Neste primeiro episódio da segunda temporada do Radar Aespi, contamos com a participação das alunas Joana e Matilde, do 11.º F, que entrevistaram dois professores em momentos muito diferentes das suas carreiras: a professora Conceição, com uma longa experiência na nossa escola, e o professor Rodrigo, que acaba de iniciar o seu percurso profissional.
Entre ambos existe um hiato de 41 anos, que se traduz em visões contrastantes e, ao mesmo tempo, complementares aquilo que significa ensinar. Ao longo da conversa, refletiram sobre as razões que os levaram a escolher esta profissão, os desafios que enfrentam no dia a dia, as transformações no ensino ao longo do tempo e ainda o impacto das novas metodologias e recursos digitais, com especial destaque para a inteligência artificial.
Um episódio que cruza gerações, experiências e olhares distintos sobre a escola, o ensino e o futuro da educação.
Neste episódio fomos conhecer a Rita e o André, baixista e baterista, respetivamente da banda da Dom Martinho.
Foi uma conversa muito interessante que nos ajudou a conhecer melhor dois dos vários elementos que constituem a banda.
Nesta conversa ficamos a saber como funcionam os ensaios, os concertos, como se preparam e, acima de tudo, como conciliam com os estudos. Por último, a Rita e o André falaram-nos dos seus planos para o futuro e de que forma encaram a música e como esta influencia a sua forma de estar e de ser.
Este episódio foi pensado, criado e editado pela Diana, Yara, Joana, Matilde e Pedro. 10.º F.
Se gostaste, divulga junto dos teus amigos e subscreve para não perderes nada ;)
Neste episódio, fomos falar com a Professora Anabela Lopes sobre o projeto Promoção e Educação para a Saúde (PES).Primeiro, ficamos a saber quais os principais propósitos do projeto e como atua em contexto escolar. Percebemos de que forma o PES desempenha um papel essencial na formação integral dos alunos, contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social, e complementando o currículo escolar com ações educativas com carácter diferenciador. As atividades desenvolvidas pelo projeto incluem campanhas de sensibilização, sessões temáticas com especialistas, oficinas práticas e colaborações com professores, pais e clubes escolares. A articulação com alunos e professores é feita através de parcerias com diretores de turma, docentes voluntários e grupos de alunos interessados, promovendo uma dinâmica participativa e inclusiva. A professora destacou, ainda, que os alunos e a comunidade escolar podem participar mais ativamente propondo ideias, integrando grupos de trabalho e envolvendo-se nas diversas ações do projeto. O PES conta com vários parceiros externos, como centros de saúde, associações locais e entidades municipais, que contribuem para enriquecer e alargar o impacto das iniciativas.Entre os principais desafios enfrentados, Anabela Lopes mencionou a gestão do tempo dentro do horário escolar de cada docente, o envolvimento consistente de toda a comunidade educativa e a limitação de recursos humanos e materiais.
Neste episódio, com duas partes, fomos entrevistar João Conceição, aluno do 9.º ano que venceu um prémio nacional na área das Ciências e Tecnologias. O João, com a ajuda da Ana Huisman, coordenadora do clube "Ciência a todo o Vapor", explicou-nos em que consistiu este prémio e que projecto o levou à vitória.
Na segunda parte deste episódio, temos uma série de entrevistas levadas a cabo pelos alunos do 9.ºA, no âmbito da disciplina de Oficina Criativa, sob a orentação da professora Ana Matos, com o tema: " A Póvoa pela voz de ..."
No âmbito da Semana Azul, uma iniciativa conjunta doAgrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, Associação de Estudantes e Associação de Pais, para sensibilizar para a inclusão de todas as crianças e famílias, o nosso podcast recebeu a Equipa Multidisciplinar de Apoio àEducação Inclusiva (EMAEI).
Durante uma hora, aprofundamos o funcionamento desta equipa, as suas valências, desafios e constrangimentos, bem como o impacto do seu trabalho no dia a dia de alunos, professores e famílias.
Neste episódio fomos conversar com Rui Fazenda e Nuno Santos sobre o programa Erasmus. O Rui e o Nuno ajudaram-nos a compreender melhor as diferentes dinâmicas que estão na base deste projeto europeu que, além de outras valências, proporciona todos os anos oportunidades de internacionalização a alunos e professores.
Afinal em que consiste o programa, quais os seus objetivos e que tipos de mobilidade existem, foram algumas das perguntas colocadas aos nossos convidados. Por último, e depois de explicarem o processo de seleção e de quais os impactos escolares deste tipo de iniciativas, o Rui e o Nuno foram desafiados a refletir connosco sobre quais os maiores desafios que encontram na gestão deste projeto. Terminamos, como sempre, com algumas sugestões dos convidados.
Sugestão de série:
Baseado na obra hománima de Hilary Mantel
Sensivelmente daqui a um mês (fevereiro de 2025), fará um ano da tomada de posse da nova direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa - APEE-PSI.
Assim, decidimos ser uma boa oportunidade para ir conhecer o funcionamento e dinâmicas desta esfera importante da comunidade educativa do nosso agrupamento. Para tal, fomos entrevistar Cláudia Camacho e Dina Nogueira,respetivamente a presidente e vice-presidente da APEE-PSI.
Nesta conversa, foi-nos possível conhecer quais as motivações para ocupar este tipo de cargos de cariz meramente voluntário, quais as principais funções da Associação, relação com a escola, iniciativas e projetos que já levaram a cabo e quais os que se perspetivam para o futuro.
