
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela saúde pública: o Brasil se tornou o epicentro da desinformação antivacina na América Latina. Um estudo coordenado por pesquisadores da FGV aponta que o país concentra 40% de todo o conteúdo conspiratório da região, transformando o medo em um mercado lucrativo que ameaça a saúde pública. Segundo Ergon Cugler, pesquisador da FGV e coordenador do estudo, "a desinformação não é acaso, é um projeto daqueles que lucram com isso. (...) O antivacinismo virou um sistema de medo e lucro que mina a confiança social e fragiliza políticas públicas de saúde".
Na sequência, a geopolítica: cresce a tensão entre Estados Unidos e Venezuela. O governo americano admitiu operações secretas da CIA e estuda ataques por terra, intensificando a pressão militar sob o pretexto de uma operação contra o narcotráfico, mas com o objetivo de derrubar o governo de Nicolás Maduro. Para Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, a escalada revela uma divisão no governo dos EUA entre uma ala que prioriza a derrubada de Maduro, se preciso com força militar, e outra que defende a redução do engajamento militar americano no mundo.
E mais: finanças pessoais. Deixar dinheiro parado na conta-corrente pode reduzir o poder de compra em até 20% em um período de cinco anos devido à inflação. Segundo Myrian Lund, professora da FGV e especialista em finanças, no cenário atual do Brasil, ser conservador é a forma mais eficaz de ganhar dinheiro. Para ela, investimentos como CDBs com liquidez diária são excelentes para proteger o patrimônio e garantir ganhos reais acima da inflação.
👉 Créditos jornalísticos: ICL Notícias, Rádio CBN, Folha de S. Paulo
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.