A repórter Patrícia Campos Mello enfrenta constantes ataques nas redes sociais e no debate público – às vezes até do presidente da República. Neste episódio, que encerra a primeira temporada de 'Reflexo', ela fala sobre as estratégias que adota para continuar fazendo jornalismo profissional e de forma independente. E sobre como a onda de desinformação mudou seu jeito de apurar e produzir reportagens.
Grupos organizados para desinformar costumam ter como alvos preferenciais os discursos que defendem a representatividade nas diversas esferas de poder, da mídia à política. A jornalista Flávia Oliveira reflete sobre a dinâmica por trás desse movimento – e avalia os avanços e recuos nessa área, na sociedade brasileira, em perspectiva histórica.
O negacionismo em questões em ambientais é a variante original da epidemia de desinformação que vivemos hoje. Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima, reflete sobre como as informações falsas sobre aquecimento global, desmatamento e outros temas se inserem em uma disputa política cada vez mais acirrada no Brasil e no mundo.
A pandemia de covid-19 obrigou cientistas, médicos e jornalistas a trabalharem juntos. E quando o assunto é saúde, que mexe com nossos medos profundos de doença e morte, a boataria encontra terreno fértil. Neste episódio, a microbiologista e divulgadora científica Natalia Pasternak reflete sobre o que aprendemos e o que ainda podemos melhorar para combater a desinformação na fronteira entre a pesquisa de laboratório, o atendimento médico e o rumor das redes.
Como uma sociedade democrática pode chegar a pactos sobre conceitos básicos como mentira e verdade no debate público? Neste segundo episódio do ʽReflexoʼ, Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp, reflete sobre as ameaças que a desinformação em escala vem produzindo no Brasil. E afirma: "a solução é sempre mais democracia. Não menos".
Pós-verdade, fake news, desinformação. De 2016 para cá, essas palavras entraram de vez no debate público. Como o fazer jornalístico mudou nesse período? A jornalista Paula Cesarino Costa, que trabalhou na Folha de S.Paulo por mais de 30 anos, tendo sido Ombudsman de 2016 a 2019, reflete sobre o estado da desinformação hoje no Brail.
A primeira temporada do Reflexo tem oito episódios. Como se fosse uma coleção daquelas bonitonas de livro: oito episódios pra você ouvir, refletir e quem sabe ouvir de novo quando quiser voltar a pensar sobre os vários aspectos da desinformação no Brasil. Semanalmente, um novo convidado reflete com a gente.
As estratégias de combate ao coronavírus que precisam ser revistas e a evolução da pandemia fazem parte dos assuntos discutidos pelo ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele conversou no Verifica desta semana com a repórter Nathalia Afonso. No programa os jornalistas Natalia Leal e Gilberto Scofield Jr, diretores da Lupa, também analisam os boatos da semana, como a informação falsa de que a Universidade de São Paulo teria comprovado que pessoas em isolamento estariam mais vulneráveis ao vírus. Tem também a análise de uma montagem com uma série fotos retiradas do contexto original que associam doenças na pele ao uso das máscaras de proteção. O Lupa na Ciência destaca o alto preço pago pela Suécia ao não adotar o isolamento social e apostar na chamada imunidade por rebanho. E a boa notícia desta semana fica por conta da maratona de lives promovidas pela Lupa sobre os impactos da desinformação em diversas áreas.
O podcast Verifica tem produção de conteúdo da Agência Lupa. O roteiro e a edição são do Colmeia Podcast.
O 16º episódio desta série especial sobre o coronavírus traz um papo com o médico e cientista Drauzio Varella. Na entrevista à repórter Natália Afonso, ele avalia o andamento da crise sanitária e esclarece informações falsas em torno da Covid-19. Algumas delas envolvem as vacinas em teste no Brasil, como a associação com o uso de células de fetos abortados. Este e outros casos são destrinchados pelos diretores da Lupa Natália Leal e Gilberto Scofield Jr. Eles também detalham o novo aplicativo que facilita a visualização da pandemia e a percepção dos seus efeitos. O simulador foi criado pela Lupa com o apoio do Google.
