Nesse episódio, nossa conversa no POKAFE foi o capítulo 4 do livro Ortodoxia de Gilbert Keith Chesterton (1874-1936). G. K. Chesterton foi um pensador vasto e complexo, jornalista, teólogo leigo, filósofo, desenhista e grande apologeta cristão. Nesse capítulo da obra, o filósofo do senso comum discute a ética do pais da fadas. Lemos o texto proposto e o discutimos a partir de nossas vivências, repertório etc. Após alguns meses procrastinando, retomamos nossa conversa sobre grande estilo. Contato do professor Júlio Lazzari psra aulas de inglês: +55 11 96737-7791 (zap).
No episódio de hoje do POKAFE, embarcamos em uma jornada profunda pelas páginas de Sidarta, obra-prima de Hermann Hesse. Conversamos sobre os caminhos do autoconhecimento, exploramos os paralelos entre o budismo e o cristianismo, e refletimos sobre como a jornada interior pode ser mais transformadora do que qualquer destino final. Prepare seu café e venha com a gente nessa viagem filosófica e espiritual.
Neste episódio, nosso QUINTO, discutimos o livro Sociedade do Cansaço do filósofo "pop" Byung-Chul Han. Nós, amigos de longa data (todos cansados, sobrecarregados e oprimidos) batemos um papo sobre o livro do filósofo sul-coreano. Todo mês, se tudo der certo e nada der errado, estaremos por aqui debatendo um livro indicado por um dos membros do grupo. Ou, se der em nossa telha, conversando sobre os temas do momento. Faça uso da sua liberdade e ouça-nos neste e nos episódios anteriores - quiçá posteriores, se o devir, claro, assim permitir.
Eis o TERCEIRO episódio do POKAFÉ - um podcast que, como tantos outros, nasceu durante a pandemia. Nesta conversa que aconteceu precisamente no dia 21 de outubro de 2022, nós, como não poderia deixar de ser, falamos sobre o segundo turno das eleições presidenciais. Temos como escolha, para o segundo turno, que ocorrerá no dia 30.10.2022, os candidatos Lula e Bolsonaro, esquerda vs. direita. Falamos sobre os rumos do país, a relação da igreja evangélica com a extrema-direita e debatemos as pautas morais que tanto apavora a maioria dos cristãos brasileiros. Ademais, fizemos alguns prognósticos políticos e refletimos sobre como ambos emergem como opção eleitoral. Cumpre dizer que somos um grupo de amigos de longa data - nossa amizade é de décadas, diga-se de passagem - que temos em comum o fato de sermos todos ex-membros de uma mesma igreja evangélica (Assembléia de Deus do Belém). Hoje, porém, muita coisa mudou, alguns de nós nos desigrejamos, outros já não professam mais a fé evangélica e outros, ainda, declaram-se como ateus.
Eis o segundo episódio do POKAFÉ - um podcast que, como tantos outros, nasceu durante a pandemia.
Nesta conversa, que aconteceu precisamente no dia 1º de novembro de 2020, nós, como não poderia deixar de ser, falamos sobre nossas vivências durante o período, sobre nossas angústias e, porque é praxe, sobre nossa fé.
Vale salientar que somos um grupo de amigos de longa data e temos em comum, diga-se, o fato de sermos todos ex-membros de uma mesma igreja evangélica (Assembleia de Deus do Belém).
Hoje, porém, muita coisa mudou, alguns de nós nos desigrejamos, outros continuam crentes mas noutras denominações e outros, ainda, declaram-se como ateus. Outro ponto importante é que, embora estejamos postando nossa conversa agora, dois anos depois, os dois primeiros episódios foram gravados em 2020.
Eis o primeiro episódio oficial do POKAFÉ, um podcast raiz. Nosso podcast nasceu, como tantos outros, durante a pandemia. Essa é nossa primeira conversa, gravada no dia 09.05.2020. Nela, ainda tateando sobre o formato, falamos livremente sobre nossa fé (ou sobre falta dela), apresentamos, como a Bíblia indica, as razões da nossa esperança. Vale salientar que somos um grupo de amigos de longa data e temos em comum, diga-se, o fato de sermos todos ex-membros de uma mesma igreja evangélica (Assembléia de Deus do Belém). Hoje, porém, muita coisa mudou, alguns de nós nos desigrejamos, outros continuam crentes mas noutras denominações e outros, ainda, declaram-se como ateus. Outro ponto importante é que, embora estejamos postando nossa conversa agora, dois anos depois, os dois primeiros episódios foram gravados em 2020.