O Podcast do Festival Pedra Dura liga-se neste episódio ao Porto, para falar com Marco da Silva Ferreira. O coreógrafo e bailarino, que tem marcado presença em palcos de Paris a Taiwan, desce a Lagos no domingo, para fechar esta 4.ª Edição com o seu ‘Fantasie Minor’. Um espetáculo apresentado ao ar livre, na Praça do Infante. Uma dança que se faz na rua e que vai buscar à rua algum do seu vocabulário.
Neste episódio do Podcast do Festival Pedra Dura, vamos ao encontro de Bernardo Chatillon. Da Rebelva a Berlim, da Baixa-Chiado a Barril de Alva, são já muitas as geografias que compõem a paisagem emocional do Bernardo. Tantas quantas as experiências que foi acumulando entre a dança, o teatro e a performance. Ao Pedra Dura traz, a Lagos, uma proposta de encontro: a masterclasse “Escola para Mutantes: Práticas de Estudos e Desejos”. Será no dia 8 de novembro, e a participação é gratuita, mediante inscrição. Antes, vamos conhecê-lo melhor, numa conversa com Tiago Mansilha.
A quarta edição do Festival Pedra Dura está quase a chegar aLagos e com ela regressa também o podcast Podemos tratar-nos por tu?. A primeira convidada desta temporada é a pianista Sara Pissarro, que vai atuar, no dia 7 de novembro, no Museu de Lagos. Com ela estarão também os fantasmas de Purcell e Pina Bausch. Isto, porque desafiada pelo Pedra Dura a revisitar a ópera Dido e Eneias, que deu corpo ao já histórico espetáculo Café Müller, da coreógrafa alemã. Motivos não faltam para irmos, então, ao concerto A Cave, a Rat, a Landscape. Mas primeiro, vamos conhecer melhor, Sara Pissarro, numa conversa com Tiago Mansilha.
O Pedra Dura levou 37 atividades a Lagos, no mês de novembro. Mas o festival não se esgotou aí. Até 31 de dezembro, pode ainda visitar, no Centro Cultural de Lagos, a exposição "Cisnografia: A reescrita do Cisne". Como aquecimento para a visita, ou se quiser fazer um mergulho na história da dança nacional, escute o novo episódio do podcast do Festival, onde Tiago Mansilha entrevista Luiz Antunes, autor deste projeto. Juntos, falam sobre a importância de documentar o trabalho das artes performativas, sobre as noites do Bairro Alto e prestam ainda homenagem à bailarina, coreógrafa e professora, Anna Mascolo.
Volmir Cordeiro e Washington Timbó sacudiram a Praça do Infante, na primeira semana do festival, com ‘Rua’. Estreado no Museu do Louvre, o espetáculo prosseguiu, em Lagos, o seu confronto com “Uma história de Guerra, de roubo, de uma reparação irreparável que a história não dá conta de contar.” No podcast do Pedra Dura, os dois artistas conversam com Tiago Mansilha sobre novas possibilidades de estarmos juntos.
Em dia de arranque da 3ª Edição do Pedra Dura, Tiago Mansilha conversa com Matthieu Ehrlacher e Tânia Carvalhor no podcast do Festival. A dupla apresenta o concerto 'Greta Oto', a 15 de novembro, no Armazém Regimental de Lagos. Uma conversa que viaja do encontro com o folclore minhoto às memórias de verões nas praias algarvias, da migração das borboletas da Amazónia à recordação do público dos festivais de dança do Rio de Janeiro, da necessidade ilimitada de expressão à irresistível tendência dos humanos em colocar tudo em caixas.
Na última noite de espetáculos do festival, o Pedra Dura recebe Fábio (Krayze) Januário, com ‘Musseque’. Neste novo episódio do podcast, Tiago Mansilha convida o bailarino e coreógrafo para uma conversa que mergulha no passado recente de Angola e reflete sobre o papel do Kuduro. Quando a dança entrar finalmente nos manuais de história, será que nos começamos a contar de outro modo?
A abrir a segunda temporada do podcast 'Podemos tratar-nos por tu?', Vera Mantero, Henrique Furtado Vieira e João Bento são convocados a falar, antes de dançar. À conversa com Tiago Mansilha, partilham peripécias sobre o processo criativo de __chãocéu|, espetáculo que chega ao Centro Cultural de Lagos, a 14 de novembro de 2024. Como é criar em coletivo? Que preocupações ecológicas transitam para palco? Com o tempo, tornamo-nos mais (ou menos) idealistas? Escuta o episódio e diz-nos o que pensas sobre estas questões nos comentários.
Daniel Matos e Joana Duarte conversaram com Tiago Mansilha no último dia de festival. Hoje, partilhamos esta conversa, no episódio que encerra a primeira temporada do podcast “Podemos tratar-nos por tu?”. Com a emoção ainda ao rubro, os microfones não captaram apenas um balanço sobre o que é pôr de pé um festival. Antes, foi gravada uma reflexão sobre o que está em jogo quando se coloca o coração no que se faz.
No 4º episódio do podcast “Podemos tratar-nos por tu?”, falamos a partir do Centro de Documentação de Dança do Algarve com Luara Raio, artista em foco no festival Pedra Dura. Nesta conversa resgatam-se ancestralidades para, com elas, nos lançarmos numa nova possibilidade de futuro. Luara Raio está aqui para canalizar outros corpos, outros futuros, outros mundos.
No 3º episódio do Podcast do Pedra Dura, voltamos às duplas. Tiago Mansilha conversa com Jonas Lopes e Lander Patrick. Ou melhor, Jonas&Lander. Uma união de dois bailarinos e coreógrafos selada a & comercial. É a partir da Assafora, em Sintra, que vamos falar sobre o trabalho e as ideias que movem os autores de Coin Operated, uma instalação performance para ser vista do Armazém Regimental de Lagos, no Domingo, 12 de novembro de 2023.
No 2º episódio do Podcast “Podemos tratar-nos por tu?”, Tiago Mansilha conversa com Fvbricia. A DJ santomense vai tomar conta da festa de encerramento do Festival, a 18 de novembro, no LAC. A partir de Lisboa, ficamos a conhecer o percurso da enfermeira de 24 anos que, à noite, e através da música, expressa e celebra livremente a sua intersecionalidade enquanto mulher negra queer.
Este é o primeiro episódio do Podcast do Pedra Dura - Festival de Dança do Algarve. À conversa com Tiago Mansilha, estão a atriz e performer Tita Maravilha e a sua companheira de estrada, a Dj, produtora e label manager Cigarra. Juntas, apresentam Trypas Corassao, a 17 de novembro, no LAC. Uma conversa visceral, onde o desejo é político e o humor uma arma.