Salve querides ouvintes!
Estamos de volta com um especial de natal, desta vez discutimos o famoso poema drummondiano onde o poeta imagina um Papai Noel não tão convencional e digno de filme da Sessão da Tarde!
Vem com a gente pra esse papo sobre Natal, natais e, claro, poesia!
Olá querides ouvintes! Estamos de volta com um episódio mais que especial sobre a vida e obra de Stella do Patrocínio. Para essa conversa, que perpassou as questões políticas e literárias que envolvem a figura de Stella, contamos com a presença da pesquisadora, mestra e doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp, Anna Carolina Vicentini Zacharias.
Desejamos uma boa escuta a todes!
No episódio especial de hoje, discutimos as múltiplas relações entre poesia e política. Inspirados pela fala da presidenta Dilma Rousseff, na ocasião do seu afastamento definitivo pelo senado, fizemos um papo que passou de Maiakovski a Racionais MC's. Desejamos a todes um boa escuta e um grande abraço!
Olá ouvintes!
No Minuto dessa semana, Júlia lê e discute o poema "Vício na fala", de Oswald de Andrade, um dos poemas que melhor encarna os novos valores que o modernismo de 22 trouxe para a arena da literatura.
Desejamos a todes uma boa escuta e um abraço!
Olá ouvintes do Poemo! No episódio de hoje, discutimos de maneira bastante livre sobre a semana de 22. O episódio foi acompanhado pela leitura de trechos da conferência de Mário de Andrade "O modernismo de 22", proferida em 1942 e posteriormente editada em livro. Desejamos a todes uma boa escuta!
No Minuto de hoje, Franklin lê o poema "Falação", de Oswald de Andrade, presente no seu primeiro livro Pau Brasil (1925). Desejamos a todes uma boa escuta e uma boa semana!
No Minuto desta segunda, Lucas Facó lê o poema "Noturno resumido", do livro "Poemas" (1930), de Murilo Mendes.
Desejamos a todes uma boa escuta e uma boa semana!
Olá ouvintes, o Poemo está quase de volta! Neste pequeno episódio zero, eu explico as mudanças (não muito drásticas) que vão acontecer no Podcast e conto pra vocês o que esperar dos nossos próximos episódios, que nessa temporada terão como tema a semana de arte moderna de 22! Fiquem com a gente que semana que vem já tem mais!
Um grande abraço a todes!
Salve salve, ouvintes do Poemo! Com um pouco de atraso, trazemos para vocês a segunda parte da nossa conversa sobre Gilberto Gil. No episódio de hoje, discutimos mais três de suas músicas: Máquina de Ritmo, Cérebro Eletrônico e Parabolicamará. Curiosamente, todas trazem uma reflexão sobre tecnologia, o que criou um recorte involuntário bastante interessante. Desejamos a todes uma ótima escuta e um excelente ano de 2022. Fiquem ligados e nos acompanhem para mais um ano de Poemo!
Nos episódios deste mês homenageamos o patrono informal do podcast, a voz que está na abertura de todos os nossos programas, Gilberto Gil. A vontade de fazer um episódio sobre Gil era antiga, artista de quem todos nós do programa somos fãs incondicionais, e resolvemos fechar o ano com uma conversa leve e alegre. Como em outras ocasiões, dividimos a conversa em duas partes. Nessa primeira, comentamos um pouco sobre a recente eleição de Gil para a ABL, e em seguida fizemos uma espécie de "reaction" a duas das suas músicas, Indigo Blue e Copo Vazio. Desejamos a todos uma boa escuta e um ótimo fim de ano!
No minuto dessa semana, Júlia faz uma bela leitura do poema "2020", da poeta querida Mariana Paiva. Desejamos a todes uma ótima escuta!
No Poemo Convida desta semana, Raquel Galvão bateu um papo com Urandi Novais sobre os bastidores literários da relação entre Caio Fernando Abreu e Ana Cristina Cesar. O papo girou em torno de informações textuais e extratextuais - encontros, contos, entrevistas e cartas - que demonstram a convivência íntima e intelectual entre os escritores no contexto do "boom literário" da década de 1980 no Brasil.
Urandi Rosa Novais, nosso convidado de hoje, é professor de língua portuguesa do colégio de aplicação da UFS e doutorando em Língua e Cultura no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Publicou o livro "Caio F na rede: escrita autoficcional e as faces de Caio Fernando Abreu no facebook" (Editora da UEFS em 2017), resultado da pesquisa da sua dissertação.
Desejamos a todes uma ótima escuta e um abraço!
No Minuto desta quarta-feira, Franklin lê o poema "Prosa Brasileira", do poeta baiano Elder Oliveira. Não deixem de conferir o blog pessoal do poeta, citado por Franklin ao final do episódio: http://malungosevapores.blogspot.com/
Um abraço a todes e boa escuta!
Olá querides ouvintes do Poemo! É com uma imensa satisfação que trazemos hoje a estreia do quadro de entrevistas do nosso Podcast. Para esse episódio tão importante, convidamos o escritor contemporâneo Antônio Xerxenesky, que lançou recentemente o romance "Uma Tristeza Infinita", dentre outros títulos. A entrevista foi conduzida por Lucas Facó e Pedro Menezes. Desejamos a todes uma boa escuta!
No Minuto desta segunda, Kléber lê um poema sem título da poeta Bruna Mitrano, presente em seu livro "Não" (2016), editado pela Editora Patuá. Desejamos a todes uma boa escuta e boa semana!
Confira a segunda parte do nosso episódio especial sobre o "Poema sujo", de Ferreira Gullar. Agradecemos a todes pela escuta e continuem conosco para as novidades de fim de ano!
No Poemo desta quarta, reunindo novamente a equipe completa do podcast, lemos em duas partes o monumental "Poema sujo", de Ferreira Gullar. Nesse primeiro episódio comentamos o início do poema. Na segunda parte, cada membro trouxe um trecho de sua escolha para discussão. Desejamos a todes uma ótima escuta e um abraço!
No Minuto dessa segunda, Júlia está de volta com a leitura de "O poeta ao espelho, barbeando-se", de José Paulo Paes, poema do livro "Anatomias" (1967). Desejamos a todes uma boa escuta e uma boa semana!
No Minuto desta segunda, Raquel lê o poema "Termo de Ajustamento de Conduta", da poeta Lorena Kalid, presente no livro Voal (2020). Desejamos a todes uma boa semana e boa escuta!
Olá querides ouvintes do Poemo! No Minuto dessa segunda, Franklin lê o belo "Caminho incontornável", do livro de estreia de Jhenifer, "No olho da mata virgem". Desejamos a todes uma boa escuta e boa semana!