E no último episódio, Ju, Barauna encontra com Xan Ravelli
“Mulher Negra é o Poder!”” é o nome do episódio.
Xan Ravelli é uma mulher, em sua própria definição, vaidosa, comunicativa, mãe 40+ de bem com a vida que ajuda seus mais de 100 mil seguidores no Instagram a trabalharem sua inteligência emocional. É ainda empresária do @50vintecinco. Xan Ravelli sabe a importância da mulher reconhecer o seu potencial e entregar sua verdade pra vida.
Para saber mais siga @xanravelli e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio, Ju Barauna e Jaci Melquiades encontram com Marcele Oliver.
“Podemos Errar?” é o nome do episódio.
Marcele Oliver é uma mulher preta carioca, ativista ,escritora, líder de movimentos negros e ligada a diversas atividades voltadas a esta luta. Recebeu diversas honrarias como o Premio Ubuntu 2024, Dra. Honoris Causa, por sua luta no movimento negro. Monção honrosa na Câmara municipal do Rio de Janeiro, dentre outros. Idealizadora do Projeto Avança Nega, participou do evento Encontro Nacional BB Black Power do Banco do Brasil no ano de 2023 . Autora dos livros “Tinha que ser Preto e “Saúde Mental da População Preta Importa”. Marcele Oliver sabe que é importante não nos transformarmos nas dores do mundo!
Para saber mais siga @planeta_oliver e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio, Jaci Melquiades encontra com Ryane Leão.
“Amor próprio não é egoísmo” é o nome do episódio.
Ryane Leão é poeta bestseller e educadora cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos na página Onde jazz meu coração, com mais de 600 mil leitores. “Tudo nela brilha e queima” é seu primeiro livro, lançado pela Editora Planeta em 2017. Também pela Editora Planeta, a autora participou da antologia “Querem nos calar”, que reuniu quinze poetas de todas as regiões do Brasil. Em 2019 lançou seu segundo livro “Jamais peço desculpas por me derramar” e está escrevendo sua terceira obra. É fundadora da Odara - English School for Black People, escola de inglês afro-referenciado para população negra. Ryane é do axé, filha de Oyá com Ogum e sabe que ser vento é sempre seguir em frente.
Para saber mais siga @ondejazzmeucoracao e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Jaci Melquiades encontra com Preta Lágbára
E o nome do episódio só poderia ser: Matriarcado!
Estudante de Pedagogia pela UERJ, Palestrante. Empresária no ramo de cosméticos. Ìyalorisa, Mãe de 2. Ativista atuante na causa contra o Racismo, Racismo religioso e genocídio da população negra.
Para saber mais siga @iya_preta_lagbara e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Thainá Santos
episódio: (R) Existimos?
Thainá Santos é Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBA em Gestão Empresarial e é Pós-graduada em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Diversidade Sexual e de Gênero. É Coordenadora dos Coletivos “Mundo Afro” e “(r)existirmos”. Autora de textos antirracistas e feministas na página @thainabriggs Colunista da página @resenhadaspretas.oficial. Idealizadora da coletânea “Mães pretas: Maternidade solo e dororidade’ livro vencedor do prêmio reflexo literário como livro do ano de 2021, melhor capa e melhor antologia. Coautora das antologias “Que toda palavra dita ou escrita, seja amor”. “Nossas linhas Negras na Pandemia” e “Tinha que ser preto” e Coordenadora editorial da coletânea “Quando o racismo bate á porta” (lançamento previsto para julho de 2023). Colunista da Revista “Conecta”, palestrante antirracista e feminista.
Para saber mais siga @thainasantosescritora e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna E Jaci Melquiades encontram com Carol Nascimento.
E o nome do episódio só poderia ser: Mona Empresária!
Carol Nascimento é uma mulher negra de 33 anos, aquariana nata, carioca, nascida na favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Ela é uma mona multipotencial, cheia de garra e criatividade. Seu propósito de vida é impactar positivamente a vida das pessoas, inspirando e incentivando seu público a perseguir seus sonhos!
Empresária com formação em administração de empresas, Carol atuou por 10 anos no meio corporativo antes de abrir seu próprio negócio. Há 5 anos, ela se dedica à área da beleza, que é sua paixão. É fundadora do salão Mona Curvaturas Naturais, especializado em cabelos ondulados, cacheados e crespos, e da Roda de Conversa "A Resenha da Carol", localizada no shopping Downtown, na Barra da Tijuca.