Pelo meio ainda foi possível abordar a temática das greves e demais reivindicações de docentes e não docentes e qual a posição da associação perante as mesmas.
Terminamos com os desafios que se avizinham e de que forma o associativismo pode ajudar a melhorar a vida da nossa comunidade educativa.
Sugestão de leitura:
Poema Ecológico de Júlio Roberto e Chefe Seattle
Chegados ao sexto episódio, entrevistamos Pedro Ferreira, professor de História e atualmente a exercer o cargo de diretor do AE da Póvoa de Santa Iria.
No decorrer da conversa, pudemos ficar a saber com mais detalhe quais são, na verdade, as principais funções de diretor de um estabelecimento escolar e quem as pode exercer. Que tipo de decisões o recaem sobre a pessoa que ocupa este cargo e como este se articula com os restantes órgãos de gestão, nomeadamente para com o Conselho Pedagógico.
A propósito do atual modelo de gestão escolar, o convidado deu a sua opinião sobre a possibilidade da criação de uma carreira própria para este tipo de cargos, assim como outras sugestões para promover um melhor desempenho de certos cargos na escola.
Sugestão do convidado:
Neste 5.º episódio demos a vóz a quem realmente importa - os alunos - assim, fomos ao encontro da Francisca Fernandes e da Joana Ramalho, presidente e vice presidente, respetivamente, da Associação de estudantes da escola Dom Martinho Vaz de Castelo Branco.
Estas nossas convidadas partilharam connosco as suas motivações para apresentarem a sua candidatura à associação de estudantes e o que é que esta pode fazer pelos alunos, quais são as principais dificuldades ou problemas que os alunos identificam na escola e falamos, ainda, sobre a relação das novas gerações com a política e qual a importância que atribuem à escola.
Desfrutem e até breve!
Sugestões das convidadas:
Francisca: Star Wars
Joana: A mini poetisa
No nosso 4.º episódio falamos osbre o órgão mais importante das escolas - o Conselho Geral. Assim, estivemos à conversa com Teresa Soares, professora de Geografia e atualmente presidente desse órgão do nosso agrupamento de escolas. Conversa muito útil para se perceber as dinâmicas escolares na sua vertente mais estratégica e de como são tomadas decisões com a maior respresentativade possivel de toda a comunidade educativa.
Esperemos que gostem! 😊
Sugestão da convidada:
O AE Póvoa de Santa Iria tem uma nova oferta educativa: um curso de artes. Foi a propósito disso mesmo que uma interessante conversa se proporcionou. Falamos sobre a relevância e o papel da arte no ensino e que ferramentas pode oferecer aos alunos; o aguçar do espírito crítico, a imaginação e criatividade, o sentido e a noção do estético e promoção de atitudes disruptivas e inovadoras face aos padrões convencionais de representações do belo. A articulação com as entidades parceiras, a ação da IA e o papel das galerias na definição e redefinição de conceitos estéticos, não foram esquecidos.
Sugestões dos convidados:
O Senhor do Seu Umbigo de Sandra Cabral Santos e Ilustração de Ana Sofia Ambrósio
https://www.wook.pt/livro/o-senhor-do-seu-umbigo-sandra-cabral-santos/30084828?srsltid=AfmBOooUy4O6UUKURiEkDYHmlVMy3yxtrQWd-f1XbxyMCS2hXgfxDlYg Exposição de tapeçarias de Portalegre na Cordoaria Nacional
https://chmagazine.pt/cordoaria-nacional-acolhe-exposicao-de-tapecarias-de-portalegre/
Lisboa Art Weekend
https://www.lisbonartweekend.com/
Pela primeira vez em Portugal, duas obras do mestre do Renascimento Piero della Francesca
http://museudearteantiga.pt/exposicoes/piero-della-francesca
E porque as boas coisas só o são quando partilhadas, apresento-vos duas vozes que, estou certo, contribuirão de forma decisiva para o crescimento deste projeto.
Neste segundo episódio, estivemos à conversa com António Quaresma, professor de Educação Física e coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria.
Foi precisamente sobre a temática do Desporto Escolar, que nos debruçamos durante meia hora.
Foram várias as temáticas: desde a organização e dinâmica desta valência escolar, aos problemas de motricidade das novas gerações até aos desafios que nos aguardam, não esquecendo a relação umbilical que se pretende aprofundar com toda a comunidade educativa. No final, apenas uma certeza: o desporto escolar é, por excelência, uma forma de inclusão social ímpar e onde valores como o da competição saudável, solidariedade ou sentido de justiça - não são, de todo, alheios à prática desportiva.
Esperamos que gostem!
Livro recomendado: Porque os Generalistas Vencem em um Mundo de Especialistas” de David Epstein
Neste primeiro episódio fomos conversar com Joana Moreira, professora bibliotecária da EBS Dom Martinho Vaz de Castelo Branco, do AE Póvoa de Santa Iria.
A Joana, de forma muito pormenorizada, explicou-nos o que significa, na verdade, ser bibliotecária hoje em dia, quais os projetos que aqui se desenvolvem e dinamizam, como se organiza este espaço, como se articula com a comunidade e, não menos importante, que futuro há para o livro em ambiente escolar.
Livros recomendados:
Manhã e noite, Jon Fosse, edição da Cavalo de Ferro
Para onde vão os guarda-chuvas, Afonso Cruz, edição da Companhia das Letras.