Acesse o site da Lupa e leia mais conteúdos sobre fake news. O podcast Verifica tem produção de conteúdo da Agência Lupa. O roteiro e a edição são do Colmeia Podcast.
O cotonete usado no teste da Covid-19 ameaça o cérebro. O médico é obrigado a receitar hidroxocloroquina se o paciente pedir o remédio. Vitamina D ajuda prevenir mortes decorrentes do novo coronavírus. Esses três boatos propagados nas redes sociais são esclarecidos pelos diretores da Lupa Natália Leal e Gilberto Scofield Jr. Eles também traçam um balanço atualizado sobre as quatro candidatas a vacinas mais adiantadas, duas delas testadas no Brasil. O 15º episódio da série especial sobre o coronavírus traz ainda um papo com o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, além de sugestões de filmes, séries, livros, para enfrentar melhor esses dias difíceis.
Acesse o site da Lupa e leia mais conteúdos sobre fake news. O podcast Verifica tem produção de conteúdo da Agência Lupa. O roteiro e a edição são do Colmeia Podcast.
O episódio desta semana destaca os boatos que circulam na internet na semana em que o mundo registra mais de 13 milhões de infectados, com quase dois milhões só aqui no Brasil. Os negacionistas insistem em disseminar falsas informações como a de que médicos franceses protestam contra o golpe da Covid. Os diretores da Lupa, Natália Leal e Gilberto Scofield Jr também comentam sobre o polêmico remédio do ano: a hidroxicloroquina. Ainda na França, o boato da semana é de que autoridades francesas estariam sendo incriminadas por terem proibido medicamento no combate ao coronavírus. Tem ainda a informação falsa de que o presidente Bolsonaro teria anunciado que estava com a Covid para escapar de um depoimento à Polícia Federal. O quadro Lupa na Ciência esclarece a declaração da Organização Mundial da Saúde ao admitir a possibilidade de o coronavírus ser transmitido pelo ar. Vem também da OMS a boa notícia da semana. Uma iniciativa para ajudar mais de um bilhão de pessoas a largarem o cigarro, que aumenta o risco da Covid-19. A repórter Nathália Afonso conversa com o infectologista Álvaro Furtado do Hospital das Clínicas da USP sobre os testes e as vacinas nesta pandemia. E não faltam também as dicas de livros e filmes para enfrentar a quarentena.
Acesse o site da Lupa e leia mais conteúdos sobre fake news. O podcast Verifica tem produção de conteúdo da Agência Lupa. O roteiro e a edição são do Colmeia Podcast.
O cenário político segue na onda de boatos sobre a Covid-19. Na semana em que até o Presidente da República foi contaminado o que não falta é desinformação sobre a pandemia. Os diretores da Lupa, Gilberto Scofield Jr e Natália Leal comentam os últimos fatos disseminados na rede. Um deles é de que o Supremo Tribunal Federal tirou de Bolsonaro o controle das ações estratégicas de combate à doença. Já a Organização Mundial da Saúde foi alvo de uma notícia falsa que considera desnecessário o uso de máscaras por pessoas saudáveis. As curas milagrosas na internet também não param. Vão do velho e bom alho até quem diria... melão de São Caetano. No Lupa na Ciência, duas pesquisas que confirmam a resistência maior de crianças e adolescentes à Covid-19. E as dúvidas dos ouvintes e leitores da Lupa são esclarecidas pela repórter Nathália Afonso. Ela conversa esta semana com a professora da Universidade Federal Fluminense, Simone Rembold, que faz parte de um grupo de pesquisa sobre a Covid-19. O podcast também traz sempre uma boa notícia. Desta vez é uma campanha, organizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para arrecadar doações pra 50 indígenas.
Acesse o site da Lupa e leia mais conteúdos sobre fake news. O podcast Verifica tem produção de conteúdo da Agência Lupa. O roteiro e a edição são do Colmeia Podcast.