Junte-se a nós no Retorno do Podcast do Centro de Informática!
Neste episódio entrevistamos 7 diferentes Professores e Pesquisadores em temas diversos como preparação ao REC'n'Play 2025.
Neste episódio, o professor e diretor do CIn, Paulo Borba, recebe Heitor Sammuel Carvalho, ex-aluno e profissional da indústria de TI. Heitor, após uma carreira de sucesso na indústria, se depara com um dilema profissional que o leva a reconsiderar a academia. Juntos, eles exploram as nuances da vida de um pesquisador e as diferenças entre trabalhar na indústria e na academia.
Paulo Borba compartilha experiências valiosas sobre a jornada de um pesquisador, desde a graduação até a contribuição para a sociedade por meio da academia. Heitor, por sua vez, relata sua trajetória na indústria, destacando como a rotina e os desafios profissionais o levaram a repensar seu caminho. A conversa aborda temas como a escolha entre mestrado e doutorado, o impacto da pesquisa acadêmica na indústria e as realidades financeiras de seguir uma carreira em pesquisa.
Este episódio é um guia essencial para quem está considerando uma carreira em pesquisa ou pensando em transitar entre a indústria e a academia. Com insights práticos e conselhos, Paulo e Heitor ajudam a iluminar o caminho para futuros pesquisadores e profissionais da área de TI.
Neste episódio, abordaremos o tema da Computação Quântica: as diferenças em relação à Computação Clássica e os desafios na construção de computadores quânticos. Discutiremos as aplicações práticas em áreas como criptografia, Inteligência Artificial e simulações físico-químicas, discutindo também perspectivas futuras, os principais atores e colaborações no campo. Por fim, trataremos de questões éticas e de segurança, visando assegurar o uso responsável e benéfico dessa tecnologia.
Temos a honra de receber como convidado o professor Adenilton Silva, do Centro de Informática da UFPE, com interesses nas áreas de algoritmos, computação quântica e aprendizado de máquina. Adenilton desenvolveu o primeiro algoritmo de seleção de arquiteturas de redes neurais em computadores quânticos e é um defensor de uma ciência mais inclusiva e acessível. Além disso, contamos com a presença de Israel Araújo, ex-aluno de doutorado do CIn e ex-orientando de Adenilton.
Neste episódio, a conversa é com Paulo Borba, que é professor e pesquisador de Engenharia de Software e diretor do Centro de Informática. Vamos falar sobre as novas ferramentas de inteligência artificial gerativa e seus impactos na programação.
Como ponto de partida, a gente discute o artigo intitulado "The End of Programming" (O Fim da Programação) escrito por Matt Welsh para a Communications of the ACM em janeiro de 2023.
Link para o artigo: https://cacm.acm.org/magazines/2023/1/267976-the-end-of-programming/fulltext
Este episódio foi inspirado por um tweet da desenvolvedora frontend de Porto Alegre, Francielle Dellamora que diz: "vou trancar a faculdade de ciência da computação, tá atrapalhando muito minha carreira como desenvolvedora de software".
Além do nosso host, professor Vinicius Garcia, temos como convidado desse episódio Pedro Neto, natural de Recife, mas criado em Limoeiro, é engenheiro de software senior do iFood, formado em Sistemas de Informação pelo CIn e atual aluno de mestrado em Engenharia de Software na pós-graduação aqui do centro.
Pedro compartilha com a gente a importância da formação que teve e das oportunidades que surgiram do Centro de Informática para a sua carreira.
Neste episódio, vamos discutir quais os impactos positivos e negativos de tecnologias baseadas em blockchain. Vamos falar sobre Web3, smart contracts, dar exemplos de projetos e como anda o desenvolvimento da área.
Além dos professores Filipe Calegario e Vinicius Garcia como hosts, temos os convidados:
Edmilson Rodrigues, CEO da Lovecrypto, mestre em ciência da computação pelo CIn/UFPE, graduado em Administração de empresas pela UFPE e fascinado pela tecnologia do Blockchain.
Carlos Campello é CEO da Prëxis Labs, empresa especialista em desenvolvimento para blockchain. Tem no seu portfólio uma série de projetos voltados a tokens fungíveis e não fungíveis (NFT), bem como DAO e aplicativos de DeFi. É autor do livro "Blockchain Direto ao Ponto", no qual explica pragmaticamente porque essa tecnologia é tão segura, funcional e revolucionária.
