
Na bíblia vemos alguns personagens que foram descritos como amigos de Deus ou de Jesus...
Moisés, Abraão, Lázaro, todos foram descritos e considerados como amigos de Deus devido a sua obediência, por sua intencionalidade e por sua comunicação aberta e fluida com Ele.
E quando analiso estes exemplos, o melhor exemplo moderno que posso encontrar (e ele empalidece drasticamente em comparação) é o seguinte. Pensem que o presidente do Brasil, ou o rei de um país, é seu melhor amigo. Qual seria a aparência disso? Como melhor amigo, você trabalharia na campanha dele, promoveria suas ideias e agenda, teria acesso aberto a qualquer hora, para qualquer coisa. Itens de importância pessoal para você se tornariam importantes para o presidente, concorda?
Como se esperaria que o presidente (ou rei) tratasse seu melhor amigo?
Você seria sempre bem-vindo à casa do presidente, seria tratado com o mesmo nível de respeito e autoridade que o próprio presidente, talvez até recebesse uma posição de poder, autoridade e responsabilidade durante o mandato dele.
Jesus nos chamou para mais do que apenas servir. Como cristãos, parece que acreditamos que temos que ser apenas servos. O relacionamento servo / mestre não é o objetivo do Cristianismo, e não é o relacionamento que Cristo deseja ter com aqueles que são Seus. Cristo deseja um relacionamento íntimo e profundo. Ele quer falar conosco de forma clara e face à face.
Um servo não é privilegiado com os mesmos direitos, poderes e autoridade que o mestre. Um servo não tem o ouvido e a atenção do mestre. No entanto, um amigo íntimo sim. É a vontade de Deus que acessemos Seu poder.
Um servo serve por dever. Um amigo serve por devoção. Como amigos íntimos, devemos querer falar com Deus o tempo todo, falar sobre nossas vidas, nossas alegrias e mazelas. Devemos também querer espalhar a mensagem que fala sobre as vontades de Deus. Devemos querer compartilhar as ideias e a aplicação de vida que estão presentes em Sua Palavra.
Um servo nem sempre conhece todos os planos do mestre. Amigos íntimos, podem prever o plano porque sabem o que o outro pensa. É apenas através de comunicação constante que podemos conhecer alguém neste nível.
Muitas vezes reclamamos de não conhecer a vontade de Deus, mas a razão disso, é porque existe pecado em nossas vidas. O pecado sempre nos impedirá de ter uma comunicação aberta e livre com Deus. O pecado nos faz se esconder, e procurar ajuda de homens e não de Deus.
Jesus não quer servos, Ele deseja amizades íntimas. Jesus não quer apenas nossos pedidos quando precisamos, Ele quer uma comunicação regular, frequente e aberta. Ele deseja um relacionamento profundo, íntimo e mutuamente benéfico. A questão é que não temos nada a oferecer, nada a trazer para a mesa. Ele quer que aceitemos livremente o que é oferecido. Ele apenas nos quer, não como servos, mas como amigos íntimos.
Sem ter uma comunicação aberta e fluida com Ele, e sem intencionalidade de sermos amigos sinceros e leais d'Ele, continuaremos a viver momentos de muita dificuldade, sem esperança de que viveremos tempos de paz.
Que possamos ter Deus como nosso melhor amigo, pois este é o desejo d'Ele - ser nosso melhor amigo!