
A maioria de nós, que somos pais, concordamos que nossos filhos não querem esperar por nada. A última coisa que nossas crianças e adolescentes querem ouvir é o pai ou a mãe dizer: “Agora não”. Essas palavras parecem causar raiva, frustração e até desesperança.
E essa “doença” da espera acompanha a maioria de nós até a idade adulta. Podemos não reagir com as mesmas explosões emocionais que as crianças, (ou às vezes reagimos pior ), mas a maioria de nós ainda odeia esperar pelo que queremos.
Pior, em nossa sociedade moderna, isso só piora. Queremos que tudo seja feito rapidamente - e novos dispositivos surgem constantemente para atender a essas demandas e estimular nossa impaciência. Não estamos acostumados a esperar e, quanto mais nossa tecnologia atende aos nossos desejos imediatos, menos nos sentimos dispostos a esperar.
Esse é o nosso dilema como cristãos. Enquanto a sociedade faz todos os esforços para tornar nossa vida mais fácil e rápida, Deus trabalha em um cronograma muito diferente. Em Sua mente, não há nada de errado em esperar. Na verdade, esperar pode ser um bem positivo que Ele costuma usar para nos tornar mais semelhantes a seu Filho.
A história de Adão e Eva é uma história de rebelião contra Deus. Uma vez que acreditaram que Deus não tinha os melhores interesses em mente, eles decidiram ir em frente sem Deus e fazer o que queriam. Eles se tornaram, na verdade, seu "próprio deus".
Muitas vezes, isso é exatamente o que fazemos hoje, quando precisamos esperar. Quando Deus nos diz para esperar, não confiamos n'Ele, mas seguimos e encontramos maneiras próprias de realizar o que queremos que aconteça.
Essa tendência de empurrar Deus para o lado vai contra Seu plano para nós. Isso cria distância em nosso relacionamento com Ele. Isso nos causa problemas e traz dor.
De que adianta ganhar o mundo inteiro agora - tudo o que pensamos que queremos - e perder a intimidade de nossa alma com Deus ( Marcos 8:36 )?
Deus quer que aprendamos como segui-lo e rebaixar nosso ego exigente - para acalmar aquela criança que grita dentro de nós.
Uma das maneiras pelas quais ele nos ajuda a fazer isso é dizendo: "Espere". Esse estado de silêncio miserável, desconfortável e às vezes doloroso é uma das ferramentas mais poderosas de Deus para nos libertar.
Se estivermos dispostos a esperar o tempo de Deus… Tudo acontecerá de forma perfeita em nossas vidas.
Alguns dos maiores personagens da Bíblia - Abraão, José, Moisés, Davi - tiveram que esperar muitos anos pelas promessas de Deus. Tudo o que aconteceu nesse ínterim foi usado para prepará-los, tanto interna quanto externamente. Então, quando receberam o cumprimento de suas promessas, foram abençoados além da medida.
Portanto… Deus nos convida hoje a confiar em sua bondade e em sua fidelidade para o futuro. Ceder o controle a Ele é o caminho principal para experimentar seu amor e paz. Isso une nossos corações ao d'Ele. Cria um nível de maturidade e caráter que levaremos conosco para o futuro e nos permitirá desfrutar ainda mais Suas bênçãos futuras.
Você acredita? Então, espere em Deus e não deixe que as lágrimas causadas pela dor da espera, ofusquem a sua visão, pois tudo que Ele prometeu, Ele vai cumprir…
Deus nunca chega atrasado… Ele sempre chega no tempo certo!
No amor de Cristo…