
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela economia: a recém-aprovada reforma do Imposto de Renda deve impulsionar o PIB em até 0,6 ponto percentual no próximo ano, mas embute riscos fiscais. Segundo Silvia Matos, do FGV IBRE, a medida injetará mais de R$ 30 bilhões na economia e beneficiará 15 milhões de pessoas, mas a especialista alerta que o governo, embora acerte ao taxar os mais ricos, deveria usar o recurso para reduzir o déficit fiscal.
Na sequência, a política monetária: o Banco Central manteve a taxa Selic em 15%, o nível mais alto desde 2006, para conter a inflação, que permanece acima da meta. Para Mauro Rochlin, coordenador acadêmico da FGV, a postura do Copom é "excessivamente restritiva", pois encarece o crédito e desestimula o consumo e o investimento, freando o crescimento econômico do país.
E mais: os desafios do Brasil na COP30. O governo busca projetar o país como líder climático global durante a conferência em Belém, mas enfrenta obstáculos. Para Eduardo Viola, professor da FGV, o Brasil quer ser um "formulador das regras internacionais", mas uma contradição em sua política ambiental — que reduz o desmatamento enquanto libera a pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas — pode minar essa legitimidade.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, UOL, G1
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.