
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou em Brasília, do 18º Congresso Internacional da ALASA — a Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário.
Com o tema “Protegendo o Futuro do Agro, Assegurando o Amanhã”, o evento reuniu representantes de mais de 26 países, incluindo autoridades governamentais, seguradoras, resseguradoras, instituições financeiras, agricultores e especialistas internacionais. O objetivo: debater soluções para ampliar a segurança no campo e fortalecer a sustentabilidade do setor agropecuário.
Durante sua participação, o ministro Fávaro destacou que um dos grandes desafios do seguro rural é garantir aos produtores a tranquilidade necessária para produzir com segurança.
Fávaro também ressaltou o empenho do governo federal em fomentar o seguro rural, tornando-o mais acessível e atrativo para os produtores brasileiros. Ele aproveitou ainda para elogiar o papel da ALASA no desenvolvimento do setor.
Outro ponto importante mencionado pelo ministro foi o impacto das mudanças climáticas na produção agropecuária. Mesmo com perdas no volume exportado de alguns produtos, o Brasil conseguiu aumentar suas exportações graças à diversificação da pauta agropecuária.
O Congresso Internacional da ALASA é considerado um dos principais fóruns da América Latina para o avanço do seguro rural. A iniciativa busca promover o desenvolvimento do seguro rural como ferramenta essencial para a proteção dos produtores contra riscos diversos, como mudanças climáticas, e fomentar a sustentabilidade e a resiliência no campo.