Referências e links mencionados no episódio:
impactMarket - Decentralized Poverty Alleviation Protocol
Unveiling Ocelot: The Original Celo Treasury - Governance - Celo Forum
Does Bitcoin Have an Energy Problem? - CoinDesk
How Bitcoin Is More ESG-Friendly Than You’ve Heard
Talent Protocol - Support undiscovered talent
eBooks Kindle: Blockchain Direto ao Ponto, Carlos Henrique Campello
E-mail de Carlos Henrique Campello: carlos@prexis.io
E-mail de Edmilson Rodrigues: edrodrigues@lovecrypto.net
Convite para o grupos de estudos BLOCO: https://discord.gg/HMxkHvCVZU
Esta é a segunda parte da conversa sobre os impactos e as questões éticas relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.
Nesse episódio, são discutidasregulações que podem ajudar a lidar com problemas éticos. E também nossos convidados falam sobre os grupos de pesquisa e estudos que orientam na área.
Além do nosso host, professor Vinicius Garcia, temos os convidados:
Amalia Câmara, professora no Curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) e cofundadora da Liga Pernambucana de Direito Digital.
Geber Ramalho, professor do CIn, conselheiro do Cesar, organizador da disciplina de Ética e Inteligência Artificial da Pós-graduação do CIn.
No episódio de hoje, vamos discutir sobre o estado atual dos impactos da inteligência artificial na sociedade e as questões éticas relacionadas ao desenvolvimento e ao uso de tais tecnologias.
O professor Vinicius Garcia, coordenador de Extensão e Cultura do CIn discute o tema com:
Amalia Câmara, professora no Curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) e cofundadora da Liga Pernambucana de Direito Digital.
Geber Ramalho, professor do CIn, conselheiro do Cesar, organizador da disciplina de Ética e Inteligência Artificial da Pós-graduação do CIn, além de pesquisador e orientador de trabalhos nessa área.
A conversa foi muita boa e rendeu dois episódios. Então, fiquem ligados no lançamento do próximo episódio também.
Este é o último episódo da série sobre o mercado de trabalho em TI e nele, a professora Carla Silva e o professor Giordano Cabral tecem as últimas reflexões sobre a formação de novos profissionais para a área, trazendo a importância de ambientes como o Centro de Informática.
Professora Carla é a atual coordenadora de ensino do CIn e Giordano, além de professor do CIn, é presidente do conselho do CESAR e coordenador da Residência de Software do Porto Digital.
Para quem ainda não escutou os episódios anteriores, eu recomendo fortemente. Foram muitas reflexões legais sobre a concorrência de mão de obra em TI, a cultura empresarial e outros tópicos muito interessantes.
Então, vamos à última parte da nossa conversa. Espero que vocês gostem.
Neste episódio, que é a segunda parte da conversa sobre o mercado de trabalho em TI, a gente discute sobre cultura empresarial e o importante papel do Centro de Informática na formação profissional de qualidade para essa área tão aquecida.
Hoje, o tema é o aquecido mercado de TI, as preocupações com a escassez da mão de obra e a qualidade da formação profissional. Além disso, também discutimos o impacto do trabalho remoto na concorrência por mão de obra entre empresas nacionais e internacionais.
O professor Vinicius Garcia, coordenador de Extensão e Cultura do CIn, conversa hoje com nossos ilustres convidados que são:
- Giordano Cabral, professor do Centro de Informática, presidente do conselho do CESAR e coordenador da Residência de Software do Porto Digital.
- Carla Silva, professora do CIn e nossa atual coordenadora de Ensino
- Marcela Valença, Superintendente do Eixo de Pessoas do Porto Digital e doutoranda em Engenharia de Software pela Cesar School
- Ivan Patriota que trabalha no Google liderando parcerias de produtos geográficos na América Latina, mas também já trabalhou na Accenture e no CESAR aqui em Recife.
Os convidados se empolgaram tanto com a conversa, o debate foi tão rico que a gente resolveu dividir a discussão em mais de um episódio. Essa aqui é nossa primeira parte.
Episódio-piloto do podcast organizado pela Coordenação de Extensão do Centro de Informática (CIn). A ideia é que esse podcast seja mais um canal de diálogo entre o CIn e o mundo fora da universidade. Neste episódio experimental, o professor e Coordenador de Extensão do CIn, Vinícius Garcia, participa de uma conversa com as organizadoras e os organizadores de três podcasts produzidos por alunas, alunos ou ex-alunos do Centro de Informática: Somos Cintia, HIDEV e Fronteiras da Engenharia de Software.