
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela segurança pública: o comércio ilegal de cigarros no Brasil está diretamente ligado ao aumento da violência. Um estudo inédito da FGV em parceria com o Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade revela que o mercado ilícito, que corresponde a 32% dos cigarros em circulação, financia o crime organizado e as milícias com mais de R$ 10 bilhões por ano. Segundo Edson Vismona, presidente do Fórum, "nos locais onde existe o aumento do contrabando de cigarros, isso tem impacto também na ação mais violenta, porque as organizações criminosas se fortalecem".
Na sequência, o mercado financeiro: após o caso do Banco Master, o Banco Central estuda aumentar a transparência na remuneração de assessores financeiros pela venda de títulos como CDBs. A preocupação é com o conflito de interesses, já que comissões elevadas incentivaram a venda de produtos de alto risco, neutralizados pela garantia do FGC. Para Rafael Chaves, professor de Finanças da FGV EPGE, "não é correto que um banco que está com muito risco tenha esse risco eliminado da operação. Isso é negativo para o sistema como um todo".
E mais: a arte como alerta ambiental. A exposição "Adiar o Fim do Mundo", em cartaz na FGV Arte, reúne mais de cem obras para debater a relação entre ecologia, arte e filosofia. Com curadoria de Ailton Krenak e Paulo Herkenhoff, a mostra apresenta trabalhos que abordam desde o impacto da construção de rodovias em territórios Yanomami, retratado por Cláudia Andujar, até as consequências do desastre da barragem de Mariana, em obra de Luiz Zerbini.
👉 Créditos jornalísticos: Globo News, Folha de S.Paulo, Revista Veja Rio
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.