Para saber mais siga @ccarolnascimento e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Raphaela Galiza
E o papo foi sobre: A vida é um morango?
Raphaela Galiza, maquiadora profissional que tem como o
principal atributo aperfeiçoar as belezas plurais e diversas.
O que era para ser um hobby de uma leitora ávida de blogs de beleza, tornou-se sua profissão e sua paixão!
Entrou para uma reconhecida escola de maquiagem e de lá para cá, já se passaram
13 anos de formação, em que adquiriu vasta experiência no mercado da beleza.
Para saber mais siga @raphaelagaliza e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Leila Gravano
E o papo foi sobre Saúde e Bem viver.
Leila Gravano é uma empreendedora raiz; professora, treinadora e terapeuta. Escorpiana curiosa, mãe de adulta, e
estudiosa da CNV. Apaixonada por livros, dança e conversas profundas. E claro, uma boa cerveja!
Para saber mais siga @leilagravano e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna e Jaciana Melquiades encontram com Dete Lima
E o papo foi sobre a beleza da mulher negra.
Dete Lima, Artista Plástica, Diretora e estilista do Ilê Aiyê (primeiro bloco afro do Brasil), mulher, mãe e referência para muitas de nós.
Dete é responsável pelo figurino do bloco carnavalesco desde sua fundação e encontrou nos tecidos uma forma de expressão e resistência.
Ela ainda instiga mulheres negras a olharem pra dentro com mais autocuidado e a valorizarem o que há de mais bonito: a beleza da mulher preta.
Para saber mais siga @detelimma e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Gaby Ferraz
E o papo foi sobre a importância em demonstrar amor, em manter o humor e a leveza na produção de conteúdos e na vida!
Formada em jornalismo, a comunicadora se encontrou mesmo foi nas telinhas do celular, onde consegue criar conteúdo com muito humor e ironia e ainda assim ser compreendida.
Gaby Ferraz aborda em seu perfil diferentes assuntos sobre situações da vida e de forma engraçada e descontraída, gerando identificação para os seguidores que a acompanham nas redes sociais. Gaby também comunica através do seu podcast o @npn_podcast um espaço em que fala com artistas negros e periféricos.
Para saber mais siga @gabyfeerraz e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Ana Carolina Gonçalves.
E o papo foi sobre samba, produção de conteúdo e a trajetória musical da Carol.
Ana Carolina ou Carolis, 28 anos, nascida e criada em São Paulo, SP.
Criadora de conteúdo, sambista, jornalista
e professora de ballet.
Para saber mais siga @carolisdopagode e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra com Nega Gizza.
E o papo foi sobre rap, hip-hop, carreira musical, família e trajetória de uma das pioneiras do rap feminino no Brasil.
Giselle Gomes Souza, conhecida como Nega Gizza, nasceu em Brás de Pina, Rio de Janeiro. Com uma carreira iniciada no final dos anos 1990, ela se destacou como a primeira locutora de rádio de rap no Brasil e lançou seu álbum solo "Na Humildade" em 2002. Nega Gizza também se tornou apresentadora de TV, liderando programas que valorizam a cultura de rua e underground. Além de sua contribuição à música, ela foi a primeira announcer feminina em eventos de MMA no país. Em 2015, representou a juventude brasileira na ONU, e em 2022 foi premiada como Melhor Radialista no WME Awards.
Para saber mais siga @negagizzaoficial e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Jaci Melquiades e Ju Barauna encontram com Wládia Goes.
E o papo foi sobre climatério, menopausa, autocuidado e o tempo.
Wladia Goes, soteropolitana, é figurinista, produtora de moda e influenciadora digital. Conhecida por sua beleza autêntica, longos cabelos grisalhos e personalidade ousada, em suas redes sociais, define-se como “belérrima sempre, perfeita jamais”. Ela inspira mulheres com sua confiança e estilo marcante, diz não querer ser parecida com ninguém. Deseja apenas ser o que lhe agrada.
