A primeira temporada do podcast Ponto Futuro chega ao fim com um debate entre Leonardo Oliveira, Marcos Bertoncello, Cristiano Munari e Filipe Duarte sobre o futuro do futebol brasileiro. Os jornalistas passam pelos 10 episódios anteriores para embasar as teses: o que temos a aprender com o modelo norte-americano? A espanholização é realmente o que se espera para o futebol no Brasil? Como fazer o futebol feminino um produto atrativo?
Ex-goleiro do Grêmio, Emerson decidiu falar abertamente sobre a sua homossexualidade. O objetivo é jogar luz sobre o tema. Durante toda a vida, ele precisou esconder a orientação sexual para não ver as portas do futebol se fecharem. Lidou com a solidão e enfrentou a depressão.
O Ponto Futuro desta semana recebe duas convidadas especiais: Valéria Possamai, do podcast Resenha das Gurias, e Mônica Esperidião, especialista em marketing esportivo. Em pauta, o desenvolvimento do futebol feminino e o consumo de esporte por mulheres.
O novo episódio do Ponto Futuro recebe o executivo do Orlando City, Ricardo Moreira. Em pauta, a Major League Soccer (MLS), o modelo de gestão dos Estados Unidos e o futebol como negócio e espetáculo.
Fundado pelo ex-jogador de futebol Gustavo Nabinger, o Clube Laguna é o primeiro time de futebol vegano Brasil. Mas, o que é um time vegano? Como funciona? O idealizador do projeto é o sétimo convidado do podcast Ponto Futuro.
O episódio do Ponto Futuro desta semana fala sobre o futebol espanhol. Com a participação delegado da La Liga no Brasil, Daniel Duarte, o podcast promove uma reflexão sobre como o futebol é tratado como produto na Espanha e como o esporte daqui é influenciado pelo que acontece por lá, com a chamada "espanholização".
Cruzeiro, Botafogo e, agora, Vasco. Três times que aderiram à SAF, Sociedade Anônima do Futebol. Trata-se de uma lei que permite os times de futebol serem transformados em empresas. O novo episódio do Ponto Futuro recebe o advogado Arthur Silveira, que fala sobre as mudanças ocasionadas pelo novo modelo de gestão.
Craque dentro de campo, Alex começou a carreira como treinador de futebol no sub-20 do São Paulo. Neste bate-papo, ele fala sobre a formação de jogadores e o que mudou com o passar das gerações.
Cinco títulos de Champions League em nove anos. No total, 14 vezes campeão da Europa. O clube com mais taças internacionais na história do futebol. Esse é o Real Madrid. Mas o que faz essa equipe ser vencedora? No terceiro episódio do Ponto Futuro, nós conversamos com Marcos Motta, advogado e professor da Escuela Universitaria Real Madrid, a primeira escola de pós-graduação do mundo especializada na formação de líderes esportivos profissionais.
Aprovado na Câmara dos Deputados, o novo texto da Lei Geral do Esporte vem causando protestos de jogadores em praticamente todas as séries do futebol brasileiro. Os atletas alegam perdas de direitos trabalhistas com a nova lei. O projeto ainda aguarda nova análise do Senado para em seguida ir para a sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro. Mas o que de fato pode mudar com a nova legislação? O segundo episódio do Ponto Futuro recebe o advogado João Paulo di Carlo para esclarecer todos os pontos.
Dirigente colorado é o convidado do primeiro episódio do Ponto Futuro, que aborda o esporte fora das quatro linhas