
A maioria dos Cristãos procura ler a Bíblia em busca de apoio para superar seus diversos desafios, e o principal desafio de todos é a ansiedade.
Lí recentemente uma mataria da Amazon, que divulgava dados sobre a passagem mais pesquisada e destacadas nos e-books do Kindle. E a passagem mais buscada e destacada da Bíblia Eletrônica do Kindle é aquela sobre como reduzir a ansiedade e confiar em Deus.
A passagem específica destacada na matéria é Filipenses 4: 6-7 (NTLH), que afirma:
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.
A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que o apóstolo Paulo escreveu a carta aos Filipenses enquanto estava na prisão. E vejam que interessante… O fato de Paulo ter sido capaz de manter cativa a ansiedade, ou seja, o fato de ele recusar ficar preocupado ou ansioso, mesmo durante sua própria prisão, torna esta passagem ainda mais encorajadora para todos nós.
Todos os grandes estudiosos e teólogos do planeta concordam que, embora possa parecer uma novidade ver escritores bíblicos e pregadores do mundo inteiro abordando como tema de seus sermões ou livros, as preocupações do mundo moderno, este assunto - ANSIEDADE - é atemporal e pode afetar qualquer pessoa.
Acredito que isso mostra como a vida costuma ser aterrorizante, principalmente quando estamos assumindo riscos ou sendo desafiados por uma crise. Uma vida vivida com base na fé, é composta do desafio constante de arriscar mais para nos tornarmos nós mesmos, diante de Deus.
Esse elemento de risco está embutido na carta de Paulo. As linhas antes e depois de Filipenses 4: 6-7 encorajam seus leitores a "alegrar-se no Senhor", mas também a praticar a gentileza, fazer sacrifícios pelos outros e focar em "tudo o que é verdadeiro" e "tudo o que é admirável".
Muitos cristãos pelo mundo, afirmam que costumam recorrer ao estudo desta passagem bíblica, para lidar com as pressões e ansiedade do dia a dia - e todos acreditam que, esta é uma passagem, particularmente, poderosa devido a sua complexidade.
As palavras de Paulo aos Filipenses, no capítulo 4 de sua carta, mostra o excesso de amor que Deus tem por nós e a confiança que devemos ter em Deus. Mas, em simultâneo, a passagem não simplifica a complexidade de como viver abundantemente esse amor ou confiança.
Vemos que Paulo não escreveu apenas “Não fiquem ansiosos”, mas sim “Não fiquem ansiosos por nada”. Esse desafio pode parecer opressor, mas continua oferecendo muitos recursos para alcançarmos a paz verdadeira, que excede a todo entendimento.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, podemos encontrar passos tangíveis e definitivos para alcançar esse conforto, através de orações e súplicas.
Todos podemos entender a sensação de que as circunstâncias estão fora de nosso controle, e muitas vezes essas são as coisas com que mais nos importamos. Mas esta passagem oferece muito conforto a todos nós, principalmente quando a lemos com bastante atenção e entendemos o que Paulo transmitiu como mensagem a igreja de Filipos, e que chegou até nós na atualidade.
Como cristãos, temos a fórmula para reconhecer [nossa ansiedade] e até mesmo implorar em nosso desespero para que Deus cuide de nossos problemas e sentir que não estamos sozinhos.