Há dois meses, em Pequim, Xi Jinping recebeu diversos líderes para celebrar os 80 anos da saída das forças japonesas da China. Essa foi uma oportunidade para demonstrar seu poderio militar, além também de ter conversas estratégicas com esses líderes. Os que eu quero chamar a atenção aqui são Putin, Lukashenko e Kim Jong Un, a famosa tríade de terror dos EUA, se reuniram com Xi Jinping para conversar sobre diversos assuntos, e tento trazer aqui algumas percepções desse encontro.
Houve uma tentativa de cessar-fogo, mas que logo foi violada por ambos os lados. Todavia, durante esse período de cessão de tiros entre Israel x Hamas, um dos grupos milicianos palestinos já entrou em confronto com o Hamas, podendo esse confronto ter sido uma prévia do que se pode acontecer em uma sociedade sem lei e liderança.
Nestes últimos meses tenho certeza que em algum momento do almoço de família, da pausa para um café no trabalho ou mesmo em um barzinho com seus amigos, você deve ter se perguntado como seria viver em um planeta em guerra. Uma Terceira Guerra Mundial obrigaria o Brasil a participar? Os reservistas brasileiros seriam chamados para combater em nome da nação? Mísseis nucleares atingiriam nossa costa ou nossas cidades interioranas? Com a troca de mísseis entre Irã e Israel/EUA, essa discussão ficou mais acalorada do que nunca nos últimos tempos, e digo que a vez mais próxima que isso acontece desde a década de 1990.
Referências:
Japan’s Military Spending Rises by 21% in 2024 to Over ¥8 Trillion | Nippon.com
Japan Approves 16.5% Increase in Defense Spending for FY2024 – The Diplomat
U.S. Security Cooperation With Japan – United States Department of State
Por que a Otan aumentou para 5% os gastos militares? | Mundo | G1
Military spending in Western and Central Europe higher than end of Cold War, data shows | Euronews
Programa nuclear do Irã é obsessão de Netanyahu há 20 anos; entenda | Exame
Um porto de águas profundas na cidade de Chancay, no Peru, é a porta de entrada de produtos chineses na América do Sul, e a saída de commodities para a China.
Quem são os drusos? De onde vieram? Qual a sua importância no atual contexto do Médio Oriente?
Já ouviram aquela frase: É na crise que surgem as oportunidades?
Em meio às crises tarifárias, climáticas e monetárias, o Brasil possui uma janela de oportunidades para ser o transformador da história e atrair atenção para a América do Sul.
As tarifas de Trump e a COP 30, são ótimas vias de oportunidades do Brasil remodelar toda a sua economia, parceiros comerciais e histórico climático.
Um giro de 30 minutos por Brasil, Argentina, Europa e Oriente Médio, além também de algumas percepções autorais do autor para vocês pensarem se concordam ou não.
16 dias de governo Trump, e ele já deu muito o que falar! O que esperar dos próximos 4 anos?
Uma volta ao mundo de tudo que nos espera em 2025 nos principais países e pontos cardeais.
Você sabia que a Coreia do Norte está enviando tropas para a Rússia, para lutarem no front ucraniano?
A saída de Merkel e a chegada de Scholz parecem tem abalado as estruturas diplomáticas e políticas da Alemanha, que até 2021, era o centro das relações europeias, mas hoje, perdeu esse status, dissipando o poder para outros países da Europa e para a OTAN.
Após a invasão do Hamas na fronteira sul de Israel no dia 07/10/2023, uma guerra se iniciou entre Israelenses e o Hamas, com ampla vantagem de Israel, porém, completando 1 ano, a guerra se espalhou para outros países, com outras frentes de guerra para Israel se preocupar.
FELIZ DIA DO INTERNACIONALISTA!
Semana recheada de coisas: Barragem de Ouro Preto, Moedas nacionais em negociações no Brics, Nova pesquisa eleitoral nos EUA, Discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU e o novo pacote econômico chinês que pretende dar um boom nesse último semestre para o PIB crescer 5%
Eleições nos EUA e no Brasil, Crise Climática, Peru, e a tática dos pagers e walkie tokies.
Mais um fim de semana chegando, e mais um Pipa News fresquinho no seu feed podcastal!
As 6 principais notícias para você encarar o fim de semana!
Um novo e inesperado dragão asiático vem tomando forma, cor e shape no sudeste asiático. Pautado em um comunismo de governo, o Vietnã é a nova onda a ser surfada nos próximos anos, com um programada de reformulação estrutural que em 2026 completará 40 anos.
Um pouco do que aconteceu nos 5 continentes, e algumas regiões do planeta nessa última semana!