Para saber mais siga @wladiagoes e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Jaci Melquiades e Madu Victorino encontram com Cris Guterres. E o papo foi sobre os desafios do dia a dia e como fazer para equilibrar os pratinhos (ou não) da rotina dentre tantas demandas. Cris Guterres é uma das jornalistas mais relevantes da atualidade. Apresentadora do programa Estação Livre, da TV Cultura, que foi vencedor do Troféu Imprensa 2021, há 10 anos empreende em projetos e iniciativas que elevam as discussões afrocentradas, consolidando seu lugar como comunicadora e provocadora de narrativas importantes no Brasil. Com uma jornada pautada pela excelência, colabora como colunista e apresentadora do Universa UOL. Em 2019 recebeu o prêmio Ruth Cardoso do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Estado de São Paulo. Cris também ocupa importantes cadeiras nos principais eventos dentro e fora do Brasil. Palestrante, TEDx Speaker, além de Conselheira do Pacto Global do ONU no Brasil. Para saber mais siga @crisguterres e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontra Ana Carolina Lourenço - socióloga e ativista, cofundadora do movimento 'Mulheres Negras Decidem'.
Foi um papo leve onde conhecemos a trajetória da Carol e a radical imaginação política das mulheres negras no Brasil.
Ana Carolina Lourenço é socióloga com mais de 10 anos de experiência em organizações sociais na América Latina, focando no fortalecimento democrático e na redução de desigualdades de gênero e raça. Atualmente, é Diretora Programática do Instituto Cultura, Comunicação e Incidência (ICCI), onde lidera estratégias de comunicação para avanços em clima, justiça e democracia. Antes disso, atuou na Fundação Avina e no Fondo de Acción Urgente (FAU-LAC), apoiando ativistas em risco. Co-fundadora do movimento "Mulheres Negras Decidem", Ana também organizou o livro "A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras", combinando ativismo e experiência em pesquisa e mobilização.
Para saber mais siga @anacarolinalouren e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna e Jaci Melquiades encontram com Jade Lobo.
E o papo foi sobre quebra de estereótipos. A pesquisadora baiana, pertencente ao Povo Tupinambá de Olivença, é doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina e possui certificação em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. Ela é graduada em Antropologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e mestre pela Universidade Federal da Bahia. Com experiência em temas como relações étnico-raciais, povos tradicionais e desigualdade de gênero, é autora do livro "Para Além da Imigração Haitiana". Também é coordenadora de pesquisa no IDAFRO, criadora da Revista Odù, escritora convidada pela Universidade de Oxford e consultora em letramento racial. Para saber mais siga @jadealobo e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna encontram com Charleston Agrícola. E o papo foi sobre sua a trajetória e mercado cervejeiro. Formado em história e pós-graduado em gestão de patrimônios, Charleston decidiu seguir sua paixão por cerveja e mudou totalmente de carreira em 2015, quando fez seu primeiro curso de Beer Sommelier. Desde então, vem estudando, aprendendo e trocando experiências com os melhores profissionais do mercado, dentro da maior cervejaria do mundo. Sua jornada culminou na conquista da certificação Cicerone, um reconhecimento de sua expertise na área. Hoje, Charleston se empenha em disseminar a cultura cervejeira, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível, fortalecendo o ecossistema cervejeiro. Para saber mais siga @charlestonagricola e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio, Jaci Melquiades e Madu Victorino encontram com Luciana Petersen. E o papo foi sobre juventude cristã e as possibilidades de professar a fé.
Luciana Petersen é jornalista, feminista negra, cristã progressista, coordenadora de comunicação do ISER, co-diretora do Novas Narrativas Evangélicas, podcaster no Projeto Redomas e Rádio Novas e quase-pastora na Comunidade Oásis (RJ).
Para saber mais siga @lucianapetersen__ e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna e Jaci Melquiades encontram com Val Benvindo. E o papo foi sobre o cansaço da mulher negra e quais são as ferramentas que utilizam para descansar.
Val Benvindo é jornalista e apresentadora no Band Mulher Bahia, Relações Públicas do Afropunk Bahia, podcaster no "Te contei?" e funcionária de Beyoncé.
Para saber mais siga @valbenvindo e @pretascervejeiras no Instagram.
Nesse episódio Ju Barauna e Jaci Melquiades encontram com Andressa Cabral. E o papo foi sobre ser múltipla, dinâmica e plural.
Andressa Cabral é carioca, reúne sua paixão pela gastronomia com significados maiores, como respeito à terra, às raças, às culturas e até mesmo à ciência aplicada para o desenvolvimento de estímulos sensoriais. Ela é criativa, chef de cozinha e empresária. Andressa mantém sua marca profissional de excelência no Meza bar, Yayá Comidaria e Oti (RJ) - seu mais novo empreendimento. Acha que acabou? Andressa também é escritora e apresentadora do Iron Chef Brasil (Netflix) e Drinks e Petiscos (GNT).
Para saber mais siga @andressacabral.etc e @pretascervejeiras no Instagram.