Duas semanas depois das eleições autárquicas 2025, os comentadores do Politica 5.0, João Paulo Marques, Rubina Berardo e João Pedro Vieira, voltaram aos estúdios da 88.8 para analisar os resultados mais calmamente.
A análise dos resultados eleitorais nos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Os comentadores do Politica 5.0 analisaram a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro.
Neste episódio, os comentadores analisaram as novas competências de Eduardo Jesus, a tomada de posse de Elsa Fernandes e o caso de Rui Marques na Câmara Municipal da Ponta do Sol
Setembro marca o inicio de mais uma temporada do Politica 5.0
A sexta temporada conta com os comentadores Rubina Berardo, João Paulo Marques e João Pedro Vieira.
No ultimo episódio desta temporada, os comentadores analisarem as eleições autárquicas, referiram o melhor e pior desta temporada do Politica 5.0 e fizeram uma antevisão da politica este verão.
Boas férias, voltamos em setembro!
João Paulo Marques, Rubina Berardo e João Pedro Vieira abordaram a troca dos cabeça de lista do PSD à camara municipal do Funchal, nas próximas eleições autárquicas, e a linguagem imprópria de Eduardo Jesus a duas deputadas do PS e um deputado do JPP, no Parlamento Madeirense.
Neste episódio, os comentadores do Politica 5.0, abordaram os candidatos às próximas eleições autárquicas.
Um episódio emitido no dia em que o Orçamento Regional foi aprovado na generalidade, sem votos contra, houve ainda tempo para analisar esse debate.
Os comentadores do politica 5.0 abordaram a escolha dos candidatos para as eleições autárquicas, para as diferentes camaras municipais da região, com atenção para a Câmara de Santa Cruz. Ainda houve tempo para comentar a tomada de posse dos deputados na Assembleia da Republica
Análise às eleições legislativas de 18 de maio.
Neste episódio do Politica 5.0 foi analisada a discussão do programa de governo, as eleições legislativas e a ausência de candidatos às eleições autárquicas do Funchal.
Neste episódio os comentadores do Política 5.0 abordaram o anúncio de Miguel Silva Gouveia, sobre não se recandidatar à Câmara Municipal do Funchal nas próximas eleições autárquicas. Falaram ainda da pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas à Assembleia da República.
No novo ciclo político da Madeira, já temos Governo Regional formado e também uma nova Presidente da Assembleia Legislativa: Rubina Leal. A composição do Governo mostra um equilíbrio entre caras conhecidas e novas apostas, com destaque para áreas como saúde, habitação e economia — que continuam a ser grandes preocupações na região.
A eleição de Rubina Leal é especialmente relevante. Não só porque é uma figura com experiência política, mas também porque reforça a presença das mulheres em cargos de liderança. A sua eleição contou com apoios parlamentares que mostram, pelo menos para já, alguma estabilidade no parlamento madeirense.
Agora resta saber como é que este novo Governo vai responder aos desafios dos próximos tempos. Mas para já, o arranque foi feito — e com sinais de alguma união política.
Neste episódio os comentadores do Politica 5.0 analisaram os resultados eleitorais das eleições regionais de 23 de março, a composição do Governo Regional e comentaram as listas para as eleições legislativas de 18 maio.
Comentários sobre os resultados das eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, realizadas no dia 23 de março
Neste episódio debatemos quem vai governar a Madeira nos próximos anos?
Neste episódio os comentadores do Politica 5.0 analisaram o congresso do PS , a situação de penhora da Câmara Municipal do Funchal e abordaram os mais e menos da campanha eleitoral para as Eleições Legislativas Regionais de 23 de março.
Neste episódio os comentadores do Politica 5.0 analisaram as listas apresentadas e o início da pré-campanha para as Eleições Legislativas Regionais de 23 de março.
Neste episódio os comentadores do Política 5.0 abordaram os preparativos das Eleições Regionais, que se realizam no próximo mês.
Os comentadores do Politica 5.0 analisaram a decisão do concelho de estado de realizar eleições regionais no próximo dia 23 de março.