derrubada violenta de abolição do estado de direito e golpe de Estado. No mesmo julgamento foram condenados à prisão também Jair Bolsonaro e outros acusados.
Os jornalistas Mário Vitor Santos e Regina Zappa recebem convidados especiais e analisam os principais fatos da conjuntura.
À medida que avança o julgamento do núcleo crucial da tentativa de golpe, que inclui o ex-presidente Bolsonaro, vamos chegando mais perto da condenação de Bolsonaro e dos generais? Para conversar sobre o andamento do julgamento pelo STF Mario Vitor e Regina Zappa convidam o advogado e cientista político Jorge Folena.
Os jornalistas Mário Vitor Santos e Regina Zappa recebem convidados especiais e analisam os principais fatos da conjuntura.
Regina Zappa e Mario Vitor conversam com o especialista em políticas públicas James Görgen sobre esse momento em que as big techs, que antes se apresentavam como portadoras de uma cultura democratizando transformaram-se em grandes monopólios a serviço da projeção de poder dos Estados Unidos, desconhecendo soberanias nacionais e querendo sua (falta de) leis em todo o planeta.
Às vésperas do início do julgamento do ex-presidente Bolsonaro muitas questões vêm à tona. Como foi possível o Bolsonarismo? Por que o Rio foi o berço do neofascismo? Mario Vitor e Regina Zappa recebem o antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, para conversar sobre esses e muitos outros temas ligados à democracia e segurança pública. Luiz Eduardo está lançando o livro “Escolha sua distopia”, pela editora Almedina.