Neste episódio do Pra Não Passar em Branco, a gente abre espaço para falar sobre a felicidade de forma ampla: não só como um estado emocional, mas como direito, como escolha possível, como prática cotidiana mesmo nos dias difíceis.
Recebemos Renata Rivetti, pesquisadora do tema, especialista em felicidade corporativa e fundadora da Reconnect. Uma mulher que estuda profundamente o bem-estar humano, especialmente no trabalho, e que nos lembra que ser feliz não é privilégio, é um caminho que se constrói com presença, propósito e coragem.
Falamos sobre modelos de trabalho, saúde emocional, pequenos rituais que sustentam a alegria e a importância de não romantizar, mas também não desistir.
Porque talvez a felicidade seja isso mesmo: um jeito mais gentil de seguir em frente.
O que significa fazer trabalho social com afeto, consistência e estrutura? Neste episódio, recebo Beatriz Mansberger, criadora do Chef Aprendiz, um projeto social que forma jovens em situação de vulnerabilidade por meio da gastronomia.Falamos sobre juventude, impacto, maternidade e a importância de construir políticas públicas com vínculos reais.Um episódio sobre acreditar em gente. E sobre o que acontece quando a gente serve um prato cheio de futuro.
Neste episódio do Pra não passar em branco, recebo Maria Eugênia Clemente: artista plástica, comunicadora, pós-graduada em inovação social e criadora do curso Códigos da Arte.
A conversa gira em torno do papel da arte na vida cotidiana, da democratização do acesso, da importância da intenção e do olhar artístico como uma prática possível a todos.
Um episódio pra quem ama, estuda, vive ou quer (re)descobrir a arte em si.
Oi, gente! Um episódio improvisado e surpresa aqui porque eu achei que fazia sentido. Que a gente nunca perca nossas coisinhas de vista <3
Escrever é um gesto íntimo, mas também um ato de coragem. É transformar o que sentimos em palavras mesmo quando ainda não sabemos exatamente o que estamos sentindo.
Nesse episódio, converso com a idealizadora do projeto Caixa de Saída, a escritora e poeta Cristina Rioto sobre o poder da escrita.
Falamos sobre escrever pra lembrar, pra esquecer, pra entender. O poder da palavra escrita, mas também da palavra falada.
Colocar no papel o que se sente é dar contornos mais claros ao que parecia confuso por dentro.
A palavra não volta e depois dela, é preciso encarar o que se revela.
Cristina compartilha sua relação com a escrita, com as palavras... fala sobre os processos e sobre a sensibilidade.
Uma conversa pra quem escreve e pra quem lê. Pra quem sente. Pra quem acredita que escrever também é um jeito de existir.
A adolescência é muitas vezes lida como uma fase difícil — mas será que já pensamos o quanto pode ser ainda mais difícil ser adolescente?
Entre a busca por identidade, o desejo de pertencimento e a urgência de ser respeitado, os jovens atravessam um território cheio de descobertas, silêncios e potências.
Neste episódio, Hariana Meinke conversa com Estéfi Machado — designer, artista, criadora e mãe de um jovem de 18 anos — sobre estigmas, respeito e o que significa olhar para a adolescência com mais empatia, diversidade e escuta.
Depois de uma longa pausa, um recomeço. Um papo com Isadora Ribeiro sobre a importância de parar, de dar um passo pra trás, de respirar, de desacelerar. Sobre tudo que nasce e se revela a partir do simples ato de pausar.
É bom estar de volta :)
Dolores Nishimura, com seus anos te atendimento em ginecologia e obstetrícia, fala com propriedade sobre a saúde mental na parentalidade, especialmente na maternidade. A sobrecarga pode ser um agravante no bem estar geral e precisamos estar atentas.
Caroline Steinhorst com certeza tem seu artista brasileiro favorito no WhatsApp. Uma menina com um sonho no interior do Sul do Brasil anos atrás jamais imaginou que chegaria tão longe e faria coisas tão legais, mas como nem tudo são flores, Carol fala também das dores de ser uma empresária e ter que lidar com sobrecarga, machismo, expectativas frustradas, gestão de pessoas, sobre ser sócia do marido... entre dores e delícias fica a inspiração de correr atrás dos sonhos e não acreditar que eles são grandes demais pra serem realizados.
Qual a importância dos hormônios para nosso bem estar e funcionamento adequado do nosso corpo? Saúde e bem estar são multifatoriais e somos complexos. Quanto mais entendermos os papeis de cada coisa no nosso funcionamento, mas fácil será trabalharmos na nossa qualidade de vida.
A chata mais legal que você vai conhecer. Inspiração em ser quem se é, fazer o que se quer e amar quem se ama sim, porque ser essa pessoa que tem muita capacidade de se colocar em primeiro lugar, não impede a Maqui de ser extremamente leal, afetuosa e de estar sempre lá pra quem se ama. Todos podíamos ser um pouco mais Maqui. Sobre trabalho, mudanças, sins e nãos, pandemia, saúde mental, viagens e um tantão mais.
Dolores Nishimura, ginecologista obstetra, quem trouxe meu filho ao mundo e uma profissional maravilhosa que enxerga a saúde como multifatorial e traz dicas poderosas sobre como ser mais intencional nos nossos hábitos para potencializarmos nosso bem estar.
A história é velha conhecida de muitos de nós: sair da cidade natal pra correr atrás dos sonhos em São Paulo. Com uma história parecida, a gente conversa sobre trabalho, adaptação em novas cidades, evolução na carreira, saúde mental, limites e também moda y otras cositas más.
Falar de saúde mental sem falar dos seus recortes é impossível. Não estamos na mesma página e as jornadas de cada um são diferentes de acordo com seus meios e realidades.
Laura Vicente é atriz, modelo, apresentadora, fez moda, já quis ser enfermeira e soube aproveitar as oportunidades da sua vida pra chegar onde sempre sonhou. Rosto marcante nas coberturas dos principais festivais de música, Laura conta da sua trajetória, do seu burnout que chegou ao vivo em uma cobertura, sobre transição capilar, sonhos e um tanto mais.
Dando sequência nos nossos episódios especiais com apoio de Drogasil, a psicóloga Shenia Karlsson nos ajuda a identificar a hora de pedir ajuda para que o estresse não evolua para quadros de ansiedade.
Esse é o primeiro vídeo de uma série de vídeos apoiados por Drogasil pra não deixar a nossa saúde passar em branco. Shenia Karlsson é Psicóloga clínica, focada em Saúde e Bem-estar da Mulher Negra. Com especialidade em diversidade e inclusão, com mais de 10 anos de experiência em psicologia clínica e psicoterapia.
Andreza Ramos é publicitária, comunicóloga de moda, consultora de estilo, tedXspeaker, criativa e faz um trabalho incrível ao inspirar mulheres a serem quem são e se comunicarem através da moda. Moda, estilo, história, raça, identidade... está tudo misturado.
Pri Josefick é formada em psicologia, mãe de dois, empreendedora na Mamahood Store, criadora de conteúdo e apaixonada por viver. Falamos sobre maternidade, empreendedorismo, divórcio, não monogamia, recalcular rotas e um monte mais em um papo muito humano, sensível e inspirador.