O último episódio da primeira temporada do podcast Pretopia é um pouco mais pessoal. Aqui você vai conhecer melhor a trajetória dos nossos apresentadores, o João e a Jacque, que falam sobre redefinições de sucesso, com boas doses de leveza e fortes críticas a ideia de sucesso imposta pelo capitalismo.
Falar de pretopias é falar sobre expectativas. Mas e quando essas expectativas não se tornam realidade? No quarto episódio do podcast João e Jacque vão se dedicar a desmistificar alguns mitos do continente africano, como a ideia de que os tambores na verdade não são os principais sons do continente, nos ajudando a trabalhar a ideia de que nem sempre as coisas são como parecem ser.
Pode a nossa felicidade ser considerada revolucionária? No terceiro episódio do podcast Pretopia, João e Jacque partem da história dos Afro Bubble Gummers, um movimento artístico africano que rejeita agendas políticas ou dramas pesados. É arte pela pura alegria da imaginação. O que você faria se tivesse tempo para ser frívolo?
No segundo episódio do podcast Pretopia João e Jacque falam sobre como as fitas cassete foram centrais na preservação da cultura somali após a guerra civil. A partir daí, nossos apresentadores propõem reflexões sobre identidade, memória e de que maneira nossas pretopias são influenciadas pelo capitalismo e pela globalização.
Episódio 1: "Soul City: Sonhando em Preto e Branco".
No episódio de estreia da Pretopia, Jacque Oliveira e João Raphael Ramos exploram o conceito de utopia através da história de Soul City, um experimento de utopia negra nos EUA dos anos 1970. Entre sonhos e desafios, refletimos sobre igualdade e como construir o futuro que desejamos. Esperamos que este episódio inspire você a ser audaciosx, a sonhar alto, explorar novos horizontes e se conectar profundamente com seus sonhos. Às vezes, até o ócio pode abrir espaço para novas visões. Confira as recomendações na descrição e comece sua jornada rumo à utopia. Recomendaçōes: Livro: A conspiração de Forty Acres de Dwayne Alexander Smith (Ficção): No livro, homens pretos milionários resolvem refazer a escravidão num santuário, mas dessa vez a cor dos escravizados é outra. Até a próxima!