
Existem vários barómetros para medir a qualidade de vida de uma cidade ou região. A forma como nos movimentamos nela é um deles e é, possivelmente, um dos fatores que mais influencia a nossa rotina. Ou não fossem de evitar todas as horas que milhares de residentes da Área Metropolitana de Lisboa passam no trânsito diariamente.
Que medidas poderá Lisboa e os municípios que a rodeiam tomar? Como podemos melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes e fazer com que se consigam deslocar mais tranquilamente de um lado para o outro?
São muitas perguntas, possivelmente muitas soluções. E para nos dar algumas das respostas tenho convidámos para o Pod’Entrar José Manuel Viegas, especialista em Mobilidade e Transportes Urbanos e antigo professor catedrático do Instituto Superior Técnico.
Ao longo do seu percurso profissional chefiou o núcleo de investigação em Infraestruturas, Sistemas e Políticas de Transportes, foi Diretor Nacional da Área de Sistemas de Transportes do programa MIT-Portugal entre 2007 e 2012 e foi secretário-geral do International Transport Forum na OCDE, entre outros.