Qualquer assunto, com qualquer pessoa ou coisa, desde que falem algo inteligível. Mas se tiver que ser inteligível, não será uma coisa específica? Cooorta!
All content for Qualquer Coisa is the property of Alexandre S Mattos and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Qualquer assunto, com qualquer pessoa ou coisa, desde que falem algo inteligível. Mas se tiver que ser inteligível, não será uma coisa específica? Cooorta!
IMPROVISOS. As "eternidades do cotidiano", do trailer, remetem ao aprofundamento filosófico de qualquer coisa do dia a dia, como tentei explicar, mais ou menos, no primeiro episódio, em que expus a proposta da estação.
Mas o que deve explicar mesmo a proposta é o trailer, preferencialmente na forma a mais concisa possível. E existe algo mais conciso, seja na linguagem escrita ou oral, que a poesia?
Partindo desse conceito, estou preparando uma série em 10 episódios em que eu e a Sabella, minha namorosa* e também educadora, conversaremos sobre as mediações de conflito que realizei, desde o ano 2000, em três escolas da rede municipal de São Sebastião, São Paulo. As escolas muninicipais dos bairros de Boracéia, em 2013. Juqueí, em 2000 e, depois, de 2014 a 2018. E, por fim, a Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, situada no bairro de São Francisco, centro, em 2019. O nome dessa primeira série da estação Filosofia Transversal: BOLETINS E SEUS CONFLITOS.
Cabe notar que eu e Sabella somos neófitos em podcasts. Então, trata-se de uma série experimental.
* Ah... Vcs devem estar se perguntando: o que deve ser "namorosa". Bem... o termo foi criado por uma aluna, em Juqueí, após ter perguntado se eu era casado ou tinha namorada. Como eu respondi que tinha as duas em uma só (namorada e esposa), porque namorávamos já há uns 15 ou mais anos sem no entanto oficializar a relação ou morar juntos, então ela propôs... assim... naquele jeitinho de criança de 10 anos, o termo... "namorosa". Gostei, adotei, achei poético, e desde então a Sabella, minha parceira inicial nesse projeto, é minha "namorosa". Pelo menos pra mim. Pra ela... já são outros quinhentos... Ela poderá, caso queira, expressar o que pensa a respeito no 3° episódio. Ou quem sabe criamos uma outra série ou temporada sobre relações, relacionamentos, namoros, casamentos, namorosidades... Bem... É isso aí. Até o próximo episódio.
Ah... Já ia esquecendo o mote, aquela frase de despedida que todo podcaster ou youtuber que se preze tem que ter, e que expressa a essência do programa. Cérebro funcionando aqui... Mentira, já escolhi antes de elaborar esse roteiro. A frase é, na verdade, um pequíssimo trecho de "Odes de Ricardo Reis", de Fernando Pessoa: "Em cada lago a lua toda
brilha, porque alta vive". PS: o projeto apresentado neste 2° episódio, sobre mediações de conflitos, migrou para outro canal (De Bit Em Bit), sob administração da Isabel.
Qualquer Coisa
Qualquer assunto, com qualquer pessoa ou coisa, desde que falem algo inteligível. Mas se tiver que ser inteligível, não será uma coisa específica? Cooorta!