// Sobre estar sempre a tempo de mudar e questionar para aprender.
A Susana Coerver conta com 23 anos de carreira em publicidade e marketing distribuídos por agências de publicidade nacionais e internacionais. Passou 6 anos na Parfois, onde dirigiu o marketing para 70 países, e de onde sai para assumir a liderança da Fuel como CEO, agência #1 em Portugal. Mais recentemente, passou, também, pela Vice-Presidência de marketing de uma startup na area da revolução do trabalho nas Filipinas, de onde transitou para a Direção de marketing do Lidl, cargo que acumula com um projeto na area da saúde mental, do qual é co-fundadora, a Kindology.
// Sobre sermos catalisadores de mudança e criarmos impacto.
A Joana tem mais de 20 anos de experiência na área da sustentabilidade, que incluem organizações não governamentais mas também instituições políticas. Acredita que um planeta mais saudável sustenta pessoas e economias mais saudáveis. Mestre em Environmental Change and Management pela Universidade de Oxford, passou já pelo Conselho Europeu como Conselheira para as questões climáticas e ambientais e é, atualmente, membro eleito do Executivo da Câmara de Cascais, onde é responsável pelas políticas ambientes e de participação dos cidadãos.
// Sobre criar uma marca, deixar um legado e planear para o que não corre como planeado.
A Vanda tem mais de 20 anos de experiência em diferentes áreas e cargos (no setor público e privado). Trabalhou como Diretora Executiva do Portugal Digital, com a missão governamental de criar uma nação digital, depois de ter assumido o mesmo cargo na APDC antes. Foi CMO da Microsoft Portugal, onde criou o Building the Future, e passou também pela Viatecla como como Business Developer, pela FIL - de Marketing Manager a Business Director, e ainda na UMIC. A Vanda acredita que podemos fazer acontecer quase tudo se acreditarmos muito e que todos temos algo a acrescentar, se temos de descobrir como.
Gerir diferentes stakeholders e garantir que conversas importantes não são (porque não precisam de ser) um drama foi um tema particularmente relevante da conversa com a Leonor. Neste (último) debrief discutimos uma questão feita em várias entrevistas de emprego e uma situação muito comum do dia a dia: como gerir conflitos - não só como resolvê-los, mas também como reconhecer as nossas diferenças invisíveis a criar processos para evitar que nos afastem.
// Sobre experienciar a vida e ser uma CEO de família sem desistir da carreira. Sobre investir na vida e não a consumir.
A Leonor é uma expert em transformação digital na Europa há mais de 17 anos. Já passou pela Google, em Portugal e pela Altran, em Paris. Apaixonada por educação, juntou-se à Forward College como primeira Founding Partner e, atualmente, é Operating Partner na Bright Pixel onde procura, investe e apoia o crescimento de startups digitais nas areas de retalho, infraestruturas e cybersegurança, para além de outras aventuras, como gerir uma família e ser mãe de 4. É uma cidadã preocupada com a sociedade que a rodeia e uma navegadora de carreiras exímia.
No episódio da Madalena falámos sobre a sua experiência com o empreendedorismo. Neste debrief desafiamos a definição de empreendedor tornando-a transversal a várias áreas da nossa vida e falando sobre as nossas técnicas para inovar e criar novos projetos - desde fundar uma startup a empreender em grandes empresas, comunidades ou universidades.
// Sobre empreender e “correr atrás” porque a persistência compensa sempre.
Madalena Rugeroni é uma empreendedora de gema que começou o seu percurso em Relações Internacionais e Comunicação nos Estados Unidos e trabalhou em diversas empresas como a Google, Young & Rubicam, Havas Media Worldwide, Too Good To Go e Bitpanda. Também teve a sua própria tech startup, o Misk, e hoje lidera o marketing global da startup Amplemarket. Nunca desistiu de correr atrás dos seus sonhos como trabalhar na Google ou ter a sua própria startup. Geriu mais de 160 pessoas enquanto country manager na Too Good to Go e foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes em Espanha.
No episódio da Teresa discutimos a ideia de nos mantermos um ativo no mercado de trabalho. Assim, neste debrief, exploramos o poder da aprendizagem para mudar de área, progredir na carreira ou simplesmente, tornarmos algumas das nossas paixões parte da nossa vida profissional. Falamos sobre “learn by teaching” e identificar skills relevantes (para nós mesmos e para o mercado), para construirmos o nosso próximo ponto zero.
// Sobre continuarmos sempre a aprender e trabalharmos a nossa carreira como um ativo no mercado de trabalho.
Engenheira de formação a Teresa tem mais de 20 anos de experiência na área da inovação e investiu em mais de 40 startups. Liderou um program de aceleração na Farfetch, foi managing general partner na Portugal Ventures, um dos mais relevantes VCs em Portugal, e liderou o Marketing Estratégico da AICEP. Atualmente é a Diretora da AICEP em São Francisco, na Califórnia, onde ajuda startups a internacionalizarem para Sillicon Valley.
A Adriana falou-nos da importância que algumas das relações que estabeleceu ao longo do seu percurso tiveram no seu progresso. Por isso, decidimos discutir neste debrief as estratégias que podem ser utilizadas para criar e manter relações profissionais - simples e fáceis de implementar -, com base no livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas".