
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela segurança pública: as megaoperações policiais no Rio de Janeiro são comparadas a cenários de guerra e não resolvem o domínio do crime organizado nem garantem segurança duradoura. Para Rafael Alcadipani, professor da FGV EAESP, o que falta é uma política de segurança integrada que combine ações sociais, econômicas e repressivas para retomar os territórios. Ele avalia que as operações isoladas não surtirão efeito, pois o crime se tornou um meio de vida para muitas pessoas, e é preciso enfrentar essa dimensão econômica para alcançar uma mudança efetiva.
Na sequência, setor elétrico: o Brasil enfrenta um paradoxo energético. Durante o dia, há um excesso de produção, principalmente de energia solar, mas ao final da tarde e início da noite, quando o consumo aumenta, o sistema depende de usinas termelétricas, mais caras e poluentes, elevando o custo para o consumidor e o risco de apagões. Segundo Paulo Cunha, pesquisador da FGV Energia, a estrutura de produção foi construída com base em uma série de subsídios que, com o tempo, se tornaram permanentes, e a sociedade não teve a capacidade de suspender esses benefícios, que impactam diretamente a conta de luz.
E mais: as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O recente encontro entre os presidentes Lula e Trump é visto como um "reset" nas relações bilaterais, que, segundo analistas, viviam o pior momento em mais de 200 anos. Para Leonardo Paz, pesquisador do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da FGV, o discurso de otimismo do governo brasileiro sobre a proximidade de um acordo também possui um componente político voltado ao público interno, enviando uma mensagem a setores como o Centrão.
👉 Créditos jornalísticos: UOL News, O Globo online, Estadão
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.