Acompanhar e mensurar os programas de ética e compliance é algo necessário para que essas processos possam evoluir constantemente. No último episódio do podcast Questões de Ética e Governança, apresentado por Braskem, Ágatha Paraventi, Doutora e Mestra em Ética e Integridade pela ECA/USP, debate sobre compliance e a manutenção dos programas de ética e governança nas empresas. Ela conversa com Roberto Simões, CEO da Braskem, e com Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer
Neste episódio, Braskem nos convida a compreender o papel de cada colaborador na implantação e manutenção de um programa de compliance focado na transparência e confiança das organizações.
O primeiro passo das práticas de Compliance é a compreensão de como a ética impacta o funcionamento e os mecanismos internos da organização, gerando uma resposta cultural e comportamental em cada processo e sendo capaz de trazer resultados positivos para o negócio, para a sociedade e o mercado como um todo.
Hoje a Braskem nos convida a refletir sobre o funcionamento e a aplicação dos Programas de Ética e Compliance
Para além de boas práticas fiscais ou organizacionais, um programa de Compliance se relaciona intimamente com a qualidade do serviço, produto e da relação que um negócio constrói com clientes e colaboradores. A ética empresarial e a cultura da empresa são defendidas através da implementação de conformidades efetivas. Neste episódio, Braskem nos convida a descobrir os alicerces de um bom programa de Compliance.